quinta-feira, agosto 11, 2005

Dia Aziago

O Sporting ontem perdeu como se podia prever se fizéssemos as piores previsões. Foi um futebol denunciado, lento sem criatividade que se viu por parte dos verdes e brancos. Ora assim, com uma equipa adversária colada à sua baliza não esperem ganhar.
Efectivamente parece-me que Peseiro não percebeu que dois pontas de lança tiram velocidade ao Sporting. Fica-se assim com menos um jogador para trocar bola e criar oportunidades de golo. Deivid é mais lento que o necessário e parece ser um jogador mediano. Douala na sua posição abriria espaços. Se ontem se podia dizer que escasseavam centro-campistas, há uma semana atrás não era verdade. Apesar disso a táctica foi a mesma. A entrada de Silva só veio piorar a situação. O Green Heart já tinha chamado a atenção para esta atrocidade.
Sá Pinto sem espaços, quase não se vê. O mesmo acontece com Tello. Não percebi o porquê de Miguel Garcia a jogar, tendo depois sido substituído por Rogério. O jovem português tinha pouca auto-confiança e não subia. Moutinho estava sem apoio. Custódio esteve bem a defender, mas, tal como Moutinho, não pode imprimir uma dinâmica atacante diferente ao Sporting.
O árbitro grego, em caso de dúvida, prejudicava sempre o Sporting. Se esteve bem ao anular dois golos ao Sporting e ao marca um penalty a favor dos italianos, já não esteve quando se esqueceu de mostrar 3 cartões (pelo menos) amarelos a jogadores da Udinese e não assinalar um penalty sobre Liedson no início da segunda parte. Um aparte - não seria o penalty marcado que mudaria a postura táctica dos italianos mas era o empate.
Concluindo, posso dizer que Peseiro, apesar de ser treinador diplomado, em termos de escolha de jogadores contra determinados adversários - as equipas mais defensivas - e a táctica escolhida deixa muito a desejar. Já se tinha visto isso o ano passado em alguns jogos - Penafiel, Belenenses ou CSKA. Este ano, para agravar esta situação, ainda escolhe jogadores que reduzem a capacidade ofensiva da equipa. Será que ninguém com competência para o fazer lhe chama a atenção?