quinta-feira, dezembro 14, 2006

SETE a UM

Faz hoje 20 anos que o Sporting ganhou um jogo que não lhe traria nenhum título. Efectivamente nesse ano o Sport Lisboa e Benfica ganhou a sua última dobradinha. Ao Sporting restou de consolo esta vitória contra um dos clubes que mais se agiganta frente aos verdes e brancos. Tanto se agigantou nesse dia que sofreu sete golos. Outros jogos houve em que nós ganhámos por muitos, outros perdemos por muitos. Aqui ficam os vídeos dos golos.

14 de Dezembro de 1986
Estádio José de Alvalade em Lisboa
Árbitro: Vítor Correia (Lisboa)

Sporting: Damas; Gabriel, Venâncio, Virgílio e Fernando Mendes (Duílio); Oceano, Litos (Silvinho), Zinho e Mário Jorge; Meade e Manuel Fernandes.

Benfica: Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu (Nunes), Carlos Manuel, Chiquinho Carlos e Diamantino; Wando e Rui Águas.

GOLOS

1-0 aos 15’ por Mário Jorge
2-0 aos 50’ por Manuel Fernandes
2-1 aos 59’ por Wando
3-1 aos 65’ por Meade
4-1 aos 68’ por Mário Jorge
5-1 aos 71’ por Manuel Fernandes
6-1 aos 82’ por Manuel Fernandes
7-1 aos 86’ por Manuel Fernandes

Os 7 golos.


Na minha memória outro ficou em que ganhámos aos encarnados por 3-1. Em 81/82 ano do início da travessia do deserto Manuel Fernandes cometeu a proeza de irritar Manuel Galrinho Bento ao fazê-lo sair da área e tentar passar por ele. Ao que este respondeu com uma falta, agressão e correspondente expulsão. Se a eficácia tivesse sido tanta como a de 5 anos depois o Sporting teria goleado o Benfica. Mas fomos Campeões.