sábado, junho 02, 2007

No Fio da Navalha

Esta qualificação para o Euro 2008 tem sido feita no fio da navalha. Portugal perdeu na Polónia e empatou mais dois jogos, tendo ganho os restantes. Na Polónia podia ter perdido por mais mas perdeu pela diferença mínima. Hoje começou a desacelerar a 10 ou 15 minutos do fim quando, com um golo de diferença, a Bélgica poderia ter com um pouco de sorte empatado. Portugal dominou bem um jogo que não soube matar e mostrou a espaços ser uma equipa que se parte quando ataca.

A vitória é merecida, no entanto há que ter mais cuidado no futuro com estas situações e mentalizar e capacitar a equipa para as evitar. Isto deve ser feito nomeadamente nos jogos caseiros contra equipas fortes que acontecerão na próxima época até ao fim de Novembro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Nani festeja o seu golo

Tirando isto penso que a transição do grupo Mundial 2006 para o grupo Euro 2008 deu mais um bom passo com um golo festejado exuberantemente por Nani e com as exibições de todos e os sues papéis que vêm sendo progressivamente assumidos. Quaresma não esteve mal e viu-se que o banco que esteve em campo tem potencialidades.

Jogos teoricamente difíceis agora só em casa. Há que mentalizar a selecção para os ultrapassar com o apoio do público lusitano. Isto já não pode ser feito nas longínquas deslocações às ex-repúblicas soviéticas mas o trabalho de ausência de apoio deve ser feito pela equipa técnica.