terça-feira, outubro 31, 2006

Notas soltas sobre acontecimentos recentes


Nota 1 - Miguel Sousa Tavares no seu artigo de hoje – 31/10/06 - “Opinião /Nortada”(semanal) no jornal “A BOLA” escreve acerca e do porquê da lesão grave do jogador portista Anderson, ocorrida no derby do fim de semana passado entre o FCP e o SLB, de que a mesma “… se tratou de uma atitude de violência induzida. Porque Anderson é um génio que dá cabo da cabeça a jogadores banais como o Katsouranis, porque o Benfica estava a perder por 2-0 aos 20 minutos e de cabeça perdida. Mas também pelo clima de incitamento ao ódio que toda a semana foi atiçado pelos dirigentes do Benfica. E é por isso que nem uns nem outros podem passar impunes, se é que alguém pretende verdadeiramente defender o futebol-espectáculo …” .

Nota 2 - Na véspera do referido derby realizavam-se as eleições para a direcção do SLB, apenas um candidato Luís Filipe Vieira – justamente o presidente cessante. Ganhou num acto eleitoral pouco participado, num universo de 160.000 sócios, apenas votaram 8000.

Por outro lado há que registar que no exercício do mandato cessante (3 anos de duração) LFV fez muito pelo clube, designadamente:

-Recuperou a credibilidade do clube junto da banca e dos fornecedores;
-Criou o Centro de Estágios do Seixal;
-Aumentou significativamente o número de sócios;
-Recuperou a “marca – Benfica”;
-Inaugurou o novo Estádio da Luz;
-Ganhou / conquistou uma Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, e colocou o Benfica, com duas presenças consecutivas, na Liga dos Campeões.

No entanto, LFV não conseguiu concretizar tudo o que pretendia, ficou aquém, designadamente:

-Do saneamento financeiro do clube;
-Da constituição de uma equipa ganhadora e competitiva em todas as frentes – portanto, capacidade de alargar os patamares e horizontes competitivos do clube;
-De possuir um suporte formativo e organizativo compatível com as ambições e grandeza da instituição.

Curiosamente todos eles dependiam e dependem no futuro, no que diz respeito à sua concretização, do êxito alcançado com o saneamento financeiro do clube, o qual, curiosamente também e em parte explica que LFV não tenha tido concorrentes no recente acto eleitoral.

Nota 3 - MST, no caso em apreço e descrito em 1, tem total razão no que escreve.
Razão tem também António Gouveia na apreciação que faz ao derby, quando diz que “…o crime compensa…”. Neste caso quase ia compensando.

O futebol de alta competição, entre outras coisas importantes, é hoje um laboratório de emoções. Por isso é também fundamental que seja tratado e dirigido, aos mais diversos níveis, de forma séria e competente.

É urgente, portanto e em conclusão, encontrar pessoas sérias para dirigirem o futebol.


Carcavelos, 31 de Outubro de 2006

Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)