terça-feira, setembro 25, 2007

José Mourinho - Uma marca portuguesa

O treinador mais mediático do mundo está no desemprego dourado. Ao que parece e transparece existiam interferências na esfera de competências de José Mourinho. E quanto a isto defendo a posição de Mourinho. Se é ele o responsável não pode nem deve sofrer inteferências. Caso contrário de que são as responsabilidades? Cingindo-se ele ao princípio "Máxima Liberdade, Máxima Responsabilidade" nunca poderia sofrer interferências por muito tempo.

Independentemente de ter a possibilidade de escolher a maior parte dos jogadores com quem trabalha - asssim aconteceu no Porto e em Stamford Bridge - há que dar-lhe o mérito de fazer excelentes omeletes com estes ovos de classe 1. Muitas das vezes estão disfarçados mas são de classe 1. Quando assim não é é difícil trabalhar. Quando esteve no Benfica queria adquirir Nuno Valente para defesa esquerdo e esta escolha foi vetada. Veja-se depois o rendimento deste jogador no Porto...

Há aqui duas situações distintas:

  1. Fazer uma equipa com o que se tem. Aqui há que maximizar os recursos disponíveis;
  2. Escolher novos elementos. Sendo o treinador o responsável técnico, é ele quem sabe os ovos que quer comprar. Então, e em função do orçamento disponível, o comprador (leia-se empresário) adquire o que o cliente (leia-se treinador e nunca outra função num clube) quer. Muitas das vezes não é isto que acontece e os resultados são os que se sabem.

Ora quando Mourinho vê interferências na sua esfera de competências prefere sair. E, com o seu perfil, eu faria o mesmo. É aborrecido ter umelemento que não é ao seu gosto. E num futebol que é uma indústria em que há um sistema e um conjunto de engrenagens se algum elemento falha a máquina não funciona bem.

Foi o que aconteceu em Chelsea. Shevchenko e Ballack não me parece ter sido escolha do treinador luso. O sadino prefere "make zeros in heroes". Quem eram Maniche, Derlei, Paulo Ferreira, Drogba, Joe Cole, Arien Robben, Frank Lampard, Ricardo Carvalho antes de passarem sob o comando técnico de Mourinho? Certamente estavam uns furos abaixo e com holofotes a menos.

Mourinho foi bafejado pela sorte. Foi sim senhor. Foi para um Porto e um Chelsea cujos presidentes lhe fizeram as vontades das compras. Foi. Mas maximizou ao máximo (passe a redundância) os recursos existentes. Ganhou cartel. Ganhou títulos. Agora é treinador para não ficar senão nos 8 melhores clubes da Europa ou para lá colocar um clube com capacidade de gerar recursos financeiros para lá estar.

Com tudos os defeitos que tem, incluindo a sua arrogância, é uma bandeira portuguesa para onde quer que vá. Só espero que lhe dêm as condições que pretende para fazer mais uma máquina ganahdora.