quinta-feira, maio 18, 2006

Liga dos Campeões - A Final

O Barcelona venceu a final por 2-1 ao Arsenal com golos de Eto'o Beletti e Campbell. Foi a equipa que mais atacou. Larsson foi o joker que entrou na 2ª parte e fez as duas assistências, coisa que Ronaldinho, extremamente policiado não conseguiu fazer. O bloco catalão mostrou porque motivo é considerada a melhor equipa da actualidade.
os arsenalistas londrinos viram-se prematuramente reduzidos a 10 unidades com a expulsão de Lehman, o guarda redes. Reforçaram a partir daí a sua defesa e num lance de bola parada inauguraram o marcador na 1ª parte. Na primeira meia hora da 2ª parte tiveram pelo menos uma oportunidade de fazer o 2-0 num dos vários contra ataques dos pupilos de Arsene Wenger. Sofreram o empate a 15 minutos do fim e 6 minutos depois a chuva e o azar traduziram-se na reviravolta do marcador.
Uma palavra especial para dois vencidos que acaba por ser uma palavra especial para todos os arsenalistas da última década - Wenger e Henry.
Wenger merecia um título europeu pelo contributo que a sua equipa deu ao futebol europeu na última década sob o seu comando. É um bom treinador que montou uma equipa que alcançou vários títulos internos e praticou um futebol de alto calibre. Teve e tem vários bons executantes que lhe permitiram chegar sempre longe na Europa e lutar pela vitória a nível interno.
Henry talvez seja o mais fino ponta de lança da actualidade. Jogador veloz, tecnicamente sobredotado e inteligente, mostra também a sua versatilidade ao marcar livres tal como ontem fez na assistência para o golo da sua equipa. Ele tal como o seu treinador e colegas seus - Pires, Touré, Campbell, Lehman, Ljungberg e muitos mais mereciam um título europeu. Mas às vezes não acontece ser assim.
Faz hoje um ano também os verdes e brancos, a melhor equipa da Taça UEFA foram derrotados por russos frios e matreiros e pelo seu próprio treinador... Ele não merecia, mas mereciam os seus jogadores e nós os adeptos de um clube que foi convidado para inaugurar a Taça dos Campeões Europeus e desde então só numa época não logrou a classificação para as competições europeias.