sábado, maio 26, 2007

Porto

O Porto ganhou mais um campeonato com estas estatísticas individuais. Com uma primeira volta brilhante, como uma formiga amealhou pontos para esbanjar quase como uma cigarra na segunda volta. No último jogo, com o Estádio cheio e o apoio do público garantiu in extremis o seu 22º Campeonato. Efectivamente foi a equipa que teve um nível exibicional mais regular e melhor durante toda a época. Se ultimamente o Sporting dá cartas, o Porto na primeira volta e em parte da segunda teve boas prestações. O Sporting venceu muitos jogos de forma opaca na primeira volta.

De realçar elementos como Lucho, Lisandro, Quaresma, Pepe, Helton, Meireles, Anderson e o estreante Bruno Alves. Os argentinos passearam a classe do futebol das Pampas, Quaresma a classe do futebol de Alcochete. Helton demonstrou o porquê da chamada ao escrete e o seu compatriota Anderson destilou litro de técnica até a um grego encarnado o mandar para o estaleiro. Meireles e Bruno Alves mostram que no Olival também há alguma formação de qualidade. Pepe foi o comandante das manobras defensivas.

Parabéns a Pinto da Costa por ter substituído Co Adrianse. Este não tinha funções de Manager, só de treinador. Como não tinha o ponta de lança que queria foi-se embora. Não me parece que Hesselink fosse alterar substancialmennete a carreira europeia do Porto. A nível interno não fez falta rigorosamente nenhuma. Jesualdo Ferreira foi suficiente para "as encomendas".

A nível europeu já disse o que tinha a dizer aqui e aqui.

Quanto à Taça digo que houve Taça com o Atlético mas também alguma displiscência depois da pausa de Inverno. Displiscência essa que momentaneamente se estendeu à Liga.

As arbitragens a nível geral não deram muito nas vistas como é de esperar desta classe profissional. O prejuízo verde e branco de três pontos com o Paços de Ferreira no início do campeonato pode ter ou não dado o campeonato ao Porto.

Época positiva no conjunto global coroada com um campeonato já que a saída da Liga dos Campeões não tira brilho aos pontos positivos anetriormente referidos.