quinta-feira, junho 21, 2007

O Álvaro Cunhal do Futebol Português

José Couceiro
Como explicar mais uma derrota?

José Couceiro pode ser comparado a Álvaro Cunhal com o devido respeito que o político português merece.

Álvaro Cunhal

Álvaro Cunhal nunca ganhou qualquer eleição legislativa nem os candidatos da sua área política ganharam as eleições presidenciais. Que eu saiba José Couceiro nunca ganhou qualquer prova como treinador e dificilmente cumpriu com os objectivos a que se propôs.

No entanto, mesmo que perdesse sucessivamente eleitores, Álvaro Cunhal conseguia "transformar as suas derrotas em vitórias". Efectivamente este político arranjava qualquer justificação para os resultados obtidos e sabia na perfeição o porquê de tal resultado. Sabia ainda motivar os seus eleitores para a votação seguinte e os seus militantes para as batalhas políticas que se seguiam. A culpa era sempre dos capitalistas.

Couceiro não cumpre objectivos. Mas depois de terem passado as oportunidades para fazer substituições sem as fazer encontra a justificação para os seus falhanços. Por incrível que pareça está certa. Ano após ano, trabalho após trabalho, isto acontece. Porque não age a tempo? Não sei. Além do mais também arranja as suas desculpas. Árbitros e equipas adversárias e o cansaço dos seus atletas são as suas favoritas.

Couceiro nesta campanha dos sub 21 teve uma equipa cansada e parcialmente desmotivada. Teve pela frente equipas de arbitragem da mais reles qualidade, sim senhor. Apostou num esquema táctico que talvez uma boa parte dos jogadores não estivesse rotinada para isso e não tinham nitidamente entrosamento. Apesar de tudo isto quase se qualificou para as meias finais e quase se qualificou para os Jogos Olímpicos. Mas o quase não ganha nada.

E assim ficámos de fora de um certame que nos poderia dar uma excelente projeccção num país emergente na cena internacional, que representa um sexto da população mundial com a consequente massa adepta futebolística... Sem comentários.