sexta-feira, abril 21, 2006

Futuro Directivo do Sporting CP - parte II

Ao tentar clarificar este tema venho indicar-vos que tenho 26 anos de sócio do Sporting e não sou apoiante de qualquer candidatura.
Após este 'aparte técnico' gostaria de tentar dizer-vos uma ou duas coisas sobre este assunto.
A grande questão destas eleições quanto a mim prende-se com a venda ou não do patrimonio não desportivo. Problema bicudo, já que esta direcção lutou pela construção deste patrimonio para que o Sporting não ficasse à mercê da "bola que bate na trave" e do "golo mal anulado". Estas eram permissas do Dr. Roquette quando apresentou este projecto. Entramos em contenção de despesas, desinvestiu-se no futebol profissional (vejam-se as contratações em valor pago pelo Sporting nos ultimos 5 anos) e construiu-se. Chegou-se então à triste conclusão que o passivo em vez de reduzir aumentava, até porque os resultados desportivos nas provas milionarias não eram as melhores (lembro que a taça UEFA não rende nem 1/10 da Liga dos Campeões). Assim em 2006, mais um ano de mingua e onde o plantel do Sporting que iniciou a temporada é de longe o pior Plantel dos ultimos 10 anos. Reparem que o Sporting não tem como custumava ter jogadores em selecções estrangeiras que estão no mundial de futebol (lembro casos de Ivkovic, Amunike, Naybet, Balakov, Iordanov, etc...). O volume monetário de tranferencias inter-clubes baixou consideravelmente devido ao momento de crise que atravessamos. Vender o Moutinho por 20 milhoes de Euros parece irreal face ao que os clubes hoje oferecem por jogadores (excepção clubes liderados por milionarios russos).
Então o que fazer, ou se gere a crise ou se vende patrimonio? O problema no meio disto e que me parece muito grave é que projecto serio e apoiado aparece apenas o de FSF com todos os onus que acarreta. A politica da Utopia e do logo se ve do Sr. Juiz Abrantes Mendes, parece um pouco ultrapassada face a esta crise. Tambem nã acho que seja solução injectar 20M€ atraves da banca, local onde já estamos super-individados.
Afinal parece é que o futebol tem de ser gerido a pensar na "bola na trave" e no "golo mal anulado". Está na hora de pensarmos nisto!!!