domingo, outubro 22, 2006

Domingo e Quarta - O esforço e o dilema

Photobucket - Video and Image Hosting
O Título deste texto teve efeito nos dois contendores de ontem à noite em Alvalade. Foibem patente por parte do F. C. Porto a poupança de esforços derivada da dupla jornada europeia bem como da dupla disputa de alto nível na Super-Liga. Quatro jogos em quinze dias. Sendo assim jogando fora e não podendo poupar na qualidade, poupou de forma evidente no esforço. A posse de bola 60% Sporting vs 40% Porto demonstra isso. Esta é a primeira evidência de algumas debilidades do futebol luso.
A segunda evidência vem dos verdes e brancos. O Sporting também se viu limitado e cansado quer ao nível físico quer psicológico. Foi a única equipa que fez por ganhar. Mas fê-lo sem criatividade e com a vísivel má forma de Liedson e o cansaço do meio campo. Golpe rude a nível psicológico foi o golo portista. A partir daqui a equipa não teve a mesma vontade de ganhar.
Estas duas evidências levam-nos a pensar que o "cobertor quando se puxa para a cabeça destapa os pés". Descodificando, as equipas portuguesas raramente conseguem aliar uma boa (ou cansativa) carreira europeia a uma boa carreira nacional. No passado recente excepções foram as equipas de José Mourinho. Esperemos para ver as mossas que deixam nos três grandes a Liga dos Campeões.
Quando ao jogo propriamente dito repito que a quebra psicológica do golo portista foi evidente tal como alguma falta de ideias. Quanto ao arbitro e seus auxiliares afirmo que foi patente uma dualidade de critérios bem evidente ao nível disciplinar e também relativamente no assinalar de algumas faltas.
Ricardo, capaz do melhor e do pior em cruzamentos, esteve ao nível do pior. Como é que este homem é defende as balizas da Selecção e do Sporting?... Enfim. Fez-me lembrar as minhas pobres exibições de guarda-redes na escola secundária. Escusado será dizer que era guarda-redes que não sabia jogar direito...
O Sporting mostrou alguma pujança física mas muito pouco criatividade. Na segunda parte o cansaço provocou falta de entrosamento.
O Porto jogou nitidamente para o pontinho, tal como tantos outros pequenos clubes que vêm a Alvalade. Nota negativa para Lucho Gonzalez. Teve uma reacção extemporânea que resultou em cartão amarelo. Não é típico deste bom jogador. Nota positiva para Ricardo Quaresma. Durante a semana teve a educação e o respeito de um grande jogador que é ao afirmar que "respeito o Sporting e não esquecerei o tempo lá passado". Quem fala assim e joga como joga é sem dúvida um grande jogador.
Photobucket - Video and Image Hosting