terça-feira, janeiro 16, 2007

Ainda sobre a Bancada Central - ALTERNATIVAS

O bom senso aconselhava algum tempo de espera. Um período de reflexão e por fim os esclarecimentos julgados convenientes e adequados às circunstâncias.

Entretanto nada disso ocorreu, bem pelo contrário, muito silêncio e como é apanágio da pátria, alguma boateira para alimentar os espíritos ávidos do “nada fazer”, e assim deixar passar o tempo….Com o tempo vem o esquecimento e assim arruma-se definitivamente o assunto.

Vem isto a propósito do fim do programa radiofónico BANCADA CENTRAL, “decretado”por comunicado emitido pela direcção da TSF – Rádio Noticias em 03 – 01-07.

Sobro o conteúdo do citado comunicado nada a dizer de relevante, a não ser que é curto e que esperávamos muito mais. Por isso esperámos.

A TSF – Rádio Noticias habituou-nos, ao longo dos tempos, ao tratamento inteligente e progressivo de todos os seus conteúdos emitidos (sociais, económicos, financeiros, políticos e desportivos), sempre realizados na perspectiva do interesse dos ouvintes e do seu inalianável direito à informação. Por isso era considerada, por todos os quadrantes, uma rádio independente e livre. Eticamente e deontologicamente impecável, sem reparos de maior. A TSF teve o condão da mudança, tornando e transformando a informação por si tratada, nalguns casos, em acontecimento. Por vezes era ela que marcava a agenda informativa tendo, sempre, como horizonte e em primeiro lugar, o interesse do ouvinte.

Independentemente das razões assistidas, que fique claro que sobre isso mantenho o conteúdo integral daquilo que já tive oportunidade de escrever, a direcção da TSF deveria, na altura e antes de tomar a decisão de acabar com o programa e na defesa do elementar direito à informação dos seus ouvintes e participantes, ter esclarecido e porventura escutado a opinião dos mesmos em tempo útil.

Nada disso fez e com isso traiu os vínculos de confiança e dedicação estabelecidos e que perduravam há cerca de 12 anos – justamente a idade do referido programa.

É um facto que o conteúdo da BANCADA CENTRAL e o seu formato necessitavam de reforma – porque urgente e necessária – de forma a se eliminarem vícios e comportamentos e com isso criar um novo clima de convivência mais saudável e enriquecedor. Julgo, aliás, que muitos já tinham sentido essa necessidade. Por isso era imperioso dar um salto – um salto – inteligente, um salto que em tempos a TSF – Rádio Noticias nos tinha habituado a não ter dificuldade em dar.

Porque o tempo corre a uma velocidade estonteante e também, porque não dizê-lo, porque o tempo é também feito de mudanças e de novas vontades, urge, portanto abraçar um novo projecto.

Nessa perspectiva está previsto ir para o ar no RCP (Rádio Clube Português) em FM – 104.3 – um novo programa desportivo, realizado e dirigido por Fernando Correia de segunda a sexta-feira no horário das 22h às 24h.
A primeira edição está prevista para 29 de Janeiro de 07 (segunda-feira).

Lá estaremos participativos – respeitando sempre o contraditório e o direito à informação – de forma clara e transparente.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)