segunda-feira, abril 14, 2008

Um apelo sensato...

Dias Ferreira ex dirigente do Sporting e comentador desportivo, regular, no programa televisivo Dia Seguinte na SIC assina também habitualmente, na qualidade de advogado e presidente da Liga de Futebol não Profissional, no Jornal RECORD uma coluna com o título Ala Direito.
Este fim-de-semana (sábado, 12 de Abril) publicou um excelente texto sobre o qual me permiti extrair um excerto que deixo aqui para reflexão, a saber:

A paixão, por vezes quase irracional, como tem vivido os nossos clubes até aos dias de hoje, está quase esgotado, por não se ter temperado em tempo oportuno com alguma razão. E enquanto ele se não esgota definitiva e irreversivelmente, há que ter a coragem de entre todos e cada um na sua casa, discutir qual o modelo de clube que quer e pode ter, sem tibiezas nem complexos, e tendo os olhos postos em exemplos onde o capital externo não matou a paixão interior….

Este pequeno excerto ilustra de forma concisa e clara as preocupações sentidas por um número crescente de adeptos de futebol e em particular daqueles que sentem os seus clubes do coração em dificuldades acrescidas. Em abono da verdade deveremos também dizer que o “mal” afecta a maioria dos clubes portugueses. É um “mal” que corrói lentamente e que anualmente produz as suas crises cíclicas, das quais destaco os ordenados em atraso dos protagonistas e o, sempre, crescente endividamento bancário.

Por outro lado, verifica-se que a diferença (capacidade) patrimonial e financeira dos três grandes relativamente aos restantes é abismal. Neste contexto e para esta importante indústria, convenhamos, é muito difícil criar regras e ambientes saudáveis de concorrência livre.
Neste cenário e circunstâncias, confessamos, é também muito difícil falar em igualdade e transparência desportiva.

Saudamos por isso a decisão dos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal de levarem a efeito, proximamente, a realização de um importante Congresso para se discutirem os problemas que afectam o clube e o futuro que se deseja para o mesmo.
A presidir este importante evento leonino estará o Dr. Ernesto Ferreira da Silva, que por si só, será já um sinónimo de seriedade e de êxito.

É necessário e urgente encontrar alternativas e sobretudo saídas inteligentes para os apitos dourados e quejandos que persistem em afectar o futebol português.

Mais uma vez a instituição leonina dá a cara e o, bom, exemplo.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)