domingo, agosto 21, 2005

Uns Pastelinhos a Abrir

O Sporting ganhou por duas bolas a uma ao Belenenses. Foi a equipa que mais fez pela vitória. No entanto o Belenenses, também a poderia ter alcançado se a sorte do jogo estivesse estado com os azuis de Belém.

O Belenenses, ao contrário da época transacta, não colocou um autocarro à frente da baliza. Pareceu-me defender um pouco à zona e quase a meio do campo. Sempre que tinha a posse de bola procurava colocá-la longe da área defendida por Marco Aurélio. É uma equipa com personalidade, confiante em si e que sabe defender bem, sem menosprezar o ataque mesmo contra um adversário mais forte.

Já o Sporting não gostei muito. A meio do campo parece-me faltar um patrão e um jogador que fique com a bola colada aos pés. Não é que faltem jogadores com estas características. Rochemback apesar de ter iniciado o jogo em campo não sobressaiu. Quem cola bem a bola aos pés é Varela – o nosso Drogba. Só que Peseiro ainda não lhe deu a titularidade. Para mim substituiria muito bem Sá Pinto. Este jogador sportinguista está lento. E actualmente futebol lento só se dá bem noutras latitudes – no Brasil. No ataque repito o que já disse. Deivid não me parece bem integrado em termos de jogo jogado.

Finalmente uma referência ao nosso guarda-redes. É confrangedor ver um titular da Selecção Nacional, volta meia volta, fazer erros típicos de um jogador das categorias infantis. E no meu entender, se fosse treinador dos infantis não lhe daria grandes esperanças. Já não é uma nem duas vezes. É pena ser assim. Porque há situações em que ele até defende muito bem. Outras nem por isso. No estádio fui exagerado nos protestos. Também eu não estive bem. Mas é aborrecido ver uma bola perfeitamente defensável entrar na baliza. Espero que alguém com boas características de liderança lhe chame a atenção o corrija e lhe dê todo o apoio necessário.