sexta-feira, agosto 31, 2007

Ainda no rescaldo da 2ª jornada

Raramente perdem, empatam poucas vezes e ganham quase sempre. Ganham, normalmente, por diferenças pequenas.

Este é o perfil principal das grandes equipas, das modernas equipas campeãs.
Outra característica importante associada é a de o resultado ser positivo, independentemente da exibição praticada.

Vem isto a propósito do recente clássico realizado no Dragão entre o FC PortoSporting, 2ª jornada da bwin LIGA, edição 2007/2008, em que a equipa da casa ganhou por um a zero, num golo cuja origem (livre indirecto na pequena área da equipa visitante) nos suscitou e continua a suscitar fortes dúvidas quanto à sua legitimidade.
Dúvidas que ao mesmo tempo que aprofundamos a questão e ouvimos distintos especialistas na matéria chegamos à conclusão de que se tratou de um erro do árbitro (*).

Nestas circunstâncias é legitimo concluir que o citado erro teve influência directa no resultado final.

Também é sabido que na altura (52 minutos) do jogo em que sucedeu a pretensa falta, a qual esteve na origem do golo do FC Porto, o Sporting controlava as situações.
Até, sensivelmente, ao minuto 30 da primeira parte o FC Porto tinha sido uma equipa dominadora e em alguns momentos de maneira avassaladora. Nesta perspectiva poderia ter marcado e resolvido favoravelmente. Nesse período a equipa do Sporting teve a sorte pelo seu lado.

Sabemos e as três épocas anteriores são disso exemplo, que os campeonatos respectivos foram ganhos por diferenças pontuais mínimas registadas entre os três primeiros classificados. Nestas circunstâncias sabemos também que a conquista ou a perda de quaisquer pontos pode ser fundamental.

Posto isto, concluímos também da importância das afirmações mencionadas no início deste artigo e da respectiva veracidade e delicadeza das mesmas.


(*) O erro foi praticado pelo árbitro Pedro Proença. Foi ele o autor principal – foi ele que assinalou o livre indirecto.
O guarda-redes do SCP, Stojokovic, não errou, pela simples razão, de não haver matéria para isso, quanto muito foi ingénuo.
O lance, sumariamente, é o seguinte: a) o Polga cortou, b) o Tonel abriu as pernas para a bola passar; c) o Stojokovic agarrou a bola; d) Proença assinalou livre indirecto; e) o FC Porto fez 1-0 e venceu
.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)