domingo, dezembro 18, 2005

Estado do Futebol em Portugal

Não posso deixar passar em claro a situação que um clube histórico da 1.ª divisão atravessa. Estou a falar, obviamente do Vitória de Setubal.
Infelizmente já não é caso unico no nosso campeonato, vide casos de Campomaiorense, Farense e Salgueiros. Esta situação deve-se ao facto dos nossos clubes viverem bem acima das poucas possibilidades que tem. A falta de formação de qualidade que provoque renovações nas equipas, a contratação em barda de jogadores estrangeiros de baixa qualidade e tambem não esquecendo a fraca capacidade financeira de todas as actividades economicas. Muitos são os casos onde as Camaras locais patrocinam em demasia o clube da terra, o que não vai solucionar rigorosamente nada apenas vai atrasar a morte lenta desses clubes.
A situação é deveras alarmante, e o futebol portugues está em risco. Temos casos semelhantes lá fora, onde em paises da dimensão do nosso quase deixaram de haver clubes para disputar campeonatos, por exemplo a Hungria (pais de grandes tradições no futebol mas onde a crise economica e o abandono dos melhores jogadores para campeonatos mais competitivos quase fizeram parar o pais em termos desportivos), a Suiça é outro exemplo com um historico a ser arredado da competição (Sion) e a França, onde o rigor orçamental não deixa participar em campeonatos clubes com dividas.
O cerco em Portugal está a apertar. O Setubal corre riscos de faltar a um jogo e se continuar assim de se extinguir. Não podemos esquecer que o Setubal ganhou a Taça de Portugal o ano passado e jogou este ano na UEFA. Infelizmente este caso ainda não acabou e tambem seguramente nos tempos mais proximos não será o unico.
Para vossa reflexão