sexta-feira, setembro 30, 2005

Dia Vergonhoso

"Hoje é um dia triste para todos os sportinguistas... fui ao estádio e senti-me envergonhado com o lá se passou... Concordo com o que foi dito atrás. Sr. Dias da Cunha vá-se embora; Mandem também alguns jogadores embora; e, por muito que queira defender o Peseiro, ontem esteve francamente mal... Pareceu-me, que os jogadores estão a fazer tudo para que o treinador vá embora... Ontem, quando o sporting precisava de marcar um golo para ganhar a eliminatória, os jogadores arrastavam-se no campo... não vi empenho, não vi determinação... Pareceu-me que os jogadores estavam com vontade de que o treinador se fosse embora e por isso não se esforçaram minimamente... A meu ver, ontem em campo só houve um jogador a dar o litro: João Moutinho- Que grande jogador!!!Deviam todos, (treinador, presidente e jogadores) lembrar-se que o Sporting é feito de Devoção, Esforço, Dedicação e Glória... pena é que o esqueçam com tanta facilidade..."
Subscrevo na integra o que é dito pelo comentador me, my self and I, bem como o que foi dito pelo GreenHeart.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sporting 2 - Halmstad 3

José Peseiro: "Ganhar com boas exibições" - in site do sporting 29.09.2005

Depois da banhada europeia e da vergonha da eliminação contra estes vikings da suecia, só me resta pedir uma coisa:

Dr. Dias da Cunha reforme-se, está em boa idade e faça o favor de convocar eleições urgentemente. A sua equipa directiva está gasta e contagia a equipa de futebol.

Professor Peseiro, nós sabemos que o Sporting é patrocinado por um banco mas o seu crédito junto a mim já está recusado há muito tempo. É tempo do Sr. ir trabalhar para o União da Madeira ou para adjunto do adjunto do Sir Ferguson. Deixe-nos por favor e com tanto poder e com a equipa que quis para este ano só conseguiu fazer com que o Estádio de Alvaldade regista-se a pior casa de sempre. Resumindo faça as malas e leve os seus adjuntos porque não tem condições para continuar.

Estou demasiado envergonhado para fazer a analise individual de uma 'coisa' chamada equipa que não aconteceu...
Já foi a Uefa, resta unicamente concentração no campeonato. Não há mais desculpas.

Liga dos Campeões - O quase e o tudo para a frente

Image hosted by Photobucket.com
Quaresma - É mesmo para levar as mãos à cabeça

O Benfica não foi cilindrado pelo Machester United. E esteve quase a empatar. Embora pouco tivesse atacado, conseguiu suster os impetos atacantes dos vermelhos de Manchester. Se empatasse não era nada do outro mundo.

Já o Porto terá menosprezado o poderio físico dos eslovacos. E estes em contra-ataque deram a reviravolta. O Porto foi uma equipa demasiadamente balanceada para o ataque sem killer instinct suficiente para resolver o jogo. E o Artmedia, que já tinha eliminado o Celtic de Glasgow, voltou a fazer das suas. Sem as lacunas defensivas, o Porto teria sido uma grande equipa.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Pouco entrosamento e medo versus Inépcia atacante

Image hosted by Photobucket.com
Tonel - Prático e Eficaz

Uma tristeza o que se viu ontem apesar de eu não estar tão pessimista como o Green Heart. O Sporting não soube aproveitar o facto de estar a jogar contra 10 jogadores durante 70 minutos. E também não soube aproveitar a Auto-Estrada que foi o flanco esquerdo durante a 2ª parte. Espero que Peseiro se tenha apercebido que Paito cria muito mais espaços no flanco esquerdo que Tello. Os cruzamentos é que não surgiam. E com Wender em campo também não pois ele afulilava o jogo em vez de ir centrar à linha.

Se a substituição de Loureiro por Wender seja justificável, a de Liedson por Beto não lembra a ninguém. A inépcia atacante do Setúbal era evidente. Foi raro o perigo que criaram junto à área leonina. Se tivesse entrado Pinilla este teria segurado o jogo lá à frente. E porque motivo jogou Liedson se ele estava com gripe? Havia quem o substituisse... Polga a trinco é o mesmo que criar um buraco à frente da defesa quando a equipa tem que atacar.

Há pouco entrosamento e por exemplo João Moutnho continua desapoiado. Deivid até pode render naquela posição, desde que ganhe capacidade de drible e de fazer o último passe. João Alves teve um ou outro apontamento. Douala foi o mais esclarecido a atacar e Tonel foi o líder defensivo, tendo sido sempre prático e eficaz. No meio campo leonino falta um líder e mais criatividade. Se isto não melhorar parece-me que o Porto tem capacidade em sobra para levar tudo à frente, tal como um líder no banco.

domingo, setembro 25, 2005

Sporting 1 - Vitoria FC 0

MISERIA!!!! QUE MISERIA!!!
Foi mau demais. Muito mau. Nunca em 25 anos de sócio vi uma equipa do Sporting jogar tão mal. Este Peseiro deve andar a gozar com os jogadores e com os adeptos do clube. 70 minutos a jogar contra 10 jogadores, contra uma equipa que não fez um remate a baliza do Sporting e a 15 minutos do fim do jogo tira o Liedson e põe o Beto, com medo do contra-ataque (por sinal nunca existiu) do adversário.
Já compreendi porque não há equipas do Ribatejo nas divisões principais do futebol nacional (sem qualquer ofensa, para os ribatejanos e Ribatejo que muito prezo).
Individualmente:
Nelson - Espectador priveligiado do (mau) jogo de hoje só teve que recolher bolas perdidas;
M. Garcia - Quando o Rogério não está bem para jogar, opta-se pelo Garcia, mas este Garcia não se viu nem um bocadinho. Passou ao lado do jogo. Estou convencido que na 2.ª parte não tocou na bola;
Tello - a porcaria do costume. Saiu lesionado ainda na primeira parte;
Tonel - de longe o melhor do Sporting. Seguro e autoritário. A defesa já não passa sem ele.
Polga - Começou a central (onde esteve bem) e acabou a trinco (onde só mandou bolas para fora);
Loureiro - Consegui o feito de não ver o cartão amarelo. Andou perdido no campo sem ninguem para marcar;
J. Alves - Continua a não justificar o investimento. Foi o elemento mais rematador (sempre com remates muito fraquinhos);
Moutinho - Definitivamente, sem Rochemback, este miudo não rende tanto. Não pode ser ele a empurrar fisicamente a equipa para a frente. Está a cumprir a missão errada. Está a ser punido por um erro do treinador.
Doualla - Continua a correr mais do que tudo e todos (de vez enquanto tambem corre mais que a bola). Foi inconsequente.
Liedson - Falhou um penalty e não está bem psicologicamente. Vamos ter caso com a sua substituição.
Deivid - Noutra missão. Outra alma. Começa a ser indiscutivel a sua classe. Foi o jogador decisivo. Marcou o golo e deu um penalty a Liedson.
Entraram ainda:
Paito - em 10 cruzamentos um deu golo. Tambem não convenceu.
Wender - ficou no banco quando de esperava que fosse titular. Entrou tarde.
Beto - não tem culpa do erro do tecnico. Fica a nota do seu regresso.
Por favor a culpa é mesmo do sistema, mas do sistema táctico e técnico do Sporting. QUEREMOS MAIS, MUITO MAIS...

segunda-feira, setembro 19, 2005

CD Nacional 2 - Sporting 1

JOSÉ PESEIRO: "ESTAMOS NO BOM CAMINHO" - no site do Sporting antes da partida com o Nacional.

Grande Equivoco está equipa que poderia ter-se instalado no topo da classificação da Liga. Mal fisicamente e cada vez que o treinador mexe...ainda fica pior. Este Peseiro saiu-me cá um artista da bola. Cala-te e apresenta resultados o PALHAÇO. A equipa não joga futebol, vai indo aos repelões.

Análise Individual:
Nelson - Uma grande defesa na primeira parte e sem culpa nos golos. Está a mostrar que deve continuar a titular;
Rogerio - Está decadente. Não defende, nem ataca. Simplesmente não consegue. Está completamente fora de forma. O pior é que as alternativas tambem não são grande coisa.
Tello - Quer fazer de centro -campista quando, o seu papel no campo é de defesa-esquerdo. A atacar não está mal, a defender não acerta uma.Viu um amarelo por falta que não existiu;
Polga - Bem na primeira parte e até aos golos do Nacional. Depois desapareceu. Culpas e muiyas no segundo golo do Nacional.
Tonel - É um dos melhores da equipa. Lidera a defesa e que bem que joga. Impecável.
Loureiro - Infeliz. No lance em que faz uma falta e ve um amarelo (o quarto em 4 jornadas!!!), desconcentrou-se e deixou Goulart cabecear para o empate. Se não fosse isto, a sua exibição tinha sido positiva.
Sá Pinto - Grande equivoco. Está a milhas do jogador que (re)apareceu no ano passado. Está lento e trapalhão. Não tem lugar nesta equipa.
Doualla - Falhou 2 grandes oportunidades de golo logo no inicio do jogo e foi decaindo, até ser substituido. Uma exibição falhada.
Moutinho - Está sem a ajuda do Roca. E ressente-se disso mesmo. Fez talvez o pior jogo com a camisola do Sporting desde a sua estreia. Não está a conseguir pegar neste meio-campo, mas tambem a jogar assim ningeum consegue...
Deivid - Com Tonel, um dos melhores. Está mais solto. Procura outras areas e ajuda e muito o meio-campo. Marcou um golão.
Liedson - Parece alternar com Deivid a forma de jogar. Mas desta vez o 'levezinho' não resolveu. Lutou muito e nem sempre bem.
Jogaram ainda:
João Alves - Ainda não justificou o investimento. O Sporting necessita urgentemente dele. Em 25 minutos em campo tempo para ver um amarelo.
Wender - Jogou fora do lugar e não se adaptou. No entanto já merece estatuto de titular.
Carlos Martins - O grande equivoco do Peseiro, foi ter dado apenas 8 minutos ao Carlos para jogar. Empatado e com o meio-campo encravado porque só aos oitenta e tal minutos é que entrou. Caso para dizer que criou ainda 2 oportunidades de golo.

Uma ultima nota: Prof. Peseiro deixe-se de entrevistas e falinhas mansas e ponha estes senhores a jogar futebol....O Prof. já tem lugar garantido como comentador da SportTv cajo tenha algum precalço maior.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Jogo Treino com Vitória

Image hosted by Photobucket.com
Wender - Rápida integração

A vitória em Halmstads por 2-1 frente à equipa local foi obtida num jogo de toada morna. Os suecos não conseguiram fazer prevalecer a sua velocidade e porte atlético perante a equipa leonina. O Sporting averbou demasiados amarelos num jogo deste carisma. E como eles contam... A corrigir -o lance que deu origem ao golo sueco. A rapidez da equipa azul foi letal para a defesa verde e branca. Apesar de tudo foi uma exibição globalmente positiva.

Indivdualmente gostei de Wender. A sua integração está a ser rápida e está a entrosar-se com a equipa. Deivid, liberto de Liedson mostrou mais do seu valor. Silva pouco ou nada se viu. Tonel mostrou ser um bom substituto (pelo menos). João Alves teve alguns apontamentos positivos. Loureiro parece-me ter roubado o lugar a Custódio. Nelson esteve bem e deu-me confiança vê-lo entre os postes.

O momento do jogo foi aos 44 minutos quando o Sporting empatou o jogo antes do intervalo e marca um golo fora. Não é que o Sporting seja inferior aos suecos mas o esforço de tentar marcar numa segunda parte onde a equipa adversária se colaria atrás era desnecessário. Finalmente e para daqui a 15 dias resta saber gerir resultado e esforço.

quinta-feira, setembro 15, 2005

Halmstad 1 - Sporting 2

Mais uma vitoria em quinta-feira de Taça Uefa.
Individualmente:
Nelson - Foi a exibição mais inconstante desde que é titular. Fez um penalty (onde até poderia ter sido expulso), por falha colectiva dos seus colegas da frente. Não foi competente a socar a bola para longe, esta caiu sempre em zona de tiro para o adversário. Felizmente sem consequencias. Estará a sentir a pressão de Ricardo. Viu um amarelo.
Miguel Garcia - Começou por atirar a bola ao poste logo no primeiro minuto de jogo. Depois sem comprometer defensivamente foi desaparecendo no ataque. Teve de marcar provavelmente o jogador mais perigoso dos suecos. Não ganhou o lugar a Rogério e ainda viu um amarelo.
Tello - Teve bem. Tanto a defender (pasme-se) como a atacar. Correu muito e ajudou. Tambem foi amarelado.
Tonel - Co-responsavel pelo golo sofrido. Tirando esta nodoa foi impecável.
Polga - Outro co-responsavel pelo golo sofrido. Ainda joga a seu desfavor ter visto um cartão amarelo, numa exibição marcada pela competencia.
Loureiro - É o carregador de piano da equipa. Tem estauto de jogador raçudo e ainda sabe jogar e fazer jogar. Um dos melhores do Sporting. Está cheio de moral.
João Alves - Estreia a titular. Começou a atirar uma bola à trave dos suecos aos 5 minutos de jogo. Depois foi pendular. Ajuda muito no meio campo, tem que se soltar mais para o ataque. Quanto a mim não tem ainda lugar cativo de titular. Viu amarelo.
Wender - Está cheio de moral. Veio para o Sporting para ser decisivo. Marcou logo na sua estreia e que importante foi. Ainda não tem os metodos todos, mas não podemos pedir mais...
Moutinho - Foi pendular. Teve o jogo todo a recuperar a posse de bola. Teve contra si o facto do adversário mais pequeno ter para aí 1.90m. Andou a fugir ao choque e assim o meio campo do Sporting não segurou tanto jogo como costume.
Deivid - Apareceu a jogar muito futebol nos primeiros 20 minutos de jogo. Que pena não ser sempre assim. Foi outro jogador porque não dependeu tanto de Liedson. Marcou o golo da vitória.
Silva - No corpo-a-corpo foi fantastico. Foi um tanque de guerra no meio das torres suecas. Faltou-lhe oportunidade de golo, porque lutar, lutou ele e muito. Viu amarelo
Suplentes:
Pinilla - Para o lugar de um cansado Deivid. Esperava ser titular, não foi e tambem não fez muita coisa nos 25 minutos que jogou. Marcou apenas presença.
Nani - No lugar de Wender. Teve uma ou duas ocasiões para sair em contra-ataque mas a inexperiencia veio à tona.
Varela - No lugar de Silva. 3 minutos em campo, tempo ainda para criar uma situação de perigo na area adversária.
Nota final. Num jogo destes 6 amarelos, todos eles bem mostrados. Mais disciplina por favor. Estes cartões contam...

terça-feira, setembro 13, 2005

Vitória Merecida - A Péssima Envolvente

O jogo de Sábado teve graves problemas de segurança. Nas claques dos dois clubes, e por demais evidente no caso da Juve Leo (contra o meu clube falo) abundaram petardos. Tal como foi dito na SIC Notícias, este artefacto pirotécnico, do tamanho de um dedo, pode provocar um enormeburaco ao rebentar numa parede de cimento. No relvado então nem se fala. E foi o que aconteceu várias vezes na pequena área de Moreira na 2ª parte. Quem os enviava? A Juve Leo pois claro. O guardião encarnado, com medo, estava quase sempre na meia lua.

Do lado dos apoiantes vermelhos também houve o lançamento de dois petardos que provocaram ferimentos em adeptos verde e brancos no Topo Norte. Verde ou Vermelha a Agressividade imperou sem necessidade nenhuma. Para quê isto? De que adianta estragar o espectáculo?

As forças de segurança, se bem que não são elas a criar estes graves incidentes, estão lá para os evitar. Mas isso não aconteceu. Foram negligentes pois as revistas não eram exaustivas. Quer eu quer a minha esposa, se fossemos mal intencionados, facilmente poderíamos ter levado meia dúzia de petardos para a bancada. E digo que entrei quando as forças de segurança, públicas ou privadas, tinham tempo e mais que tempo para me revistarem tal como as nossas mochilas.

Na segunda parte do jogo, já depois de todo o "arsenal" estar em campo a reacção policial foi tardia. Será que as câmaras de vigilância não permitiam identificar os prevaricadores? E quando chegou a polícia de choque, que não intimidou os agressores, também não viram quem lançava os petardos? E finalmente porque motivo, já que os anteriores não foram eficazes, só a meio da 2ª parte se deslocou um polícia ao Topo Sul por cima da Juve Leo? Nestes jogos, em que as rivalidades são mais acentuadas, os cuidados deveriam ser redobrados.

NDR: Falo aqui da Juve Leo porque infelizmente assisti de perto ao seu espectáculo degradante da 2ª parte do Sporting - Benfica.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Vitória Merecida - O Jogo


Image hosted by Photobucket.com
Lance bem estudado o do 1º golo

O Sporting mereceu a vitória sobre o Benfica embora não tenha jogado muito por ai fora. Perante um Benfica que apostou em dois novos reforços que só conheciam o grémio vermelho de nome - Karagounis e Micolli - o Sporting manteve o seu habitual esquema táctico.

Continuo a não gostar de Deivid. Os seus pés têm pouca técnica e poder de drible. De resto gostei da equipa. Nelson esteve bem. Toda a defesa também, apesar de Tello não ter qualquer capacidade de usar o seu pé direito. No entanto esteve nos dois golos e que belo centro fez para a cabeça de Liedson. Tonel esteve bem, cortando mais de que um lance de cabeça. No meio campo gostei de Moutinho e Douala pois sobresairam. Liedson esteve bem. Gostei da sua entrevista, remetendo para o grupo o resultado e não ficando com o golo decisivo só para si. Wender surpreendeu-me pela positiva. Faz bem o seu flanco, é rápido apesar de já ter 30 anos. Uma boa compra.

Fazendo uma análise colectiva pode-se dizer que a equipa esteve bem e manteve o seu futebol habitual. Apesar de tudo não se fez sentir demasiado a falta do patrão Rochemback. Houve uma boa motivação e um bom espírito de entreajuda. Esperemos que continue por toda a época.

Quanto ao Benfica tenho a dizer que a táctica de três centrais foi arriscada para um adversário como o Sporting. O poderio atacante verde e branco justificaria mais um defesa. Gostei de ver a primeira parte do Benfica contra o Gil Vicente. O Benfica jogou bem e os três centrais foram suficientes. Como já disse atrás os dois novos elementos não acrescentaram nada ao Benfica. Não estão entrosados e não conhecem o futebol lusitano. Nuno gomes conhece muito melhor os centrais do Sporting que Micolli e Nuno Assis também conhece melhor Luís Loureiro. Gostei de Luisão apewsar de ter a camisola errada.

sábado, setembro 10, 2005

Sporting 2 - Benfica 1

Homem Peseiro leva a melhor sobre Homem Ku.

Ganhamos num jogo mais nervoso que bem jogado.

Individualmente:
Nelson - Dá confiança a equipa mas tem de treinar mais jogo com os pés (é sem duvida o sem ponto fraco). Não teve muito trabalho e sofreu um golo tabelado sem qualquer culpa.
Rogerio - Não está na sua melhor forma fisica. Notou-se bem lá para o fim do jogo que em dois sprints perdeu sempre para o adversário, no entanto quando tem a bola nos pés é um Senhor. No global esteve bem;
Tonel - Alguem percebeu que o Beto não jogou... Grande jogo. Impecável.
Polga - Esteve uns furos abaixo da exibição do Tonel. Tem contra si ter cometido a falta que origina o golo do adversário.
Tello - Em seu favor o cruzamento que dá o segundo golo do Sporting foi feito por ele, no entanto desculpem-me mas não me convence. Falha passes de 5 metros...
Luis Loureiro - Custodio vai ter que trabalhar muito para voltar ao onze. Marcou o primeiro do jogo e o seu primeiro com a camisola do Sporting. Quando for mais rapido a partir para o ataque vai ser um caso sério. Um bom jogo.
Sá Pinto - Teve a responsabilidade de pautar o jogo do Sporting. Nem sempre lhe sairam bem as coisas. Talvez neste lugar o Carlos Martins seja mais consistente. De qualquer das formas a sua raça veio ao de cima.
Doualla - O sprinter do Sporting, não esteve tão bem. Até porque teve pouco jogo. O Sporting insiste em jogar pelo meio, e quando assim é o Doualla tem que vir buscar jogo. Prendeu bem os defesas.
Moutinho - A formiguinha leva sempre a agua ao seu moinho. Não sabe jogar mal. O Homem Peseiro tem de rever onde o coloca nos flancos rende menos que no coração do terreno.
Deivid - Trabalho muito. Mas continua infeliz. Nem sempre as coisas lhe correm bem porque priveligia o corredor central em vez das faixas. Candidato a sair da equipa titular no proximo jogo.
Liedson - Do Levezinho já se espera tudo até ganhar uma bola de cabeça a um dos mais altos defesas da Liga. RESOLVEU.
Suplentes Utilizados:
Wender - Se vier jogar com esta vontade para o Sporting vai ser um caso sério. Aproveitou bem a oportunidade dada. Candidato a titular. Sem duvida.
João Alves - Veio dar consistencia ao meio-campo. E ajudou nos minutos finais.
Pinilla - 10 minutos em campo e ainda criou uma oportunidade.

sexta-feira, setembro 02, 2005

A Última Semana Verde e Branca

Desde a minha última intervenção neste blog já entraram e saíram jogadores e o Sporting já amealhou mais três pontos para o seu pecúlio na Liga BetandWin.

Saída de Rochemback – Este bom jogador sai um pouco a contra gosto nesta altura da época. Mas segundo o que o seu pai e empresário deu a entender na época passada o Sporting não tem capacidade financeira para suportar o seu ordenado.
Financeiramente o Sporting parece-me sair beneficiado com um encaixe financeiro que, segundo o que eu sei, não aconteceria se a cedência do passe ocorresse no fim do empréstimo do Barcelona ao nosso clube. A perda de um jogador influente, possante e com visão de jogo no meio campo é sempre aborrecida ainda para mais quando a equipa não dispõe de muitos com todos estes atributos vertidos num só homem.

Entrada de Wender – Este extremo brasileiro de 30 anos vem colmatar um flanco em que se tinham de fazer adaptações – Douala – para ter velocidade. Se financeiramente já não é de esperar muito, espero que a sua velocidade, técnica e capacidade de passe nos venham ajudar a criar oportunidades de golo.

Entrada de João Alves – Jogador chamado à Selecção por Scolari ainda tem algum (pelo menos) potencial de evolução. Espero que possa ajudar a substituir Rochemback.

Vitória por 2-1 frente ao Marítimo nos Barreiros – Frente a uma equipa que em termos atacantes se pode dizer que foi muito anémica, só na 2ª parte o Sporting conseguiu materializar oportunidades de golo. E por quem? Por Liedson, que parece ter renascido para os golos. Esperemos que esta veia goleadora continue a jorrar sangue. Rogério enganou-se num lance ao não conseguir cobrir devidamente uma entrada de um jogador maritimista.
Gostei de ver Nelson na baliza. Penso que cumpriu bem. Apesar de me ter aborrecido com os dois erros clamorosos do Ricardo e de me parecerem um pouco a despropósito num goleiro com a sua categoria, gostei de todo o apoio que todos, incluindo Nelson lhe deram. Nota-se aqui que há uma capacidade de liderança e motivacional que não exclui os que erram mas que procura reintegrá-los no grupo e dar-lhes auto-confiança para que retomem as suas boas exibições.