terça-feira, abril 01, 2008

As Emoções

1 - Dan Ariely professor de psicologia do consumo no Instituto Tecnológico de Massachusetts, escreve também regularmente no The New York Times e The Wall Street Journal Y Science, deu, recentemente uma entrevista ao jornal “El Periódico” (Catalunha) onde revela algumas conclusões a que chegou no seguimento de uma investigação que efectuou aos chamados impulsos irracionais•.

Entre outras, saliento as seguintes passagens:

- … Há uns anos fui vítima de uma explosão que me deixou queimado 70% do corpo. Passei três anos no hospital a recuperar-me. O que mais me custava enfrentar era a tortura do banho, porque as enfermeiras, antes do banho, tinham que me tirar as ligaduras que me cobriam toda a superfície do corpo. …A dor era enorme, quem passou por experiência semelhante sabe que se as ligaduras forem tiradas de forma rápida a dor será muita aguda, se forem tiradas de forma lenta a dor será menos intensa… No meu caso e sem perceber porquê, foram tiradas de forma rápida;

-... mais tarde investiguei a situação e cheguei à conclusão que as enfermeiras optaram por tirá-las rapidamente, porque assim terminavam de forma mais célere e tornava-se menos doloroso para elas…
…Foram decisões irracionais, justamente porque somos humanos. Efectivamente não fomos desenhados (formatados) para viver neste mundo actual. mas sim num ambiente totalmente diferente, animal;

- … Por outro lado, constatei que a excitação sexual transforma as pessoas em seres completamente diferentes. Através de um grupo de jovens verifiquei, numa primeira fase, e em condições normais as suas preferências sexuais eram muito politicamente correctas. Numa segunda fase e após estarem excitados sexualmente pude verificar que o seu comportamento mudou radicalmente deixando de ser tão politicamente correcto;

- … O terreno das emoções é muito interessante. Porque as emoções não fazem parte do nosso sistema cognitivo. Séculos atrás, quando um homem se encontrava com um animal no meio da selva não se lhe colocava nenhuma dúvida relativamente ao que fazer. Com bom senso seguia as indicações fornecidas pela emoção.

Hoje em dia alguma publicidade gratuita e grotesca utiliza e manipula a favor de certas campanhas de vendas a exploração emocional do público potencial comprador. Os meios mais utilizados, normalmente, estão relacionados com os espectáculos que envolvem um número significativo de massas onde infelizmente se encontra incluído o desporto e o futebol em particular.

Assim, as autoridades competentes e as organizações responsáveis pela organização dos espectáculos desportivos tem obrigatoriamente de criar regras que defendam os interesses em, primeiro, dos seus praticantes e, em segundo lugar, dos adeptos.

Neste contexto faz todo o sentido o aparecimento e o desenvolvimento das organizações destinadas às causas referentes aos direitos dos praticantes e dos consumidores/espectadores. Trata-se de defender e proteger os DIREITOS DE CIDADANIA.

A realização, próxima, dos Jogos Olímpicos na China um país dois sistemas – será neste mundo global em que vivemos um “laboratório” excepcional em que um dos elementos essenciais a avaliar e eventualmente “a explorar”será certamente o das emoções.

Ao longo dos tempos os jogos olímpicos têm sido sempre apaixonantes e emocionantes. Desta vez terão ainda mais razões para o serem ainda mais

O mundo ligado ao desporto deseja-o, os chineses – culturas diferentes – em particular merece-o.

2 - Foi emocionante acompanhar a liga inglesa neste último fim-de-semana e ver mais um golo espectacular de Cristiano Ronaldo. Desta vez de calcanhar e pelo buraco da agulha, era, naquela ocasião, a única maneira de fazer com que a bola entrasse. Goooolo. Mais um golo que fala português e que pela força do mediatismo e da globalização foi comentado e glosado, ao mesmo tempo e na hora, em diferentes e distintas partes do planeta.

Há quem diga e bem, que precisamos, urgentemente, de mais Cristiano(s), que é como dizer de mais emoções e por acréscimo de mais alegrias.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)