quinta-feira, dezembro 29, 2005

Lisboa - Dakar - As fotos do Alvaláxia - 2ª Edição


Image hosted by Photobucket.com

Aqui está o interior dos camiões. Este primeiro tem uma parte técnica na traseira e depois vê-se uma parte que parece um pequeno quarto ou casa de banho.


Image hosted by Photobucket.com

Já este leva uma carga de caixotes metálicos e à frente não tem nada.



Image hosted by Photobucket.com

E aqui estão os dois vistos pela frente e pela rectaguarda.


Image hosted by Photobucket.com

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Lisboa - Dakar - As fotos do Alvaláxia


Image hosted by Photobucket.com


O Dakar, ele aá está. Nas nossas ruas, perto dos hotéis as equipas já preparam as suas máquinas. Esta equipa da Nissan está de volta desta pick-up espanhola.

Image hosted by Photobucket.com

Aqui podemos ver aquele que para mim é o melhor meio de transporte no deserto - o camião. Este exemplar da Renault, tal como todos os outros não é claustrofóbico, ao contrário do que me pareceu a pick-up anterior.

Image hosted by Photobucket.com

Reparem bem na facilidade como transporta pelo menos meia dúzia de pneus sobressalentes. Dão jeito não dão?


Image hosted by Photobucket.com

Finalmente podemos ver um jipe sem capot. É a maneira mais fácil para afinar esta máquina. O problema é que esta imagem não tem som... Como aquele motor soprava! Boa sorte para todos!

Image hosted by Photobucket.com

Boxing Day? 4 Boxing Week!


Image hosted by Photobucket.com
Nós adoramo-nos um ao outro!

Enganei-me não há três jogos mas sim quatro. São eles: 26.12, 28.12 (hoje), 31.12 e 2.1. Será que estes cromos aguentam tanto? Espero que sim. Até porque a Premiership é um espectáculo à parte. Mesmo com um clube que até agora só empatou e perdeu uma vez há competitividade, qualidade e espectáculo.

Na 2ª feira correu tudo como o previsto. Os grandes não fraquejarão com tanto esforço físico com más condições climatéricas? E os pequenos? E estes terão plantéis suficientemente compridos para4 jogos em 8 dias? Quem parte com tanto esticar da corda?

Em ano de competição de Nações no final da época - Mundial 2006 na Alemanha - há que apertar calendário. Na Holanda e na Escócia são só dois joginhos por clube. Sempre é mais módico. Na Holanda só há 18 clubes a 2 voltas. Na Escócia 12 a 3 voltas (estarei enganado?). Nos outros países com campeonatos com 18 a 20 clubes temos agora paragens. No caso da Alemanha e vizinhos é justificável com más condições atmosféricas. E em climas mediterrâneos não se joga - Espanha e Itália estão parados. aqui o clima é menos agreste.

domingo, dezembro 25, 2005

Roberto Dinamite - Em Homenagem ao meu Sogro


Image hosted by Photobucket.com
12º goleador da Selecção Canarinha

Aqui fica este apontamento sobre Roberto Dinamite, retirado do site do Clube de Regatas Vasco da Gama, o goleador idolatrado pelo meu sogro.

Carlos Roberto de Oliveira

Posição: Centroavante

Período: 1971 a 1979, 1980 a 1988 e 1990 a 1992

O maior artilheiro, até o momento, da história do Vasco, tendo marcado 698 gols vestindo a camisa do Clube, em um total de 744 gols marcados em toda a sua carreira.

A sua marca registrada ficou selada com o apelido de Roberto Dinamite, que recebeu do jornalista Aparício Pires do Jornal dos Sports, após marcar um golaço que marcou a sua estréia na equipe profissional contra o Internacional, em 1971.

Revelado nas divisões de base do Clube como um centroavante tipicamente trombador, com porte físico e 1,86m de altura, Roberto foi aperfeiçoando sua técnica ao longo do tempo. A qualificação magistral foi completada em 1979 sob a direção de Oto Glória que o transformou em um atacante moderno, de mobilidade, capaz de sair da área para distribuir passes e executar tabelas. Além de "matador" Roberto era capaz de jogadas de habilidade e alta técnica.

Apesar de todas essas qualidades, técnicos da seleção brasileira lhe negaram a chance de alcançar a projeção internacional que merecia, tendo sido frequentemente preterido em favor de centroavantes menos qualificados como na Copa de 1982, quando o técnico Telê Santana preferiu escalar Serginho Chulapa no seu lugar. Apesar dessa "perseguição", Roberto marcou 26 gols em 53 jogos pela seleção, alcançando a maior média de gols entre os atacantes seus contemporâneos. Na Copa de 1978, após amargar a reserva, foi colocado em campo pelo treinador Cláudio Coutinho classificando o Brasil com um histórico gol contra a Áustria, tendo terminado a Copa como co-artilheiro do time com 3 gols.

Atualmente Roberto possui um recorde que dificilmente será quebrado, o de maior goleador de todos os campeonatos brasileiros.

Boxing Day


Image hosted by Photobucket.com
Porque amanhã dia 26.12.2005 2ª feira é dia de trabalho na Inglaterra, Escócia e Holanda este senhor e uma dezenas de colegas seus estão a trabalhar para demonstrar que os seus jogadores não comeram demais. Não é que o melhor treinador do mundo goste mas lá tem que se sujeitar.

No pais onde Mourinho trabalha ainda se joga na 4ª feira e no Sábado e ninguém pode adiar os seus jogoa. Violento não? Já na Escócia e na Holanda só há mais um jogo até ao ano novo. E que tal fazer uma jornada 4ª feira em Portugal?

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Boas Festas

Image hosted by Photobucket.com

Boas Festas e um Feliz, Próspero e Pacífico 2006 são os votos do Alvaláxia para toda a Humanidade.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Obrigado Rogério

Image hosted by Photobucket.com

Rogério felicitado pelos colegas ao marcar o único golo do Sporting na Final da Taça UEFA de 2005

Rogério tu foste sempre um lutador, um jogador que trabalhou para o colectivo. Deste o litro. Deste-me uma das maiores alegrias clubisticas ao marcares o golo do meu clube na final da Taça UEFA de 2005 (mas não foi por tua culpa que a perdemos). Tu merecias a vitória.

Pareces e penso que és uma pessoa humilde, séria, respeitadora e trabalhadora. Ficarás no meu pensamento como um jogador à Sporting. Isto para mim diz tudo! Pena é que só estiveste entre os "lagartos" um ano e meio. Mais cedo ou mais tarde voltarás para ser homenageado. Mais uma vez repito nunca serás esquecido pois o que eu queria mesmo foi aquilo que fizeste - marcar aquele golo!

Obrigado Rogério e Boa Sorte.

NDR: Assino por baixo o que disse o GreenHeart qunto ao jogo pois também estive ausente e o que tenho a realçar já foi realçado.

terça-feira, dezembro 20, 2005

Sporting 3- Rio Ave 0

Broas de Natal chegaram mais cedo...

Não tive oportunidade de acompanhar em pormenor o desafio apenas posso destacar 3 situações:

  • 2 golos de Liedson - pazes feitas com os sócios em periodo de natal onde se avizinham férias no Brasil;
  • 1 golo de Tonel - golo de estreia com a camisola do Sporting;
  • Despedida de Rogério - um profissional sério mas que de uma forma ou outra(muito devido à falta de resultados) vai ser rapidamente esquecido.

Nota final: Desejos de um bom Natal e que 2006 seja um ano de centenário cheio de sucessos.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Quatro notas sobre a jornada deste fim de semana


Image hosted by Photobucket.com
Nani - Já tem um contrato mais extenso

Sporting - Jogou feio mas ganhou. O adversário não mostrou valor apesar de Ricardo ter evitado o empate. O meio cmapo era jovem mas, tal como disse o Green Heart, com Carlos Martins teria mais pulmão e liderança (se bem que esta não lhe falte). Parabéns ao puto Moutinho, um grande no querer, na força de vontade e motivação que assim conseguiu marcar o seu primeiro golo na Liga. De referir também a assinatura de contrato por Nani até 2010. Assim, na pior das hipóteses, entrará dinheiro ao bolso.

Porto - Apesar do adversário ser fraco, mostrou o porquê do seu primeiro lugar e porque é para mim o mais forte candidato ao título. Velocidade, técnica, entrosamento e boas aberturas não faltam àquele meio campo. Pratica um futebol vistoso e, desde que joga com um jogador com perfil de trinco, tem um onze bem balanceado.

Benfica - Embora tenha, segundo as crónicas, merecido a vitória, esta foi (i)legimitada por um golo irregular. Qualquer dia Luisão passa a ter permissão para fazer o que quiser na pequena área adversária.

Boavista - Guimarães - No meu entender o Boavista não teve sorte para materializar aquelas excelentes oportunidades criadas. Seria nesse caso um justo vencedor. Gosto desta equipa que já não tem uma mentalidade agressiva e pratica um futebol interessante.

domingo, dezembro 18, 2005

Estado do Futebol em Portugal

Não posso deixar passar em claro a situação que um clube histórico da 1.ª divisão atravessa. Estou a falar, obviamente do Vitória de Setubal.
Infelizmente já não é caso unico no nosso campeonato, vide casos de Campomaiorense, Farense e Salgueiros. Esta situação deve-se ao facto dos nossos clubes viverem bem acima das poucas possibilidades que tem. A falta de formação de qualidade que provoque renovações nas equipas, a contratação em barda de jogadores estrangeiros de baixa qualidade e tambem não esquecendo a fraca capacidade financeira de todas as actividades economicas. Muitos são os casos onde as Camaras locais patrocinam em demasia o clube da terra, o que não vai solucionar rigorosamente nada apenas vai atrasar a morte lenta desses clubes.
A situação é deveras alarmante, e o futebol portugues está em risco. Temos casos semelhantes lá fora, onde em paises da dimensão do nosso quase deixaram de haver clubes para disputar campeonatos, por exemplo a Hungria (pais de grandes tradições no futebol mas onde a crise economica e o abandono dos melhores jogadores para campeonatos mais competitivos quase fizeram parar o pais em termos desportivos), a Suiça é outro exemplo com um historico a ser arredado da competição (Sion) e a França, onde o rigor orçamental não deixa participar em campeonatos clubes com dividas.
O cerco em Portugal está a apertar. O Setubal corre riscos de faltar a um jogo e se continuar assim de se extinguir. Não podemos esquecer que o Setubal ganhou a Taça de Portugal o ano passado e jogou este ano na UEFA. Infelizmente este caso ainda não acabou e tambem seguramente nos tempos mais proximos não será o unico.
Para vossa reflexão

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Naval 1.º Maio 0- Sporting 2

Resultado justo face às diferenças entre as equipas.

Não foi um jogo bonito, e nem o Sporting fez uma grande exibição. Jogou apenas o necessário para trazer os 3 pontos. Foi eficaz em 3 oportunidades marcou 2 golos, um de penalty e um auto golo. Uma palavra para a Naval, a jogar assim meus amigos a divisão de honra será uma certeza para a proxima temporada.

Jogaram:
Ricardo - Está de volta o guarda-redes que decide resultados. Boa exibição. Contribuiu para a vitória com uma espectacular defesa, e atraves de um pontapé para a esquerda do ataque começa a jogada do 2.º golo. Bem-vindo de volta, e que seja para continuar;
M Garcia - Volta ao lado direito da defesa quando se fala cada vez mais da hipotese de saída de Rogério, teve pela frente as mais perigosas incursões do adversário, perdeu e ganhou lances, tem um problema não sabe atacar;
Tello - Muito já disse sobre o chileno, mais um jogo a defesa esquerdo, não teve muito trabalho mas tambem não brilhou;
Tonel - Muito bem este central, esteve impecável.
Polga - Poderá ter sido o melhor jogo do Polga este campeonato, não perdeu um lance. Será para continuar...
Custódio - O pendulo do costume. Dono e senhor do meio campo defensivo do Sporting;
J. Alves - Não se pode queixar de falta de hipoteses, hoje voltou a não ser feliz e saiu ao intervalo;
Nani - Um dos inconformados do meio campo, jogou pelas alas e ainda teve um bom remate que quase deu golo. Esteve bem melhor do que no jogo passado;
Moutinho - Não parece estar na melhor condição fisica, mas é decisivo. Marcou o primeiro golo como profissional, facto que não deixo de assinalar.
Deivid - Missão de sacrificio devido a imperativos tacticos. Correu Kms e não tenho duvidas que transpirou a camisola. Cumpriu o que Paulo Bento pediu.
Liedson - Marcou a meias o 2.º golo da equipa a meias com um defesa. Correu e lutou. No entanto parece que algo o incomoda. Melhorou quando jogou sozinho no ataque.

Jogaram ainda:
Sá Pinto - no lugar de J Alves. Veio transmitir experiencia a um meio campo com 21 anos de media de idade. Cumpriu.
Douala - no lugar de Deivid. Deu mais velocidade ao contra-ataque numa fase mais complicada do jogo.
Rogério - no lugar de Nani. Entrou depois do 0-2, apenas para a contabilidade.

Nota final:
Meio campo do Sporting com média de idade de 21 anos, joga mais mas falta maturidade, com Carlos Martins ganham mais objectividade.

I - O DOMINIO COMPETITIVO

Há quem defenda que estamos a entrar ou já iniciámos uma nova realidade competitiva no universo do futebol em Portugal, caracterizada essencialmente por uma generalização vasta no que diz respeito ao domínio clubista.

Efectivamente podemos hoje afirmar que no século passado a década de 50 foi dominada pelos cinco violinos do Sporting, as décadas de 60 e 70 pela maravilha atacante, encimada pelo grande símbolo do futebol português – EUSÉBIO, do Benfica e finalmente as décadas de 80 e 90 pelo colectivo do F. C. do Porto.

Os domínios referidos tiveram, regra geral, reflexos e extensões que ultrapassaram o mero futebol e os respectivos clubes e entraram em poderes mais vastos pertencentes aos universos sociais e políticos. As tentações e as lógicas do poder levaram a que os clubes dominantes controlassem as principais instituições que geriam o futebol e assim as suas regras competitivas, disciplinares e financiadoras – a lógica foi em primeiro lugar a defesa dos interesses do grupo dominante.

Em virtude da progressiva afirmação do Estado de Direito Democrático e da internacionalização da nossa economia que culminou com a entrada de Portugal na União Europeia, os diversos cenários envolventes alteraram-se e com eles surgiram novas exigência nos domínios competitivos e desportivos e concomitantemente nos respectivos modelos organizativos e institucionais representativos.

A lógica actual é efectivamente global e neste contexto os níveis de exigência dos protagonistas – praticantes, técnicos, dirigentes, comunicação social e adeptos – e infra-estruturas, tecnologias e comunicação social, alteraram-se significativamente nos aspectos quantitativos e qualitativos.

Hoje não basta ganhar é necessário faze-lo de forma rigorosa e obrigatoriamente credível e transparente – assente em princípios e estruturas sólidas do ponto de vista jurídico, competitivo, económico e financeiro.

Hoje mais do que nunca é necessário planificar, controlar e gerir as emoções e garantir o efectivo principio, aliás essencial, da rotatividade e com isso “temperar” os campeões e os seus respectivos adeptos. Quer isto dizer que numa década não haverá apenas um campeão, de preferência dez distintos.

Com isto atingiremos níveis elevados do ponto de vista desportivo e fundamentalmente, e é disso que aqui se trata, das competições profissionais. Assim sendo assume importância acrescida o Congresso do Desporto recentemente iniciado na cidade do Porto, evento protagonizado pela Secretaria de Estado dos Desportos e que se estenderá a todo o país e que culminará numa proposta legislativa próxima, designadamente através de uma nova lei de bases do desporto. É nossa convicção que algumas das questões agora e aqui mencionadas serão naturalmente debatidas ao longo da iniciativa.


Sem pretender qualquer tipo de protagonismos, em período posterior, voltaremos a abordar este assunto desenvolvendo alguns temas pertinentes a saber: II - O financiamento dos clubes; III - O modelo competitivo ; O modelo disciplinar – com especial enfoque na arbitragem (IV).

Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)

Pobre Guimarães Europeu


Image hosted by Photobucket.com
Saganowski lamenta-se após falhar um golo

O Vitória ficou em último no seu grupo. Só conseguiu empatar uma vez. Para mim as questões a colocar são as seguintes:

  1. O trabalho de Manuel Machado não teve continuação com Pacheco?
  2. Os jogadores serão agora de pior qualidade? O fotografado não me parece...
  3. Os adversários erão dificeis? Nem todos eram muito difíceis...
  4. Não têm capacidade física e psicológica competitiva? Talvez.

Esta é a análise que faço ao vimaranenses. Não vi os jogos. Só espero que tenham dado o litro. Para o ano há mais.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Portugal organiza Europeu Sub-21

Portugal foi o país escolhido pelo Comité Executivo da UEFA para a organização do Campeonato da Europa sub-21, que se realiza entre 25 de Maio e 6 de Junho. A Itália também estava na «corrida» mas decidiu retirar a sua candidatura

Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, em declarações à TSF, não esconde a sua satisfação com a decisão da UEFA, realçando que a mesma vem justificar a construção dos Estádios para o Europeu de 2004: «Trata-se de um importante campeonato que movimenta muitas selecções, que precede o Mundial de 2006 e que dá sentido ao esforço enorme que Portugal fez quando construiu estádios para o Euro 2004 e capacitou o país para receber qualquer prova de futebol internacional».

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, também já falou àquela rádio, congratulando-se com o facto de a escolha ter recaído do nosso País: «Vamos ter mais uma prova que vai ser organizada em Portugal, é a segunda a nível de selecções. Não tem o impacto do Euro 2004, mas dentro da nova formulação que a UEFA está a fazer é uma prova importante, porque é o princípio da viragem para uma nova forma de competição».
Os Estádios de Águeda, Aveiro, Barcelos, Braga, Guimarães, Bessa e Dragão são os palcos que poderão acolher os jogos do Campeonato da Europa de sub-21, prova para a qual a equipa das «Quinas» se qualificou com onze vitórias, consentindo apenas um empate, e já no play-off decisivo, diante da Suíça.

Refira-se ainda que a UEFA anunciou igualmente a Holanda como o país escolhido para acolher a edição de 2007 da mesma competição.
Fonte - A Borla

terça-feira, dezembro 13, 2005

Parabéns (a nós)!


Image hosted by Photobucket.com

Pois é! Faz hoje um ano que escrevi o primeiro post deste blog. Desde essa altura já passaram por aqui mais de 15.000 visitantes. Já tenho dois co-escritores. Já linkei o blog em inúmeras listas. O Sporting já foi a uma final europeia (coisa rara infelizmente) e eu estive lá. O Benfica já foi campeão. O Mourinho já foi campeão em Inglaterra. Já só falta o Sporting ganhar alguma coisa. Mas isso neste momento parece dificil... A esperança é a última a morrer.

A experiência bloguística foi muito gratificante até agora. Por exemplo é bom ver nas estatísticas que há pessoas de outros países que regularmente repetem as visitas à Alvaláxia. É bom ver comentários de todas as qualidades. É bom ver textos meus trnscritos no blog do programa SIC Dia Seguinte. Espero continuar a proliferar. Espero continuar a fazer um trabalho sério, divertido e rigoroso.

Concluindo, digo que procuro sempre manter a mesma linha editorial que mostra as qualidades e os defeitos do Sporting e dos outros clubes. Penso assim continuar. Às vezes há adeptos de outros clubes que se queixam que eu menosprezo os feitos desses clubes. O que eu aqui digo é que eles já tiveram feitos muito superiores aos que ultimamente têm obtido. Se calhar agora são passos de gigante mas olhando para a história deles, para a nossa ou para a de outros são pequenos feitos.

domingo, dezembro 11, 2005

Triste atitute

Parece que o Sporting entrou a ganhar o jogo pois na 1ª parte ficou á trocar a bola a 70 metros da baliza adversária. Depois, quando precisou de fazer pela vida, não soube aproveitar as poucas oportunidades que criou.
Efectivamente o meio campo não ajudou, não criou nada de novo. Houve pouca velocidade, pouca criatividade. Não houve desequilibrios. Para mim Sá Pinto não faz nada de revelante, mas Varela, aquele que me parece poder subvstituí-lo foi trapalhão. Ricardo foi um elemento esclarecido no meio disto tudo. O Estrela defendeu-se como pôde e contra atacou da melhor forma.

sábado, dezembro 10, 2005

Sporting 0 - Estrela Amadora 1

Falta de coragem, capacidade para mais...

Após o empate no Dragão, que nos encheu de esperanças, parece que voltamos a cair na realidade. O plantel mostrou todas as suas fraquezas no embate com um dos ultimos da Liga. Voltou a ser mau. Mas o pior foi a atitude dos jogadores, pouco empenhados, não dos jovens jogadores, mas sim daqueles que tinham obrigação de por ordem na casa. Janeiro está a chegar e são necessárias muitas mudanças no plantel.

Jogaram:
Ricardo - Em bom plano. Nada pode fazer no golo sofrido e ainda subiu um par de vezes para tentar o golo. Está mais calmo.
Rogério - Apatico. Não atacou. Deverá ter-se despedido da massa associativa do Sporting rumo ao Brasil. Se for não vai deixar saudades.
Tello - Por aqui se veem as fraquezas do plantel do Sporting. Já se sabe que não sabe jogar a defesa esquerdo, mas não há alternativa. (A Marques lesionado, Paito não renova, Edson não parace ser opção para continuar);
Tonel - O menos mau da defesa do Sporting. Não é por ele, e´um dos melhores valores da equipa.
Polga - O 'Falho eu, ou Falho...eu' continua em desacerto. Que bom seria o Beto voltar em forma.
Custódio - Não cumpriu. Falhou por completo a transição defesa/ataque.
J. Moutinho - Lá foi para a direita. Foi o melhor elemento do meio campo do Sporting, no entanto não chegou.
Nani - Prendeu muito jogo. Não repetiu exibição do Dragão, aliás pareceu um jogador apático e individualista.
Sá Pinto - Muita garra mas pouco jogo. Tambem saiu quase tudo mal ao veterano jogador do Sporting.
Doualla - Meu amigo assim não dá... Péssimo jogo.
Liedson - Terá iniciado a cava a sua sepultura no jogo de ontem. Falhou 2 oportunidades flagrantes de golo e pior falhou um penalty de forma escandalosa. A massa associativa não lhe perdoa, o mau comportamento nos últimos tempos e a forma como encarou este jogo.
Suplentes:
João Alves - Para o lugar de Moutinho, apesar de não ter trazido nada de novo ganhou o penalty;
Varela- Para o lugar de Doualla.Explicou aos adeptos o porque de não jogar nesta miseravel equipa;
Wender - Para o lugar de Tello. Não fez nada de relevante. Outro caso de uma contratação no minimo inutil.

Face ao que aconteceu ontem, só há uma hipotese aguardar o próximo jogo, que de forma alguma pode ser tão mau como este...

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Liga dos Campeões - 6ª Jornada

Image hosted by Photobucket.com
A bola desta vez entrou...

Os nossos dois representantes na Liga dos Campeões tiveram sortes diferentes. Os azuis tiveram dois adversários: o Artmédia e o lamaçal. É incrível como a UEFA: 1º permite o jogo nestas condições; 2º não pune o clube responsável por este relvado. Agora já percebi por que diziam que Adrianse é teimoso. Com um erros perfeitamente visíveis para leigos como eu afirma que se voltasse atrás faria exactamente o mesmo... (se calhar também repetia o que fez nas duas primeiras jornadas...)

Já o Benfica teve uma motivação adicional. O adversário era o Manchester United. Ou seria a vingança? Ou uns euritos a mais? Fica uma questão: porque não jogam eles sempre assim, nomeadamente contra o Rio Ave? Diga-se de passagem que o Manchester não jogou nada e que o grupo era o piorzinho da Champions. Mas lá vão ajudando os clubes portugueses. Será que passam dos oitavos? Hum...

NDR - Cristiano Ronaldo esteve mal ao descer ao nível dos assobios e insultos que lhe foram dirigidos pelos mal criados adeptos benfiquistas. Nestas situações o melhor é ignorá-los. Se o tivesse feito talvez tivesse desequilibrado.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

RESCALDO (breve) 12ª Jornada

Em primeiro lugar para dizer que concordo integralmente com as apreciações já feitas pelos companheiros do “Sitio” ao “Clássico” da 12ª jornada – F.C. do Porto 1 / Sporting C.P. 1.

Em segundo lugar sublinhar, uma vez mais, a aposta ganha na escolha de Paulo Bento a qual nos permite voltar a sonhar com vitórias e concomitantes sucessos desportivos.
Está portanto de parabéns a SAD sportinguista, que encontrou inteligentemente “a parte da solução do problema” e que pode de novo dizer que estamos na luta pelo titulo de Campeões Nacionais.

Em terceiro lugar Paulo Bento, como convinha e também atendendo ao adiantado da época, limitou-se a dar continuidade – de forma organizada e consistentemente disciplinada – ao trabalho realizado e pensado anteriormente. Como é um homem de dentro e não de fora e por outro lado conhece, em pormenor, a “cultura futebolística leonina” chegou rapidamente a resultados positivos. O resto são tácticas que um qualquer manual sobre futebol escalpeliza ao pormenor e que Bento facilmente e com um grupo relativamente equilibrado, rentabilizará atingindo níveis competitivos interessantes.

Disse “relativamente equilibrado” porque e em quarto lugar, a SAD necessita de reforçar eficazmente em Janeiro o plantel para alcançar resultados condizentes com os pergaminhos do clube. As grandes equipas de futebol de hoje, mesmo à nossa escala futebolística, são aquelas que vencem quase sempre – normalmente sem grandes goleadas – empatam poucas vezes e raramente perdem. Em suma são equilibradas.

Finalmente e em quinto lugar dizer que entramos numa nova era futebolística a qual se caracteriza por não existirem campeões antecipados e os potenciais vencedores serem inicialmente imprevisíveis. Por isso é necessário encontrar os meios de sustentabilidade, i/é, legislativos, financiadores e competitivos adequados às circunstâncias. Também aqui será necessário constituir as equipas de forma equilibrada para se alcançarem os objectivos convenientemente delineados.

Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)

domingo, dezembro 04, 2005

Sporting Realista


Image hosted by Photobucket.com
Um fotógrafo profissional tira estas fotos

O Sporting foi realista na abordagem ao jogo do Dragão. Fez tudo por neutralizar o forte meio campo adversário - só Quaresma desequilibrou. Deu um perfume do seu futebol. E acabou com um resultado que acaba por ser bom face ao potencial financeiro do adversário.

Os verdes e brancos parecem-me mais auto-confiantes, mais disciplinados tacticamente mais realistas. No entanto o meio campo verde e branco ainda não tem a experiência e a velocidade dos azuis e brancos. Sendo assim ao neutralizá-los conseguimos ainda jogar e mostrar o nosso futebol. Na defesa destaco Tonel e Ricardo. Um a limpar e outro a defender tudo o que pôde. No ataque Deivid. Isto porque mostra o que sabe quando não tem um jogador a ocupar o seu espaço natural.

Para concluir posso dizer que com esta atitude e realismo vamos conseguir pontuar paulatinamente.

NDR - Paulo Bento esteve bem ao por temporariamente de parte Liedson. Mesmo que Deivid não tivesse marcado, mostrou autoridade e disciplinou os restantes. Um bom começo.

sábado, dezembro 03, 2005

FC Porto 1- Sporting CP 1

Bom resultado!!!!

Num jogo tipico de campeonato uma disciplinada equipa do Sporting arrancou um empate no Dragão. Num jogo onde a arbitragem mais uma vez errou...

Jogaram:
Ricardo - Boa exibição. Estão bem distantes os maus momentos. Está bem melhor nas saidas da baliza. Denota trabalho;
Rogério - Penalizado cedo com um amarelo (aos 10m.), temeu-se o pior. No entanto a sua experiencia imperou. Esteve bem.
Tello - Continua a ser o mais irregular. Faz coisas muito bem e logo a seguir borra a pintura. De qualquer das formas ganhou mais lances a Quaresma do que perdeu.
Tonel - Para mim o melhor do Sporting. Não perdeu um lance. Foi majestoso perante Lizandro e McCarthy. Grande exibição.
Polga - Infeliz no lance do golo. Continua longe do campeão do mundo na Coreia. A sua substituição por Beto pode ser benéfica para todos.
Custódio - O Capitão do Sporting, foi o elo defesa ataque. Nem sempre bem até porque a pressão do Porto foi grande, no entanto ajudou e bem a fechar o centro da defesa.
C. Martins - Influente no meio campo. Infelizmente lesionou-se mais uma vez, numa altura em que estava em boa forma.
Moutinho - Não apreceu na sua posição habitual. Andou um pouco aos papéis quando mais se necessitava do seu jogo (exactamente entre o golo do Sporting e o empate), mas depois sossegou e ajudou na garantia deste ponto;
Nani - Este miudo está infernal. Deu um passe de bandeja ao Deivid e ajudou a construir todo o ataque do Sporting, missão que aos 18 anos desempenhou com os resultados vistos. Arrancou cartões amarelos a 2 defesas do Porto e assistiu maravilhosamente para golo.
Sá Pinto - O 'velho' nestes jogos não se cansa. Correu Kms. Pena que nem sempre da melhor forma. Perdeu muito jogo de ataque.
Deivid - O novo heroí de Alvalade. Mais um caso de um jogador que resolve jogos. Tocou para aí 5 vezes na bola, e sempre a fazer estragos. Marcou um bom golo, o 5.º no campeonato.

Entraram:
Wender - para o lugar de C. Martins. Entrou no pior periodo da equipa e só depois do golo do Porto tranquilizou. Depois desempenhou o seu papel sem grande relevancia.
Pinilla- no lugar de Deivid. Depois de muito reclamar um lugar na equipa apareceu para jogar quase 20 min. Não se fez notar.
Luis Loureiro - no lugar de Sá Pinto. Entrou nos descontos.

Foram amarelados - Rogerio, Tello, Tonel e Sá Pinto

Nota Final. Não foi uma grande exibição do Sporting e o resultado acaba por ser o mais justo. Estranho apenas o apagão que sofreu a equipa no momento em que marca o golo e até sofrer o empate. O trabalho do PB começa a ver-se...Será que podemos voltar a acreditar...