domingo, maio 14, 2006

A Época II - O Benfica

O Benfica ficou contente com a sua carreira europeia e com as vitórias sobre dois clubes ingleses. Assim se poderia resumir a época benfiquista. Obviamente que foi mais do que isso, com aspectos positivos e negativos.
  1. Europa - Num grupo de equipas que se viriam depois a revelar mais fracas do que inicialmente pareciam o Benfica esteve bem em maximizar os seus recursos nomeadamente os defensivos. Exemplo? Quatros centrais, dois laterais e dois trincos garantiram um precioso ponto em Lille. Além disso a postura defensiva perante outros adversários tal como Manchester United, Liverpool ou Barcelona renderam os seus trunfos. Só que o melhor jogador do mundo e um tal de Anderson Luís de Sousa e seus companheiros foram suficientes para levar de vencida uma equipa com pouca criatividade e técnica atacante.
  2. Campeonato - Equipa pouco regular, que matou o borrego das Antas e pouco mais fez de relevante. Aqui também houve muita troca de jogadores pouco claras e explicáveis bem como a gestão do plantel ex-ante e ex-post semana europeia.
  3. Taça - Injustamente afastado pois no jogo em que é eliminado foi nitidamente prejudicado pela arbitragem. Mas noutros jogos foi beneficiado, há que dizê-lo com clareza. Talvez pudesse ir mais longe. Mas seria capaz de ganhar aos grandes? Duvido.
  4. Jogadores - Parece que a escassez da época transacta (conjugada com outros factores) foi mais produtiva. O ano passado jogaram melhor. Também não havia lá ninguem que ganhasse 180 mil euros para ver jogar e dois jogadores contrariados. Um deles ainda bem que não é do meu clube, pois mercenários como é ainda há de dizer que é do FC Porto desde pequenino... Pela positiva a defesa. Dois bons centrais, dois bons laterais. Obviamente que se o meio campo e o(s) guarda redes não ajudam não há nada a fazer.
  5. Treinador - Muitas das vezes era vítima do seu próprio veneno. Mais valia estar calado quando parecia querer mostrar um benfiquismo de longa data. Tecnicamente digo que pouco mais fez do que sefender bem dos adversários europeus.
  6. Dirigentes - O post Vencedores e Vencidos do Pedro Vieira diz tudo!