sexta-feira, janeiro 04, 2008

Episódios que ajudam a compreender o "SISTEMA"


O jornalista Eduardo Marques, ontem (03-01-08) no jornal “A BOLA”, efectua nas páginas 9 e 10 uma abordagem sucinta sobre o momento actual do plantel do SCP.

Ele aborda e aprecia um conjunto de factos designadamente, a “nova” lesão de YannicK Djaló, a situação de Paredes e o seu atraso ( pós mini férias de Natal), Liedson e as suas mais recentes declarações. Evidencia ser um profundo conhecedor da situação actual do plantel principal da equipa de futebol do SCP, enfim mostra ser um jornalista conhecedor e, caso assinalável, correctamente informado.

Mas, a dada altura, escreve na página 9 o seguinte: ...”Na principal competição do calendário nacional, a Liga, o Sporting tem duas deslocações complicadas e consecutivas, ao Bessa e a Coimbra, e uma recepção escaldante ao líder da classificação, o FC Porto. Dado o atraso dos sportinguistas na tabela classificativa - neste momento a distância para os portistas é de 12 pontos...”.

Curiosamente o Sporting está neste momento a 2 pontos do SLB e a 9 do FCP e não a 12 como Eduardo Marques pretende.

Dou relevo a esta situação porque ela é um bom exemplo da falta de isenção de certo jornalismo, é inadmissível que um jornal que trata exclusivamente assuntos relacionados com o desporto e em particular e especialmente/maioritariamente sobre o futebol se engane desta maneira. Não se trata de um erro ocasional ou de uma gralha, o jornalista em causa provou ser conhecedor profundo da situação actual do SCP.

Não encontro situação justificativa para o erro do jornalista, a não ser que tenha havido um lapso momentâneo na sua memória, o que realmente é de difícil compreensão.

No mesmo jornal e na mesma edição ficámos a saber da nomeação dos árbitros para a 15ª jornada da bwin LIGA – edição 2007/2008 designadamente, entre outros, Paulo Paraty no V. SetúbalBenfica, Paulo Pereira no FC PortoNaval e Bruno Paixão no BoavistaSporting.

Bruno Paixão


Sobre a nomeação de Bruno Paixão e socorrendo-me ao mesmo jornal e edição já citada, recordo um célebre jogo que este árbitro arbitrou no Estádio do Bessa na época 2003/2004 (31ª jornada da I liga) e em que Fernando Santos era, então, o treinador principal do Sporting e os leões precisavam de ganhar para dar um passo importante para se aproximarem do líder e concomitantemente conquistarem o campeonato.

A arbitragem efectuada prejudicou fortemente o Sporting, tendo, inclusive, sido expulsos dois jogadores da equipa leonina.

Curiosamente na bancada assistia ao jogo o presidente em exercício, na altura, da Liga Profissional de Futebol (Valentim Loureiro). Ao seu lado encontrava-se o presidente do FC Porto (Pinto da Costa).

Resultado final foi de 2 – 1 a favor do Boavista.

O FC Porto ficou assim liberto e caminhou tranquilamente para o título.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)