domingo, maio 14, 2006

A Época I - O Sporting

Nalguns posts e nalguns textos vou fazer a análise à época futebolística portuguesa. Este primeiro tpost versa sobre o Sporting.

Teve uma época inicialmente conturbada, tempos em que se deitou a perder uma possível boa carreira na Taça UEFA, dado que os contendores não eram clubes por aí fora. Também sabemos que há sorteios. Há sim senhor. Mas quando terminou a faze de grupos restavam poucos nomes sonantes. O que não tira o mérito aos clubes finalistas.
  1. Europa - Se bem que a Udinese é um clube italiano, com vários jogadores italianos, com o que isso tudo representa a nível defensivo e de contra-ataque, o Sporting foi mal eliminado pelos comandados por Serse Cosmi. Já era patente desmotivação dos jogadores, falta de ânimo e de coordenação entre sectores. A eliminação com o Halmstads só veio mostrar isto, num segundo jogo em que o Sporting é vergonhosamente derrotado em casa, com jogadores a gerirem esforço sem a eliminatória estar garantida. Sempre ficaram bilheteiras e algumas receitas de televisão por encaixar...
  2. Campeonato - Depois de três vitórias por 2-1 em que o então treinador ficava feliz com o resultado, foi o descalabro. Espaços e linhas de passe nem vê-los. Correr? O que é isso? E assim se perdeu em Paços de Ferreira e com a Académica. Com Paulo Bento ao leme mudou a atitude, a disciplina, a motivação, também a preparação física. As primas donas ou sairam ou mudaram a atitude. E ainda bem que uma prima dona foi comprovar o seu estatuto no futebol europeu, conseguindo um lugar de suplente em terras gaulesas. Graças a Deus acabou o "Falhas tu ou falho eu". Já outra prima dona, com um salário proporcionalmente mais justo, retomou o seu lugar de um entre onze executantes em campo. A disciplina táctica mudou. Ao princípio jogava-se feio mas eficaz. Ao fim já se via alguma mas pouca beleza. O 2º lugar é justissímo para uma equipa que não jogou um futebol tão belo nem tão tecnicista como os campeões nacionais. De realçar a grande eficácia defensiva que foi reforçada em Janeiro com dois laterais de boa qualidade. O meio campo também merece o seu destaque pois a juventude de Moutinho e Nani já tem muita técnica. No caso do primeiro muita maturidade também. Noutro post se fará a análise indivudal dos leões.
  3. Taça - Fomos até às meias finais onde encontrámos um clube que cometeu uma grande penalidade não assinalada mas também nos podemos queixar de não ter segurado a vantagem quando estávamos a ganhar. Boa participação. Tenho pena de hoje não ver o Sporting na final da Taça. Outras épocas virão.
  4. Concluindo digo que gostei dos verdes e brancos depois de terem entrado nos eixos. Paulo Bento teve mérito e surpreendeu-me pela positiva. Espero que continue assim agora que temos a Liga dos Campeões pela frente. Espero também que o Sporting se reforce para fazer uma figura meritória na prova rainha da Europa.