quarta-feira, janeiro 23, 2008

2ª Parte Mexida

Taça da Liga



O Sporting cumpriu o seu dever ao ganhar por 3 golos de diferença ao Beira Mar. Se a 1ª parte foi lenta e previsível a 2ª já foi mais mexida e com mais oportunidades. Vukcevic continua a ser o melhor em campo. Também é de referir o que já se observou - a equipa rende mais com Moutinho a trinco Izmaylov à direita, Vukcevic à esquerda e Romagnoli a n.º 10. O que fazer a Miguel Veloso? Talvez colocá-lo a defesa esquerdo.

Quanto à competição em si tenho que fazer o seguinte reparo. Esta Taça joga-se preferencialmente a meio da semana. Nos clubes com mais assistências há bilhetes de época que não contemplam estes jogos. Sendo assim, não são de esperar grandes assistências.

Hélder conduto e António Tadeia não gostaram muito dos poucos mais que 6.000 espectadores que estiveram em Alvalade. Não é de esperar muito mais quando tivemos Taça no Sábado (implica comprar bilhete) e vamos ter um Sporting Porto no Domingo (quem quer ver um grande jogo fica com pouco dinheiro de sobra).

O critério mais lógico será observar as audiências televisivas e compará-las com jogos semelhantes. Como disse Carlos Queiroz sobre o seu Manchester United os 70.000 espectadores em Old Trafford são só a moldura para o jogo e quantitativamente são também a moldura do quadro de dezenas de milhões de espectadores que por esse mundo fora vêem Ronaldo e companhia.

Para terminar, digo que se devia fazer uma análise estatística e sociológica sobre as audiências da Sport TV e da TVI. Assim podemos ver e estimar quais as receitas das audiências presenciais e à distância. Penso que os anunciantes já devem ter feito esta análise.