quinta-feira, agosto 16, 2007

Os Três Factores Críticos de Sucesso do Ciclismo

No ciclismo há três factores críticos de sucesso. Se um ciclista não é forte em nenhum deles dificilmente ganha provas.

Os factores são:

  1. Montanha - Para mim o mais importante, é o mais selectivo. Só que tem pernas e/ou "lebres ou reboques" consegue ganhar estas etapas. Em Portugal há sempre duas montanhas altamente selectivas - Alto da Torre e Senhora da Graça. Há que vencer a Mãe Natureza e manter forças para as etapas seguintes.
  2. Contra Relógio Individual - A solidão pode ser madrasta. Embora hoje em dia há comunicação rádio, o ciclista vai ali sozinho, a lutar contra o tempo, às vezes sem informação de referência, e se for bom a tentar chegar ao ciclista que partiu antes dele. Aqui pode-se ver o valor indivudual do ciclista, sem ajudas por perto.
  3. Capacidade de Fuga e Manutenção - Há que saber fugir, ganhar distância e manter essa distância. Muitas das vezes há fugas e com diferenças de tempo significativas mas que são anuladas pelos sucessivos ataques em carrossel do pelotão (caso os fugitivos sejam perigosos).

Ora vem este texto a propósito do quê? De que Cândido Barbosa é um sprinter e não é forte em nenhum dos três. Na última etapa desta Volta teve o azar do Contra Relógio ser à chuva e não poder arriscar mais.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Cândido Barbosa não se destaca:

  1. na Montanha. Nunca se destacou e foi "rebocado" na Serra da Estrela;
  2. no Contra Relógio Individual. Apesar de esforçado e este ano azarado não tenho memórias das suas vitórias;
  3. nas Fugas. Dificilmente poderá fazê-lo ainda para mais que é um alvo a abater.

Assim é dificil ganhar. Até podia ganhar todas as etapas em linha sem fuga que dificilmente lá iria. Mas de louvar e de aplaudir a ele e à sua equipa são todos os esforços que fazem para o aproximar da camisola amarela na última etapa.

Uma nota para aplaudir Manuel Zeferino que já vai no seu 4º vencedor da Volta desde que é Treinador.

Uma nota positiva e negativa ao mesmo tempo para o Benfica. Positiva porque arranjou os patrocínios suficientes para trazer a marca Benfica de volta ao ciclismo. Será que ninguém no Sporting vê isto? Negativa porque devia ter apostado num nome(s) mais fresco(s) e com maior capacidade para discutir a Amarela e/ou a vitória por equipas.