domingo, agosto 28, 2005

Maritimo 1- Sporting 2

Primeiro jogo depois da eliminação da liga dos campeões e do 'afastamento' do Ricardo para a Selecção Nacional.
Individualmente:
Nelson - Espinhosa tarefa de substituir o Ricardo. Todos os olhos em cima dele. E ele correspondeu. Mostrou que é bi-campeão trouxe serenidade defensiva. Bom regresso.
Rogerio - Borrou a pintura aos 91 min de jogo quando quis afastar a bola com um gesto fotogenico. Erro e o Maritimo marcou. Tem que estar mais atento os jogos tem 90 minutos.
Beto e Polga - Não estiveram ao seu melhor. Tiveram a meias duas falhas comprometedoras que provocaram o isolamento do Yousouf. O Nelson salvou-os.
Edson - Finalmente temos defesa esquerdo. Para continuar de preferencia com melhor pontaria nos livres.
Luis Loureiro - Missão de sacrificio no meio-campo. Viu o cartão amarelo logo nos primeiros minutos. Não esteve mal, mas está em maré de azar saiu lesionado.
Rochemback - Está em má forma que fisica quer psiquica. Parece ter sido o que mais sentiu a eliminação com a Udinese. Tem agora duas semanas para recuperar para o Derby é fundamental que esteja em forma.
Moutinho - Derivou para um flanco. Perde um pouco. É uma opção tactica algo discutível mas tambem uma forma deste 'miudo' dizer presente.
Douala - Continua em grande forma. Joga muito e bem. É uma pena que os companheiros não joguem como ele. Ofereceu para aí uns dois ou tres golos.
Deivid - Hoje gostei. Em apoio ao ponta de lança. Esteve bem (tambem não teve muita marcação). Faltou o golo.
Liedson - De complicar em complicar até finalmente resolver. Nada a dizer a não ser que a nova forma de complicar jogo do 'levezinho' lhe valeu 2 golos e 3 pontos na Madeira.
Suplentes:
Sá Pinto - no lugar de Rochemback veio libertar o Moutinho e dar nova energia ao Sporting e já agora tambem golos;
Nani - no lugar de Deivid. Vai ter lugar no Sporting muito em breve e mais vai fazer golos. Desiquilibrou.
Tonel - no lugar do azarado Loureiro. Regressou ao Funchal e cumpriu.

quarta-feira, agosto 24, 2005

Malledeta Italia

Num jogo em que foi evidente a origem do nosso adversário – Itália (antiga) não houve criatividade suficiente para desfeitear a defesa de Udine. Além do mais, o nosso meio campo teve uma postura defensiva negligente pois deixou passar vários jogadores italianos. Num desses lances, ao ver que não chegava à bola, o atacante italiano mergulhou e conseguiu obter um penalty que resultou na inauguração do marcador.

Pouco tempo depois Ricardo, mais uma vez, ajudou à desgraça. Não segurou uma bola fácil. Pela positiva mais uma vez um João Moutinho, mas desacompanhado e Douala que imprimiu a velocidade ao ataque verde e branco. Continuo a não gostar de Deivid. Pinilla faria de certeza melhor que ele.

A ganhar pois 2-0 (3-0 na eliminatória) restou aos italianos gerirem o resultado e o esforço. Foi-lhes possível marcarem mais um golo e sofrerem dois. Foi-lhes também possível darem a iniciativa de jogo ao adversário.

Sobre a abordagem a esta equipa italiana por parte do Sporting pareceu-me existir, mais uma vez, dificuldade em lidar com o posicionamento defensivo italiano. Como se não bastasse, os senhores da arbitragem, em caso de dúvida, prejudicaram quase sempre o Sporting.

terça-feira, agosto 23, 2005

Estamos na Taça UEFA!!!

Conseguimos atingir um objectivo da época estarmos na Taça Uefa.

É verdade, conseguimos ser eliminados pela Udinese que nos ganhou por 3-2 e ainda mandou 3 bolas aos nossos postes.
O Peseiro deu de bandeja esta eliminatoria a uma equipa italiana que joga 'curto e grosso' e é terrivelmente eficaz. Penso que o nosso treinador não fez os trabalhos de casa. Esta equipa do Sporting, que já tinha perdido em Lisboa por 0-1, não tem qualquer tipo de estrutura para ganhar a esta equipa da Udinese. Fomos piores em tudo.
Individualmente:
Ricardo - Sofreu para aí 7 remates dos quais 2 foram aos postes, 1 foi para a trave, 1 para fora, 2 foram golo e um foi um frango (segundo em 2 jogos). Já não sei o que hei-de dizer deste guarda-redes;
Rogerio - Não teve pernas para os adversários directos. Tambem não conseguiu atacar dado o povoamento meio-campo da Udinese;
Beto e Polga - Tentaram jogar em off-side e o Iaquinta agradeceu. Tambem devem agradecer ao fiscal de linha alguns off-side mal tirados;
Tello - Por favor não insistam na lateral esquerda para o chileno. Não sobe sequer parar o Vidigal;
Luis Loureiro - Foi o terceiro central inventado por Peseiro. Tentou mas tambem poucas foram as bolas que lhe sairam bem;
Rochemback- Tentou organizar o não tem organização possivel. Não fez dois passes seguidos correctos. Teve muita pressão em seu redor, e deu-se mal com isso.
Moutinho - Não se pode esperar que um jogardor de 165cm com 65kg ganhe no corpo-a-corpo a jogadores como Odobo e companhia. Não teve espaço. E quando o teve já não tinha força.
Sá Pinto - Saiu ao intervalo. Passou ao lado do jogo.
Douala - Segundo os ultimos boatos poderá ter feito o ultimo jogo com a camisola do Sporting. Foi o melhor.
Liedson - Deve trazer a bola do jogo no avião. Quer fazer coisas impossiveis com o esferico. Está a milhas do jogador do ano passado.
Do banco jogaram:
Edson - Trouxe mais força ao flanco esquerdo da equipa. Vai começar a jogar e a marcar livres e cantos( e que bem que os marca);
Deivid - Perdeu-se logo entrou.
Pinilla - Ainda tempo para marcar um golo.
Conclusão. Peseiro não tem balneario e não tem equipa e ainda está muito longe de conseguir alguma coisa. Prevejo um futuro cinzento a esta equipa que não tem fio-de-jogo e pior afunila todo o pouco futebol que tem. O Prof Peseiro deve falar menos aos jornalistas e mostrar mais em campo.

domingo, agosto 21, 2005

Uns Pastelinhos a Abrir

O Sporting ganhou por duas bolas a uma ao Belenenses. Foi a equipa que mais fez pela vitória. No entanto o Belenenses, também a poderia ter alcançado se a sorte do jogo estivesse estado com os azuis de Belém.

O Belenenses, ao contrário da época transacta, não colocou um autocarro à frente da baliza. Pareceu-me defender um pouco à zona e quase a meio do campo. Sempre que tinha a posse de bola procurava colocá-la longe da área defendida por Marco Aurélio. É uma equipa com personalidade, confiante em si e que sabe defender bem, sem menosprezar o ataque mesmo contra um adversário mais forte.

Já o Sporting não gostei muito. A meio do campo parece-me faltar um patrão e um jogador que fique com a bola colada aos pés. Não é que faltem jogadores com estas características. Rochemback apesar de ter iniciado o jogo em campo não sobressaiu. Quem cola bem a bola aos pés é Varela – o nosso Drogba. Só que Peseiro ainda não lhe deu a titularidade. Para mim substituiria muito bem Sá Pinto. Este jogador sportinguista está lento. E actualmente futebol lento só se dá bem noutras latitudes – no Brasil. No ataque repito o que já disse. Deivid não me parece bem integrado em termos de jogo jogado.

Finalmente uma referência ao nosso guarda-redes. É confrangedor ver um titular da Selecção Nacional, volta meia volta, fazer erros típicos de um jogador das categorias infantis. E no meu entender, se fosse treinador dos infantis não lhe daria grandes esperanças. Já não é uma nem duas vezes. É pena ser assim. Porque há situações em que ele até defende muito bem. Outras nem por isso. No estádio fui exagerado nos protestos. Também eu não estive bem. Mas é aborrecido ver uma bola perfeitamente defensável entrar na baliza. Espero que alguém com boas características de liderança lhe chame a atenção o corrija e lhe dê todo o apoio necessário.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Sporting 2 - Belenenses 1

Aí esta a Liga Betandwin.com.

Na estreia deste campeonato no Alvalade XXI ganhamos aos Belenenses por 2-1. Foi um jogo, de inicio de época. Esperava mais deste Belenenses que tem um plantel muito interessante mas ainda bastante desarrumado e foi esta uma das causas que levou o Sporting ao triunfo.
O Sporting, apesar dos discursos inflamados do Prof. Peseiro, continua apatico, amorfo e sem fio de jogo. Mostra que a sua principal arma como no ano passado é a solidez do meio campo, mas desta fez o Liedson não faz a diferença, isto porque está ajogar ao seu lado um jogador com as mesmas caracteristicas mas ainda longe de estar adaptado ao nosso futebol.
O pior são as clamorosas falhas (individuais) que comprometem em muito a equipa, mas aqui está a avaliação individual:
Ricardo - Um remate sofrido um frangão dos antigos deve ter mais de 10 Kg. Poderia ter comprometido seriamente o resultado;
Rogerio - Um golão e uma exibição conseguida. Ainda não atingiu os niveis fisicos desejaveis;
Tello - Ganho e perdeu lances. Continua a não ser defesa esquerdo, mas é o que temos. De qualquer das formas desta vez não foi por ele;
Beto - O Capitão esteve bem fisica e emocionalmente. Foi o patrão da defesa. Está em boa forma.
Tonel - Estreia quase comprometida quando ainda o resultado estava em 0-0 ofereceu um golo ao Belenenses. Foi-se recompondo. E acabou seguro;
Rochemback - É o patrão do meio-campo do Sporting. Tanto a trinco com no meio campo. Está bem. Contamos com ele para Udine.
Moutinho - Que grande jogador. A milhas, o melhor jogador do Sporting. Joga e faz jogar os companheiros. Ataca bem e tambem ajuda na defesa. Anda a procura de um golo na Liga.
Doualla - Desta vez não foi o jogador influente que tem sido. Estará ainda com a cabeça no Boro.
Sá Pinto - Um jogo ao seu estilo. Jogou bem. Está em forma.
Deivid - Estreou-se com o tão desejado golo (a meias com o defesa do Belem), que deu a vitória ao Sporting. Mas ainda está muito inadaptado ao futebol portugues. Tenta fazer coisas que só no Brasil resultam.
Liedson - Caso estranho. Com Deivid em campo o seu futebol fica complicado e a milhas da objectividade que tinha no ano passado. Está a pedir outro companheiro de ataque.
os suplentes; M Garcia - entrou para o lugar de Rogerio e cumpriu; Luis Loureiro - para o lugar de Rochemback . A Equipa ressentiu a saida do Brasileiro até porque Luis Loureiro e outro tipo de jogador, mas impos o seu futebol, está a ganhar a luta ao lesionado Custodio; Varela para o lugar de Deivid, 3 sprints sem consequencias.
Está feita a analise a este jogo. Boa Sorte para UDINE. 1-2 é o meu prognostico

quinta-feira, agosto 18, 2005

Portugal 2 - Egipto 0

Image hosted by Photobucket.com
Mais um golo

Num jogo morno, de colocação de novos elementos em campo e de gestão de esforço a Selecção Nacional venceu o Egipto no Açores por 2-0 com golos de Fernando Meira e Helder Postiga (foto).

De salientar pela positiva o facto da Selecção ter-se deslocado aos Açores. Reafirmo a ideia de que sempre que possível deve jogar fora de Lisboa e do Porto.

quarta-feira, agosto 17, 2005

Tributação sobre os Automóveis - Direito à Indignação

Neste link pode informar-se e juntar-se a um protesto generalizado sobre o assunto acima referido.

terça-feira, agosto 16, 2005

CoeXisT

Image hosted by Photobucket.com
Eu estive lá

No dia 14.08.2005 eu estive no concerto do U2 no Estádio Alvalade XXI. Tive a oportunidade de ver uma banda de música que faz mais pela Paz que muitos políticos juntos. Tive também a oportunidade de ver um excelente espectáculo de música. Da melhor. Já para não falar no espectáculo em si.

O título deste texto significa que as três religiões Islamismo (C que representa o Quarto Crescente), Judaísmo (X que representa a Estrela de David) e Cristianismo (T que representa a Cruz de Cristo) devem CoeXisTir e não entrarem em conflito. Ao fim ao cabo quer dizer que deve existir respeito e democraticidade entre elas.

Valeu o preço do bilhete. Valeu a pena estar 4 horas ao frio (o chefe deixou) pois um amigo meu ficou lá de noite. Sim o Rodrigo dormiu atrás do gerador na noite mais fria do ano. Gostei de dar albergue ao Rodrigo, Pedro e Daniel. Valeu a pena estar 1 hora ao Sol para entrar (o que vale é que eu levava chapeu com abas). A Daniela chorou. Se não fosse ela eu não tinha ido para a fila. Ainda bem que fui! Gostei de a ver feliz apesar do Bono estar a quase 100 metros de nós. Valeu tudo!

quinta-feira, agosto 11, 2005

Rui Silva - Medalha de Bronze

Image hosted by Photobucket.com

O nosso atleta ficou em 3º lugar

Rui Silva conseguiu uma medalha de bronze nos 1500 metros do Campeonato Mundial de Atletismo. Poderia ter conseguido mais, se uma atleta não tivesse dado um esticão entre os 800 e os 400 metros finais. Infelizmente para esse atleta não teve qualquer efeito pois ficou de fora das medalhas. Mais um resultado para a melhor escola de atletismo nacional - o Sporting.

Dia Aziago

O Sporting ontem perdeu como se podia prever se fizéssemos as piores previsões. Foi um futebol denunciado, lento sem criatividade que se viu por parte dos verdes e brancos. Ora assim, com uma equipa adversária colada à sua baliza não esperem ganhar.
Efectivamente parece-me que Peseiro não percebeu que dois pontas de lança tiram velocidade ao Sporting. Fica-se assim com menos um jogador para trocar bola e criar oportunidades de golo. Deivid é mais lento que o necessário e parece ser um jogador mediano. Douala na sua posição abriria espaços. Se ontem se podia dizer que escasseavam centro-campistas, há uma semana atrás não era verdade. Apesar disso a táctica foi a mesma. A entrada de Silva só veio piorar a situação. O Green Heart já tinha chamado a atenção para esta atrocidade.
Sá Pinto sem espaços, quase não se vê. O mesmo acontece com Tello. Não percebi o porquê de Miguel Garcia a jogar, tendo depois sido substituído por Rogério. O jovem português tinha pouca auto-confiança e não subia. Moutinho estava sem apoio. Custódio esteve bem a defender, mas, tal como Moutinho, não pode imprimir uma dinâmica atacante diferente ao Sporting.
O árbitro grego, em caso de dúvida, prejudicava sempre o Sporting. Se esteve bem ao anular dois golos ao Sporting e ao marca um penalty a favor dos italianos, já não esteve quando se esqueceu de mostrar 3 cartões (pelo menos) amarelos a jogadores da Udinese e não assinalar um penalty sobre Liedson no início da segunda parte. Um aparte - não seria o penalty marcado que mudaria a postura táctica dos italianos mas era o empate.
Concluindo, posso dizer que Peseiro, apesar de ser treinador diplomado, em termos de escolha de jogadores contra determinados adversários - as equipas mais defensivas - e a táctica escolhida deixa muito a desejar. Já se tinha visto isso o ano passado em alguns jogos - Penafiel, Belenenses ou CSKA. Este ano, para agravar esta situação, ainda escolhe jogadores que reduzem a capacidade ofensiva da equipa. Será que ninguém com competência para o fazer lhe chama a atenção?

quarta-feira, agosto 10, 2005

Sporting 0 - Udinese 1

Parece que vamos ter mais um ano de foices...
Neste jogo mostrou-se uma Udinese compacta sem receio de fazer faltas e na unica oportunidade que teve...fez golo. Simples, pratica e eficaz no futebol que mostrou.
O Sporting...bem já tinha avisado que o jogo com a Samp na apresentação tinha deixado a nu muitas lacunas na equipa e elas aqui estão e bem visiveis para todos vermos.
Os laterais não sobem ou seja, deixam sempre o homem da linha com 2 adversarios, e pior ainda o futebol é extremamente rendilhado, joga-se devar e denunciado e ainda por cima pelo centro do terreno. Agora começo a ver as diferenças do Sporting do ano passado para este. É que assim este ano vai ser um ano miserável.
Individualmente:
Ricardo - Seguro e tranquilo só não defendeu o penalty;
Miguel Garcia - Parece ter desaprendido e contunua a fazer faltas desnecessária (o penalty é feito por ele)
Beto e Polga - Estiveram bem acima dos seus colegas. Faltou um pouco mais de capacidade ofensiva, mas sempre seguros e tranquilos;
Tello - uma desgraça nem a um metro consegue meter um passe. Marcou bem 2 livres directo. Dos piores em campo.
Custodio - Bem a segurar a sua zona é uma das mais valias desta equipa;
João Moutinho - Está desenquadrado nesta equipa ele tenta jogar rapido mas os colegas não deixam. Se respeitarem mais o 'miudo' vamos jogar a outra velocidade;
Sá Pinto - mais uma vez foi o 'antes quebrar que torcer'. Deu tudo. Não chegou....
Douala - Como Moutinho joga a velocidade diferente dos colegas, Muito bem no um para um. Deixam-no sempre sozinho sem qualquer tipo de apoio. Os laterais tem que o ajudar...
Deivid - Aqui está o exemplo do jogador que tira velocidade ao Sporting. Quer muito a bola para fazer bonitinhos e tabelinhas que só resultam em perda de bola. A continuar assim não vai longe.
Liedson - E a grande diferença do Sporting. Já não é o jogador que corre para a defesa e logo a seguir faz golo no contra-ataque. Está a entrar no futebol do Deivid e está nitidamente com a cabeça no Brasil.
Os Suplentes:
Rogerio - Não sei porque fico no banco se bem que em má forma fisica joga mais que o M Garcia;
Nani - Tem que jogar. Outro miudo que sabe do negócio. Quando entra o futebol do Sporting muda logo. Merece mais oportunidades.
Silva - Meter um 'barril' entre duas torres só dá uma coisa...nada.
Peseiro, um recado final, a continuar assim esta equipa está desfeita depois do jogo da 2.ª mão, que espero sinceramente que com outra disposição somos mais fortes que a Udinese.
Por favor não façam comentários ao arbitro ele errou menos que a equipa do Sporting.

Sondagem: Silva ou Manoel?

Não restam duvidas o pessoal da bancada não quer o Silva nem oferecido, o pior meus amigos é que pelo menos até Janeiro vamos ter que contar com ele....

segunda-feira, agosto 08, 2005

Liga 33 - Um Bom Projecto

Image hosted by Photobucket.com

O Blog Liga 33 - exceptuando o facto de estar contra os 3 grandes - é um bom projecto. Visa facultar informação sobre os clubes da 1ª e 2ª Ligas que não os três grandes. Além disso tem links para os blogs desse imenso universo futebolístico que são os 33 e para a próxima época 29. Parabéns pelo projecto e longa vida.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Sondagem: Silva ou Manoel?

Caros amigos,
Lanço-vos hoje esta pequena provoação de apostarem que jogador deixariam ficar no plantel spotinguista o Silva ou o Manoel. Para a consolidação dos resultados só contam resposta até dia 10 de Agosto.
Deixem o vosso parecer face ao jogador que gostavam de ver no plantel uma vez que até a decisão do Peseiro já foi tomada.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Ensaio Escondido

Image hosted by Photobucket.com
Eu quero o corredor esquerdo só para mim...

No meu entender o treinador do Sporting não apresentou a equipa na totalidade. Isto é, procurou não mostrar todas as suas potencialidades para evitar que os italianos da Udinese tomem muitas cautelas defensivas. Mas eles devem ter os seus olheiros.

Não gostei de Edson tapado por Douala. Edson não subia com sabe e pode fazer. Dois pontas de lança são excessivos. Perde-se mobilidade atacante, há menos um jogador para trocar bola e o 1º ponta de lança também perde espaço de manobra. Gostei de Varela. Além de parecer o Drogba de Alcochete - tem o mesmo estilo de jogo - poderá servir de "Pedro Barbosa". Tem piques de velocidade, abre espaços e descobre linhas de passe.

Tal como o Green Heart disse ontem no Estádio também não percebi qual foi a ideia de ficar com o Silva. Sim essa pipa de vinho com rodinhas. E Peseiro ainda disse ontem na entrevista que Manoel era semelhante a outros atacantes e Silva era diferente... Melhor! Se Manoel é semelhante a outros bons porque mandá-lo embora? Não percebo.

Esperemos para ver. Concluindo, foi um jogo morno e lento. Mas, apesar de não ter nenhum autocarro à frente da baliza, a Sampdoria muito raramente procurou contra-atacar.

quarta-feira, agosto 03, 2005

Apresentação aos Socios da Epoca 2005/2006

Sporting 2- Sampdoria 1
Jogo de apresentação do plantel em casa.
Para apresentação foi mau demais. Espero que a máxima do teatro se aplique 'mau ensaio geral, magnifica estreia.' Sabendo desde já que são jogos diferentes se jogarmos assim com a Udinese, estamos na UEFA de certeza...
Faltou um pouco, ou melhor muito de tudo... Salvou-se o DOUALA, que corre mais que a equipa toda junta. Terá Peseiro escondido o jogo e mostrado em vez do Sporting, uma equipa de uma escola de Samba da Costa da Caparica, onde só os brasileiros é que jogam os outros estão ali para fazer o jeito...
Vamos depressa tirar as ilações deste jogo e apaga-lo rapidamente das nossas memórias.

terça-feira, agosto 02, 2005

Para lá das grades do Estádio do Dragão...


Image hosted by Photobucket.com
Varrer a poeira para baixo do tapete...

Leiam aqui uma entrevista de Costinha àcerca do FC Porto.

O que é descrito é estranho... Será que PC não quis ficar ofuscado por tanta estrela?

Pré Epoca

O Sporting tem demonstrado nesta pré época que já tem assimilados os métodos de jogo e os automatismos pretendidos por José Peseiro. O treinador já lá está desde o início da época transacta. Comparando as duas pode-se ver que o futebol atabalhoado e onde falhavam automatismos foi substituído pelo bonito futebol já desenvolvido ao longo de 2004-05. Mesmo os novos elementos - aquisições e juniores demonstram uma integração muito boa nos processos de jogo. A melhorar penso que só mesmo o processo defensivo.
Parece-me que também é evidente a existência de uma mentalidade nova (que também já vez da temporada anterior). Mentalidade de não virar a cara à luta quer qunado o resultado é adverso e precisa de ser virado, quer quando os adversários estacionaram o autocarro em frente à baliza, ou mesmo ainda quando há "factores negros" a pairar sobre o campo.
Resumindo e concluindo e subscrevendo as ideias do Green Heart, o Sporting está mais forte, mais motivado, mais combativo, mais experiente. A manter-se todo este elan, penso que será difícil bater esta equipa a nível nacional. A nível internacional vamos esperar para ver.

segunda-feira, agosto 01, 2005

Torneio Internacional do Guadiana e outros item

No fim-de-semana passado o nosso clube areecadou mais um trofeu para o seu espólio.
No torneio algarvio defrontamos o Boro, velho conhecido adversário uefeiro, e o nosso parceiro de campeonato - o Vitória Setubal.
Dois jogos muito diferentes. Se com o Boro a estreia do Brasileiro Deivid era a grande novidade, no jogo com o Vitória era a preparação física que tinha de imperar.
O que é certo é que este Sporting está diferente. Já no ano passado era uma equipa diferente das equipas habituais do Sporting. O deste ano ainda está mais diferente. Existe, sem dúvida, uma nova mentalidade neste clube. Será que apartir de agora vamos apostar na prata da casa em vez de a desbaratar para outros clubes? Eles estão aí a dar cartas: Moutinho, Carlos Martins, Semedo, Nani, Varela e apesar de tudo ponham o Veloso Junior a rodar e para o ano temos mais uma vedeta.
A equipa está formada e vamos ter uma equipa diferente. O grande teste a esta equipa chama-se UDINESE. Esta Udinese é uma equipa tradicional italiana, que faz do pragmatismo a sua grande arma. Recheada de bons valores (tem 4 internacionais italianos) e muito experientes (não nas competições da UEFA) mas com jogadores que já passaram por muito. Vai sem dúvida ser o grande teste a este plantel. Não podemos nem devemos falhar.
Ultima chamada de atenção o Sporting vai ter um plantel ao que consta com mais de 25 jogadores, é um plantel longo mas será coeso. Espero sinseramente que sim, mas só o tempo o dirá.