quinta-feira, junho 07, 2007

Belenenses

O Belenenses acabou por ser a equipa surpresa deste campeonato. Caso se pudessem dar duas Taças de Portugal gostaria que a seunda fosse ganha pelos "pastéis de Belém".

Foi repescado administrativamente com a despromoção do Gil Vicente. Foi o Belenenses que alertou para o badalado caso Mateus e fê-lo em boa altura para benefício próprio. Depois de garantida a mais rentável presença na 1ª Liga alcandorou o 5º lugar a a final da Taça de Portugal.

O seu treinador Jorge Jesus, pela sua persistência e inteligência profissional conseguiu explorar da melhor forma possível os seus recursos humanos. A determinada altura, quando os lugares europeus já estvam a ser alcançados, numa conferência de imprensa, afirmou algo como "eu não posso fazer mais do que isto mas mesmo que fizesse vocês (jornalistas) diriam que faltaria sempre alguma coisa". De facto foi um trabalho de boa qualidade numa equipa que à partida lutaria para não descer de divisão.

Individualmente chamo a atenção para Marco Aurélio, Costinha, Rolando, Ruben Amorim, José Pedro e Dady. Dois bons guarda redes, um central promissor, um médio a liderar a equipa e o artilheiro mor da Cruz de Cristo. Penso que foi esta a espinha dorsal do melhor Beleeneses dos últimos 18 anos.

Penso que esta equipa teve o carisma habitual deste emblema. Um exemplo que se deve seguir por todos os clubes, pois ainda levou um bom par de adeptos a deslocarem-se ao Restelo. E pelo que rezam as crónicas não se tratavam apenas de velhos do Restelo. Atitudes mais consonantes com as respectivas culturas clubísticas a par de abenegação empenho e uma revisão de preços de bilheteira só trariam mais colorido às bacadas nacionais. Questiono-me o seguinte - em clubes de média dimensão também existem bilhetes de época como nos grandes? Nalguns sei que há noutros desconheço.

Parabéns Belenenses e que na próxima época cheguem à fase de grupos da Taça UEFA.