segunda-feira, maio 15, 2006

A Época V - Braga, Boavista e Nacional

Estes três clubes lutaram por dois lugares europeus que davam acesso à Taça UEFA.
O primeiro, o Braga, já tinha a sua estrutura montada à três épocas e por isso mostrou porque ficou em 4º lugar. Tem bons jogadores e uma equipa que se entreajuda. O público retribui com boas assistências as exibições dos arsenalistas. João Tomás é o estandarte dos jogadores bracarenses e o resultado do trabalho de todos os sectores bracarenses. Jesualdo demonstrou mais uma vez as suas qualidades. Segundo ouvi dizer sai porque um empresário queria lá meter um treinador seu. Mas também vai para um bom clube.
O segundo, o Boavista não chegou à Europa. O bom treinador Carlos Brito era novo no clube e houve outras entradas a nível de jogadores. Defesas que sairam para o Benfica. Mas a equipa também jogava bem mas alguns elementos seriam mais fracos. Pela positiva destaco:
  • João Pinto, muito bem aproveitado, fez boa exibições ao comandar os ataques axadrezados;
  • Manuel José, jogador trabalhador;
  • e também José Manuel ex-trabalhador da construção civil, qual servente esforçado e cumpridor da equipa da Avenida.

Fico com pena que Carlos Brito não continue o seu trabalho pois parece-me ser um bom profissional mas a equipa também fica bem entregue.

O último, o Nacional, falhou, no meu entender os seus objectivos. Talvez no entender do seu pretencioso presidente falhasse rotundamente. A distância para o SCP foi abismal. Tricas à parte o mérito fica com Manuel Machado, que pelo segundo ano consecutivo coloca uma equipa na Europa. Manuel Machado que às vezes parece ser truculento, mas que demonstra o seu trabalho com os resultados que se vêm. Este 5º lugar é muito bom para esta equipa. Sim porque os únicos nomes que me vêm à cabeça dos jogadores alvi-negros são o do seu Guarda Redes Hilário e do defesa Miguelito que já mostrou cartel em Vila do Conde. Além do mais tem as infra-estruturas que tem e o número de apoiantes que se sabe.