sexta-feira, maio 12, 2006

VENCEDORES E VENCIDOS

Os vencedores da 1ª edição da Liga Betandwin foram indiscutivelmente e em primeiro lugar o FCP e o seu presidente – Jorge Nuno Pinto da Costa, e em segundo lugar o SCP e também o seu presidente - Filipe Soares Franco. Ao invés houve derrotados e eles foram o SLB e naturalmente o seu presidente – Filipe Vieira - e certa Comunicação Social Desportiva.
De forma sucinta passamos a desenvolver este raciocínio:

a) O FCP e Pinto da Costa – vencedores - porque apostaram na continuidade do projecto (o mesmo modelo), embora com alterações profundas nos protagonistas, a começar na equipa técnica e a acabar numa equipa de novos jogadores. Uma grande equipa que, certamente, irá dar cartas na Liga de Campeões da próxima época. Pinto da Costa para além de consolidar o seu modelo no interior do FCP, saboreou também uma grande vitória pessoal ao ficar totalmente desvinculado do chamado processo “Apito Dourado”. Além disso é visível a sua vontade em alterar os corpos dirigentes na Liga Profissional de Clubes. Não parece querer pôr em causa o sistema instituído, ao invés daquilo que temos vindo aqui a defender, parece-nos claro que pretende manter as coisas como estão, simplesmente com novos protagonistas. Neste aspecto Pinto da Costa não arrisca, não é redutor, ele lá sabe porquê!

b) Outro vencedor indiscutível foi o Sporting e Soares Franco, este acabou por ganhar em todas as frentes. Interna, porque afastou os opositores após o acto eleitoral que acabou por vencer contundentemente, consolidando esta vitória com a conquista do 2º lugar na Liga que lhe dá de imediato entrada na liga milionária. Externa, porque acabou por tranquilizar os seus principais credores.
O projecto Franco, a curto prazo, não é de rotura imediata, a médio e longo prazo será certamente - até porque o Sporting, sobretudo ao nível do projecto empresarial, não terá, em minha opinião, outro caminho a seguir que não seja o da modernização das estruturas reguladoras do desporto e do futebol em Portugal, tornando-as mais eficientes, isentas e transparentes.

c) O SLB e Filipe Vieira foram indiscutivelmente os grandes derrotados desta época ao não terem conseguido atingir os seus principais objectivos: em primeiro lugar, a revalidação do título de campeões nacionais, tendo neste objectivo sido ultrapassados pelo FCP de forma concludente; em segundo lugar não conseguiram o acesso directo à Liga milionária, o que os obriga a disputar a última eliminatória de acesso e assim antecipar o início de época com todos os inconvenientes que isso representa, tanto mais porque tem três mundialistas convocados; em terceiro lugar o terem sido eliminados, em casa e prematuramente da Taça de Portugal pelo V. Guimarães; em quarto lugar o não terem conseguido estabilizar e desenvolver qualitativamente o balneário – este encontra-se hoje bastante dividido – e a equipa técnica – Koeman foi uma aposta claramente falhada; em quinto lugar o terem falhado objectivamente com o projecto para a angariação de novos sócios. Ficaram muito longe dos números previamente estabelecidos.
De positivo a campanha na Liga Milionária – rica desportivamente e sobretudo financeiramente – mas insuficiente para colmatar os insucessos ocorridos e muito menos para projectar o clube a nível internacional como se almejava.

d) Por último, certa Comunicação Social Desportiva sai também claramente derrotada pela forma pouco clara e muitas vezes ligeira como abordou e tratou, ou melhor, nem abordou nem tratou certos assuntos fundamentais ao futebol

Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)