quarta-feira, março 22, 2006

RESCALDO DA JORNADA 27ª

1. Sem qualquer intenção xenófoba gostaria aqui de salientar o facto de os quatros primeiros iniciaram os seus jogos com o seguinte número de jogadores portugueses:

- FCP – com 5 jogadores;
- SCP – com 8 jogadores;
- SLB – com 4 jogadores;
- S. Braga c/ 6 jogadores.

1.1 – O Porto ganhou e bem – de forma indiscutível. Aliás, a equipa está mais tranquila, jornada a jornada, o treinador Co Adriaanse tem vindo a consolidar, significativamente. o seu modelo de jogo e quando assim acontece, acaba-se por reforçar os níveis de auto estima e confiança dos jogadores e da equipa técnica. Vamos a ver como é que a equipa vai reagir amanhã quando defrontar um adversário, teoricamente, mais difícil e da sua ilharga, que é o caso do Sporting – será, este, um teste importante para o treinador Adriaanse. Salientamos ainda: a qualidade evidenciada pelo miúdo Andersen (17 anos); a confirmação, como reforço de inverno, do avançado Adriano; a subida de forma e qualidade de jogo, finalmente, emprestada à equipa por Mc Carthy. Finalmente e no que diz respeito ao Porto, para dizer que é a equipa menos batida no campeonato (14 golos em 27 jornadas), meio golo por jornada – para quem dizia ser este o pior sector da equipa, esta estatística é simplesmente demolidora, sendo a par do Sporting a equipa que mais golos marcou (43). É portanto, nas circunstâncias actuais, o FCP um justo líder.
1.2 – O Sporting, mais uma vez, fez pela vida e foi um justo vencedor. É hoje a equipa, eu não diria sensação, atendendo aos pergaminhos do Clube e eles são sempre VENCER, mas e atendendo aos factos recentes de ter mudado de equipa técnica, de Direcção e sobretudo, dos problemas que a tem envolvido, eu diria que é, pelos resultados até agora obtidos, um exemplo, no mínimo, que poderemos considerar dignificante para a alta competição desportiva praticada em Portugal. Actualmente, somos uma equipa mais equilibrada, que se reforçou muito bem em Janeiro e que possui, conforme as circunstâncias, de várias soluções ao longo do jogo.
1.3 O Benfica, aos solavancos, lá conseguiu marcar, fora de horas e quando já ninguém acreditava. Acreditou e bem Mantorras. Desta vez Koeman teve que “engolir” o Angolano, sendo, esta época, a segunda vez que este “facturou”numa altura crucial. De resto vimos uma equipa intranquila, a começar pelo seu treinador e por alguns jogadores da equipa.
1.4 O Braga mais uma vez justificou a posição que ocupa (a 2 pontos do Benfica), e a vaticinar um grande espectáculo para o próximo domingo no Estádio da Luz.

2. A Assembleia Geral do Sporting realizada na sexta feira passada no Pavilhão Atlântico em Lisboa, evento convocado para discutir e aprovar a proposta da direcção do clube e referente à alienação de património não desportivo, teve como resultado o chumbo final da mesma e a demissão dos Órgãos Sociais do Clube. Embora a votação tenha sido maioritariamente favorável à proposta apresentada (64,54%), não foi suficiente para serem alcançados os 2/3 necessários – faltaram cerca de 2% dos votos:

Votaram 3.391 sócios que representaram 20.694 votos:

· Votos a favor 12.991 (64,54%);
· Votos contra 7.140 (35,46%);
· Abstenção 556.

Funcionou a Minoria do Bloqueio e bem – há que respeitar as Minorias. Os estatutos existem também, e neste caso funcionaram, para salvaguardar os superiores interesses das instituições.

Todavia há que analisar e reflectir sobre um outro lado da questão. Isto é, a Representatividade, efectiva, dos Associados. O SCP tem presentemente cerca de 40.000 associados, uma parte, com significado, a viver fora de Lisboa.

Uma questão desde logo se coloca, será que os 3.391 sócios ali presentes representam o universo dos sócios ? Claro que não, independentemente da legitimidade e legalidade da votação e das suas consequências.

Esta pequena reflexão, de imediato, levanta a questão da garantia da efectiva Representatividade dos sócios no próximo acto com vista à eleição dos Órgãos Sociais do Clube. Neste acto eleitoral, como em todos, será essencial e desejável e portanto de importância acrescida, que haja sempre uma participação massiva dos sócios do Clube.

Para garantir este desiderato, e nas circunstâncias actuais, será necessário que os sócios do SCP num dia determinado e durante determinadas horas, se desloquem ao Alvalade - 21 e fisicamente votem.

No mesmo dia, curiosamente, à mesma hora e no mesmo pavilhão em que decorreu a já citada Assembleia Geral do Sporting, embora em sala diferente, decorria o Congresso do PSD – não sei se extraordinário – onde a ordem de trabalhos era a discussão e aprovação de diversas propostas de alterações do estatuto do partido. Uma das propostas de alteração, que veio a ser aprovada, era a de a eleição directa do Presidente do Partido através de voto enviado pelo correio pelos militantes capacitados para o efeito.
Um bom exemplo a seguir que, porventura, associado às novas tecnologias de comunicação (Internet), muito poderá contribuir para uma maior dignificação, transparência e representatividade dos Órgãos Sociais do SCP.



Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)