segunda-feira, dezembro 04, 2006

Seis Notas à 12ª jornada...

1. Iam decorridos, apenas, 2 minutos de jogo e o SLB já ganhava por um a zero. Golo demasiado cedo (prematuramente) que a equipa anfitriã não contava sofrer e do qual não mais conseguiu recuperar-se. Este é, em minha opinião, o momento do jogo.

2. O treinador da equipa verde - Paulo Bento - provavelmente, terá preparado a equipa para o derby da capital (1/12/06) ensaiando as mais diversas e inúmeras hipóteses. Quase aposto que não ensaiou a hipótese de se encontrar a perder aos 2 minutos do jogo.

3. Já o treinador da equipa encarnada - Fernando Santos – também nunca deve ter pensado ser possível estar a ganhar aos dois minutos do jogo, por isso agradeceu a dádiva e limitou-se a mandar recuar a equipa ainda um pouco mais e esperar pelo desenvolvimento dos acontecimentos. Aí, reconheça-se, acertou em cheio e o talento de Simão fez o resto.

4. O FCP no dia seguinte foi o justo vencedor do outro derby realizado na cidade “Invicta”. O Boavista foi impotente para contrariar o jogo de uma equipa bem coordenada e personalizada em tono de um treinador competente – Jesualdo Ferreira. O Porto ganhou em duas frentes e consolidou o primeiro lugar com uma vantagem de 5 pontos sobre o segundo (SCP).

5. O Braga, a equipa da cidade dos arcebispos, ganhou bem aos estudantes de Coimbra e sem qualquer margem de contestação (4-2).
O jovem João Pinto foi eleito o melhor jogador em campo, tendo sido considerada decisiva a sua participação nos quatro golos obtidos pela sua equipa.
O Braga já não pode ser classificado apenas como uma esperança, no panorama das equipas nacionais, mas sim uma saudável afirmação. O seu terceiro lugar na classificação demonstra e justifica isso.
Curiosamente este Braga foi pensado, estruturado e preparado, no seu devido tempo, por Jesualdo Ferreira.

6. Presentemente e à laia de conclusão e ainda no rescaldo da 12ª jornada, sublinho, o facto de que todas as equipas com possibilidades de ganhar a bwin LIGA dependem, naturalmente, dos seus resultados e dos resultados do FCP.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)