sexta-feira, maio 19, 2006

Os Selecionados

Mais uma vez Scolari voltou a ser polémico nas escolhas que fez. Se nos jogos amigáveis pré Euro 2004 se podia dar ao luxo de variar e escolher quem bem queria na Qualificação para a Alemanha 2006 já teve o seu grupo com umas variações aqui ou ali. Em 2004 levou a sua equipa tipica que incluia poucos jogadores do FC Porto. No entanto era seus suplentes. E que jeito deram depois do jogo inaugural.
Agora a situação é diferente. Tem de antemão um Europeu de sub-21 onde se incluem vários jogadores que não convocou. É de facto uma condicionante. Mas se desnatássemos os sub-21 conseguiríamos aí boas exibições? E os AA precisam mesmo dos elementos que não vão?
Detalhando um pouco digo que tenho pena de não ver Quaresma na Alemanha. Seria titular. Tonel seria um suplmente rodado e um bom jogador de cabeça. Ricardo Costa foi suplente no Porto. Moutinho tem mais jogos esta época que Hugo Viana e tem mais capacidade de liderança. Mas há outros jogadores com estas capacidades no Clube Portugal. Hugo Almeida é mais possante que Nuno Gomes ou Hélder Postiga. Mas talvez seja menos capaz de criar uma rapidíssima situação de desequilíbrio.
Scolari previlegiou o grupo já formado - Costinha e Maniche pouco ou nada jogaram, em que entram elementos já têm uma boa e recente rodagem nas camadas jovens - Ricardo Costa. Temos assim um conhecimento já extenso dos seus elementos. Também chama suplentes que aqui manterão a sua situação - Quim e Ricardo Costa - e outros passarão muito provavelmente a titulares - Maniche e Costinha, eventualmente Viana.
Felipão não previlegiou a velocidade de Quaresma e Hugo Almeida e as boas épocas de Tonel, Moutinho e Quaresma. Espero que as escolhas feitas nos levem a dar tudo e honrar o estandarte nacional.
Não tenho grandes espectativas em relação a este evento. Jogo a jogo se verá o que acontece. Porquê? Porque o nosso grupo tem um México de boa qualidade e um Irão tecnicamente dotado. Se passarmos, tal como espero, teremos pela frente muito provavelmente uma Argentina ou uma Holanda. E aqui entra sempre, quer queiramos quer não o factor sorte. Tal como disse outro dia Mourinho em 2004 teve sorte ao marcar no último minuto em Manchester e em 2005 e 2006 não concretizou oportunidades que lhe permitiriam ir mais longe... Tenhamos Fé e os pés assentes na Terra!