segunda-feira, dezembro 05, 2005

RESCALDO (breve) 12ª Jornada

Em primeiro lugar para dizer que concordo integralmente com as apreciações já feitas pelos companheiros do “Sitio” ao “Clássico” da 12ª jornada – F.C. do Porto 1 / Sporting C.P. 1.

Em segundo lugar sublinhar, uma vez mais, a aposta ganha na escolha de Paulo Bento a qual nos permite voltar a sonhar com vitórias e concomitantes sucessos desportivos.
Está portanto de parabéns a SAD sportinguista, que encontrou inteligentemente “a parte da solução do problema” e que pode de novo dizer que estamos na luta pelo titulo de Campeões Nacionais.

Em terceiro lugar Paulo Bento, como convinha e também atendendo ao adiantado da época, limitou-se a dar continuidade – de forma organizada e consistentemente disciplinada – ao trabalho realizado e pensado anteriormente. Como é um homem de dentro e não de fora e por outro lado conhece, em pormenor, a “cultura futebolística leonina” chegou rapidamente a resultados positivos. O resto são tácticas que um qualquer manual sobre futebol escalpeliza ao pormenor e que Bento facilmente e com um grupo relativamente equilibrado, rentabilizará atingindo níveis competitivos interessantes.

Disse “relativamente equilibrado” porque e em quarto lugar, a SAD necessita de reforçar eficazmente em Janeiro o plantel para alcançar resultados condizentes com os pergaminhos do clube. As grandes equipas de futebol de hoje, mesmo à nossa escala futebolística, são aquelas que vencem quase sempre – normalmente sem grandes goleadas – empatam poucas vezes e raramente perdem. Em suma são equilibradas.

Finalmente e em quinto lugar dizer que entramos numa nova era futebolística a qual se caracteriza por não existirem campeões antecipados e os potenciais vencedores serem inicialmente imprevisíveis. Por isso é necessário encontrar os meios de sustentabilidade, i/é, legislativos, financiadores e competitivos adequados às circunstâncias. Também aqui será necessário constituir as equipas de forma equilibrada para se alcançarem os objectivos convenientemente delineados.

Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)