quarta-feira, dezembro 27, 2006

Época Europeia Portuguesa (1ª Metade)

Hoje vou escrever sobre o assunto acima referido. Vou cingir a minha análise aos três grandes e ao Braga.

FC Porto

Teve uma entrada discreta e com poucas probabilidades de se qualificar quando tinha terminado a 2ª Jornada. No entanto tinha enfrentado os opositores mais fortes – Arsenal e CSKA Moscovo. Na dupla jornada seguinte ganhou 6 pontos ao mais fraco – Hamburgo. Na 5ª Jornada ganhou muito inteligentemente 3 pontos em Moscovo. Faltava-lhe um ponto na última jornada contra o Arsenal. E foi isso que conseguiu. O factor crítico de sucesso foi a vitória em Moscovo. A surpresa ao marcar as dois minutos baralhou por completo a estratégia que Gasev inha delineado para o jogo. A partir daí foi gerir os acontecimentos.

Benfica

Como eu esperava o Benfica foi para a Taça UEFA. Para mim a eliminação do Manchester United no ano passado na fase de grupos foi um erro pontual. Também para mim o Celtic tem uma equipa melhor que a dos encarnados e com mais traquejo europeu. Já o Copenhaga foi a equipa mais fraquinha mas não tanto como se esperava. O factor crítico de sucesso do Benfica foi a capacidade de se transcender nas noites europeias, tão característica deste clube no passado. No entanto, actualmente, o ponto de partida não permite transcendências tão elevadas como no passado.

Sporting

Entrada de Leão, Saída de Sendeiro. O provérbio diz à risca o que se passou com o nosso Sporting. Com quatro pontos no fim dos dois primeiros jogos já havia pessoas que pensavam nos oitavos de final da Champions League. Eu não previa tanto mas também não esperava descalabro tão grande. Quem se bate de igual para igual com Inter de Milão e Bayern de Munique cai aos pés de uma fraca equipa russa quando o empate era suficente. Sem sucesso não há factor crítico... Decepcionante e abaixo das expectativas.

Braga

Os minhotos estiveram bem não sofrendo com a mudança do treinador. Notou-se aqui o trabalho de Jesualdo Ferreira, os automaismos e a experiência de vários jogadores. O sorteio que proporcionou as duas vitórias em casa e estas foram determinantes na passagem à fase seguinte. Factor crítico de sucesso – Trabalho continuado de Jesualdo e dos seus seguidores e pupilos derão este resultado e a boa prestação caseira. Não houve quebras.