terça-feira, setembro 13, 2005

Vitória Merecida - A Péssima Envolvente

O jogo de Sábado teve graves problemas de segurança. Nas claques dos dois clubes, e por demais evidente no caso da Juve Leo (contra o meu clube falo) abundaram petardos. Tal como foi dito na SIC Notícias, este artefacto pirotécnico, do tamanho de um dedo, pode provocar um enormeburaco ao rebentar numa parede de cimento. No relvado então nem se fala. E foi o que aconteceu várias vezes na pequena área de Moreira na 2ª parte. Quem os enviava? A Juve Leo pois claro. O guardião encarnado, com medo, estava quase sempre na meia lua.

Do lado dos apoiantes vermelhos também houve o lançamento de dois petardos que provocaram ferimentos em adeptos verde e brancos no Topo Norte. Verde ou Vermelha a Agressividade imperou sem necessidade nenhuma. Para quê isto? De que adianta estragar o espectáculo?

As forças de segurança, se bem que não são elas a criar estes graves incidentes, estão lá para os evitar. Mas isso não aconteceu. Foram negligentes pois as revistas não eram exaustivas. Quer eu quer a minha esposa, se fossemos mal intencionados, facilmente poderíamos ter levado meia dúzia de petardos para a bancada. E digo que entrei quando as forças de segurança, públicas ou privadas, tinham tempo e mais que tempo para me revistarem tal como as nossas mochilas.

Na segunda parte do jogo, já depois de todo o "arsenal" estar em campo a reacção policial foi tardia. Será que as câmaras de vigilância não permitiam identificar os prevaricadores? E quando chegou a polícia de choque, que não intimidou os agressores, também não viram quem lançava os petardos? E finalmente porque motivo, já que os anteriores não foram eficazes, só a meio da 2ª parte se deslocou um polícia ao Topo Sul por cima da Juve Leo? Nestes jogos, em que as rivalidades são mais acentuadas, os cuidados deveriam ser redobrados.

NDR: Falo aqui da Juve Leo porque infelizmente assisti de perto ao seu espectáculo degradante da 2ª parte do Sporting - Benfica.