terça-feira, maio 15, 2007

A Nova Época

Vou focalizar este texto agora no que vai ser a próxima época com duas Taças e o Campeonato. Digo desde já que sou apoiante da Taça da Liga. Mesmo que não dê acesso directo à Taça UEFA é uma competição que pode ser ganha por outros clubes que não os três grandes. Desde Agosto até Março e jogando-se maioritariamente a meio da semana talvez esta prova não seja prioritária para os três grandes que investem mais esforços neste período de tempo nas competições europeias. A Taça da Liga é ainda uma competição que serve para "encher" a época, nomeadamente daqueles que advogam que a época natalícia ficou despovoada de jogos.

Quanto ao Campeonato digo que a versão mais curta evita mais quatro jogos enfadonhos com equipas de baixo nível. Mas podia ser melhorado pois ao descerem duas equipas não há competitividade no fundo da tabela. Na 2ª Liga temos o inverso - ao subirem só dois há um grande poço até à zona de despromoção. Duas possibilidades de solução: 1. - Passam a descer e subir três clubes; 2 - Cria-se uma competição entre o 13º, 14º da 1ª Liga e o 3º e o 4º da 2ª Liga. Esta segunda hipótese é sem dúvida mais penosa. Para aligeirá-la devia ser feita no formato taça a duas mãos.

Quanto à Taça de Portugal digo que foi benéfico ser feita ao fim de semana para merecer a atenção necessária. Seguramente que os valores médios de espectadores subiram de uma época para a outra.

P. S. - Quem diria que o campeonato seria decidido na 30ª e última jornada. Depois de o Sporting ter estado em 3º lugar a 9 pontos do 1º FC Porto. Quem também diria que os três estariam separados por dois pontos. O Sporting tem o adversário teoricamente mais difícil - o Belenenses 4º classificado e finalista da Taça de Portugal. Duas vitórias dar-nos-ão (pelo menos) o 2º lugar e a 14ª Taça de Portugal. Deixem-nos Sonhar como disse José Torres em Outubro de 1986.