segunda-feira, abril 28, 2008

E, por fim o 2º lugar...

Foi o antepenúltimo jogo da 28ª jornada da Bwin LIGA, jogou-se no Alvalade 21 e o SCP teve como adversário o Marítimo. Para os leões era fundamental ganhar. Os seus principais adversários a concorrerem para o 2º lugar, Guimarães e Benfica, tinham horas antes perdido e ganho. O Benfica, provisoriamente, tinha inclusive ultrapassado os seus vizinhos e rivais da segunda circular.

Aos dois minutos do jogo o Marítimo já ganhava. Golo marcado após um falhanço (mais um) do habitual guarda-redes do Sporting Rui Patrício. Um golo impensável de sofrer em alta competição. O estádio inteiro, cerca de 25 mil espectadores, protestaram e com toda a razão. À custa da teimosia de Paulo Bento, justamente na insistente utilização de Rui Patrício, o Sporting já perdeu esta época mais de uma dezena de pontos. Não ver que o Tiago – guarda-redes suplente – é superior ao actual titular é de difícil compreensão. Agora totalmente incompreensível e também de difícil aceitação é ter um guarda-redes disponível da categoria do internacional sérvio Stojkovic e não o utilizar.

A atitude de Bento só se compreende se existirem fortes razões para a não utilização do atleta sérvio as quais, a confirmarem-se, já deveriam ser do conhecimento público. Em alta competição são impensáveis estes comportamentos. Sinceramente chego a pensar se Paulo Bento tem alguma coisa contra Rui Patrício para fazê-lo passar por tamanho sacrifício. Será que o treinador do Sporting ainda não compreendeu que o jovem guarda-redes do Sporting é uma esperança e como tal precisa de ser convenientemente trabalhada para mais tarde ser cuidadosa e progressivamente integrada.

Enfim e por fim, valeu-nos a falta de atitude dos jogadores do Marítimo e a forte colaboração, em jeito de compensação, do seu guarda-redes. Tudo junto fez com que o Sporting alcançasse uma vitória que lhe permitiu ascender a um impensável – para muitos - segundo lugar.


Nota: Às tantas, e após a “chouriçada”, dei comigo, no meio da bancada, a gesticular e a berrar. Ao meu lado os meus amigos do ALVALAXIA devem ter pensado que alguma coisa se passava comigo. Nada, na verdade e de facto não se passava nada de importante que justificasse o comportamento. Por isso as minhas desculpas e já agora votos para que domingo, jogue quem jogar, o Sporting - vença - e reforce este seu 2º lugar.



Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)