segunda-feira, janeiro 29, 2007

Materazzi - O Conflituoso

Marco Materazzi levou a 2ª cabeçada no espaço de um ano. O que é estranho é que é sempre ele a levar...

Não duvidando da sua razão no que respeita à agressividade de DelVecchio para com Julio Cesar, o que lhe terá dito?

Aqui fica o video

domingo, janeiro 28, 2007

Golos da Jornada 16

Boavista 1 - Sporting 1
SCP, Tonel, 88 min
BFC, Zé Manuel, 78 min
BFC, Zé Manuel, 68 min
SCP, Liedson, 64 min
SCP, Alecsandro, 60 min
BFC, R. Sousa, 56 min, 1-1
SCP, Liedson, 49 min, 0-1
SCP, J. Moutinho, 33 min
SCP, Nani, 30 min
BFC, Nuno Pinto, 19 min

Leiria 1 - Porto 0
FCP, Lucho, 89 min
FCP, B. Alves, 81 min
UDL, Tixier, 70 min 1-0
FCP, Quaresma, 46 min
FCP, H. Postiga, 43 min
FCP, Pepe, 41 min
UDL, P. César, 24 min
FCP, H. Postiga, 11 min
FCP, Quaresma, 6 min
FCP, R. Meireles, 2 min

Benenenses 1 - Benfica 2
CFB, Zé Pedro, 95 min
CFB, Silas, 86 min, 1-2
SLB, Simão, 82 min
SLB, Karagounis, 74 min
SLB, N. Gomes, 71 min
CFB, Dady, 64 min
SLB, Luisão, 36 min, 0-2
CFB, Dady, 28 min
CFB, Roma, 24 min
SLB, Simão, 12 min, 0-1
CFB, Dady, 6 min

Académica 0 - Setúbal 1
VFC, Binho, 53 min, 0-1

Paços de Ferreira 3 - Braga 2
SCB, Andrade, 88 min, 3-2
SCB, Wender (g.p.), 80 min, 3-1
FCP, Antunes, 58 min, 3-0
FCP, J. Paulo, 53 min, 2-0
FCP, Elias, 18 min, 1-0

Amadora 0 - Naval 0

Aves 0 - Beira Mar 0

Nacional 3 - Marítimo 2
CSM, Lipatín, 83 min, 3-2
CDN, Bruno, 69 min, 3-1
CSM, Filipe Oliveira, 2-1
CDN, Gregory (a.g.), 13 min, 2-0
CDN, B. Amaro, 9 min, 1-0

O momento actual do Sporting

O momento actual do Sporting vai de encontro ao que o GreenHeart disse e bem no Balanço da 1ª Volta da Liga Bwin. Esta 16ª Jornada só confirma o que já foi dito.

Efectivamente o Porto não mereceu a derrota em Leiria. Antes pelo contrário. Três bolas nos ferros e mais um punhado de oportunidades em condições normais garantiriam a vitória azul e branca. Mas não. Quanto acordei no Sábado disseram-me que o Porto tinha perdido. Fiquei espantado.

O Sporting, que mesmo a jogar com 10, podia ter vencido o Boavista não o fez. Pior do que isso cometeu a proeza de oferecer um penalty infantil por Rodrigo Telllo - um dos mais experientes e de ter um jogador expulso - Alecsandro - outro dos mais experientes. Os mais novos não conseguiram desfeitear a defesa axadrezada, mesmo tendo várias oportunidades de golo. Entretanto o Benfica ganhou pela margem mínima em Belém.

Assim não há hipóteses. Parece-me estulto pensar que o Porto vá perder mais pontos assim. O azar também não dura sempre. Quando se desperdiça uma oportunidade destas para encurtar a distância - é difícil pensar que o Sporting vá ser campeão. Até agora não há reforços de Inverno nem parece que existirão. O que é mais penoso é ver os recursos existentes mal aproveitados. O futuro próximo está enevoado...

Boavista 1- Sporting CP 1

Nem todos jogaram o que sabiam!!!
Um jogo onde o Sporting teve tudo para ganhar, nem todos colaboraram no jogo da equipa. Tello faz um penalty que não lembra ao diabo e Alecsandro é expulso por simular um penalty quando já tinha visto um amarelo. Lamentavel.

Jogaram:
Ricardo - Não teve qualquer intervenção dificil. Respondeu sempre bem, só não defendeu o penalty;
Caneira - Não deu um palmo de terreno no seu flanco. Defendeu bem. Esteve sempre seguro. Tenou sempre sair a jogar;
Tello - Não estava a jogar mal quando se lembrou de saltar na area de braços no ar. Não sei o que lhe passou pela cabeça. Foi uma falta de todo despropositada;
Polga - Jogo tranquilo. Sem grandes dores de cabeça. Sem autoritario e seguro;
Tonel - Igual ao Polga com o sentido de baliza adversário sempre nos olhos nos cantos. Falhou o 1-2 por pouco;
Custódio - Saiu ao intervalo quando pouco ou nada tinha feito. Está completamente fora de forma;
Nani - Foi o melhor em campo. Deu 'show de bola'. Jogou e fez jogar. Uma dor de cabeça constante para com os adversários. Pena não ter tido consequencias no resultado;
Moutinho - Mais resguardado. Fez várias posições no terreno cumpriu a sua missão;
Romagnoli - Se jogasse sempre assim seria jogador para levar em conta. O problema é que se eclipsa muito depressa;
Liedson - Marcou e lutou muito parece estar de volta aos bons tempos. Pena não ter sido suficiente;
Alecsandro - Com um cartão amarelo fazer o que fez só prejudicou a equipa. Mais um para castigar.

Jogaram ainda:
Carlos Martins - no lugar de Custodio. Depois da expulsão disse presente. Se for para continuar temos 'homem';
Miguel Veloso - no lugar de Romagnoli. Depois da expulsão de Alec, trouxe tanta tranquilidade ao sector recuado do meio campo que pareceu que estavamos a jogar com 12;
Djaló - no lugar de Moutinho. Ultimo folego mas não chegou a brilhar.

Nota final - Nesta fase perdemos o segundo lugar. Gostei da exibição porque foi constante e não deu grandes casas. Falhamos não no colecivo mas sim as falhas foram individuais. Assim não há resultado e treinador que resista.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Balanço da Primeira Volta da liga Bwin

Pois é! Uma volta já lá vai.
Temos mais do mesmo, ou seja, um segundo lugar já a 7 pontos do lider,e um ponto de avanço para o terceiro.
Não é bom nem é mau é o que temos.
Já não dependemos de nós para um hipotetico titulo da primrira liga, as 2 derrotas em casa (com paços e benfica) penalizam tal realidade. Pior tambem não conseguimos ganhar ao Porto (empate a 1-1).
Não se avizinha nada fácil a nossa segunda volta deslocações ao Bessa, Braga, Luz e Dragão não mostram nada de novo no horizonte leonino.
A equipa é muito instavel. Tem potencial, é verdade mas tambem é demasiado jovem. Paulo Bento tem gerido como lhe é possivel um plantel com 10 jogadores formados na escola de Alavalde. Mas o pior é que os reforços que chegam ou não tem qualidade de mais valias ou então nunca se afirmam. É o estranho caso desta época. De Paredes e Farnenrud garanto que esperava muito mais até porque são jogadores internacionais dos respectivos paises e que costumam estar presentes nas grandes montras de futebol de selecções. Paredes por exemplo considerei-o o melhor jogador da selecção paraguaia no ultimo mundial.
Depois Bueno e Alecsandro. Bem são dois tapa buracos que se virmos bem não jogariam em muitos clubes em Portugal, e o motivo não seria pelos salarios auferidos. Bueno é um jogador esforçado e pouco mais do que isso. Alecsandro, até tem potencialidades, mas fico com ideia que o Deivid era melhor.
Outra observação, esta mais positiva tem haver com a continuação na aposta nos jovens da Academia. Se Moutinho e Nani já são certezas, por confirmar temos o já eterno e indisciplinado Carlos Martins, Miguel Garcia(terá este jogador já atingido o topo de carreira quando nos colocou numa final europeia), Yannick, Custódio (já teve melhores momentos) e Rui Patricio. Num pantamar mais acima já coloco o Miguel Veloso que tem pinta de jogador falta a afirmação definitiva no onze inicial para atingir o lugar de destaque de Moutinho e Nani.
Ultimo ponto a falta de reforços de inverno tambem não vem dar muita esperança no que falta de campeonato. Sem dinheiro não há equipas competitivas, e como não há dinheiro...
Vamos ver, mas não tenho um grande sentido optimista!!!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

O Sistema

Dias da Cunha quando falava do Sistema sabia do que falava. Neste LINK podem confirmar as suas suspeitas.

Abaixo transcrevo a notícia do Correio da Manhã.

Marinho Neves, ex-jornalista e autor do livro ‘Golpe de Estádio’, que versa sobre a temática da corrupção no futebol português, revelou ontem ter trabalhado secretamente durante seis anos para o Sporting, tendo sido contratado em 2000 pelo antigo presidente Dias da Cunha, para o manter informado sobre os jogos de bastidores da modalidade. O tal ‘sistema’ de que tanto falou.

Durante a cerimónia de relançamento do livro (ver caixa), Marinho Neves explicou que a sua colaboração terminou quando Dias da Cunha se demitiu, “devido às guerras internas no clube, instigadas por pessoas que ainda lá estão”. Segundo fez saber, os relatórios confidenciais por si elaborados e destinados ao antigo presidente já estavam a chegar, em determinado momento, “a pessoas do Norte”.

Sem mencionar nomes, explicou como as coisas se passavam: “Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros desig-nados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha. Mas essas informações acabavam por não chegar ao técnico José Peseiro, que assim não podia avisar antecipadamente os jogadores no sentido de não reagirem às provocações”.

O jornalista disse ainda que Dias da Cunha, com base na informação recolhida por ele, Marinho Neves, tentou a regeneração do futebol através de uma aliança com Luís Filipe Vieira, “mas logo aí houve anticorpos dentro do clube, contrários a essa aproximação”.

Confrontado com o teor destas afirmações, Miguel Salema Garção, director de Comunicação do Sporting, confirmou ter existido uma colaboração entre Marinho Neves e o clube e deu a conhecer a posição dos actuais dirigentes: “O dr. Dias da Cunha sempre recebeu total solidariedade dos dirigentes que ainda estão no Sporting na sua luta pela regeneração do futebol português. O actual presidente entendeu cessar essa colaboração porque escolheu outras formas de lutar por essa regeneração, nomeadamente com uma participação activa na Direcção da Liga.”

"NÃO PRECISEI DE DORMIR COM PINTO DA COSTA"

Volvidos dez anos sobre a publicação do romance ‘Golpe de Estádio’, obra que relata práticas de corrupção no mundo do futebol, o jornalista Marinho Neves relançou ontem a obra e prometeu para breve um novo livro, agora não ficcionado. “As práticas relatadas no ‘Golpe de Estádio’ estão mais actuais que nunca. Mas mal o processo ‘Apito Dourado’ saia do segredo de justiça, avanço com um livro, desta vez não ficcionado, sobre todo o processo, com nomes e factos”, revelou.

Sobre o ‘Apito Dourado’, Marinho Neves só diz, por agora, que “muitas pessoas vão ficar surpreendidas com os resultados. Toda a gente vê Pinto da Costa como o ‘monstro’, mas antes dele outros cairão”.

Sobre o livro de Carolina Salgado, Neves diz que não precisou “de dormir com Pinto da Costa para saber mais sobre ele que a própria Carolina”.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Num país à beira mar plantado, acontecem coisas...

(a) Na mesma altura em que se discute ou se pretende fazer crer que se discute a temática relacionada com a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em Portugal – não esquecer que o Referendo sobre o assunto será realizado dia 11 de Fevereiro de 2007 – (b) fomos surpreendidos com a sentença, bárbara, proferida pelo Tribunal de Torres Novas a um homem que está convencido que é o pai de uma menina que adoptou com poucos meses de vida. O Tribunal aplicou-lhe seis anos de prisão efectiva e uma multa, tudo isso por o considerarem um “criminoso que praticou um sequestro agravado”.

Sobre o Referendo está previsto que a campanha oficial se inicie em 30 de Janeiro e termine a 9 de Fevereiro, nele, certamente, estarão envolvidos profundamente os movimentes constituídos para o efeito (15) pelo NÃO e (5) pelo SIM.
Os partidários pelo NÃO pretendem a continuidade da actual lei. Esta apenas permite o aborto quando a gravidez representa risco para a vida da mulher ou para a sua saúde no caso de malformação fetal ou quando a gravidez resulta de violação. Os partidários pelo SIM consideram a actual lei restritiva e pretendem uma nova que garanta a despenalização até às 10 semanas com a consequente descriminalização.
Segundo dados fornecidos pela Associação para o Planeamento Familiar terão sido praticados em 2006 e em Portugal, 23000 abortos. Destes, 18000 terão sido realizados de forma clandestina.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aborto só existe quando o peso do embrião ou feto atinge 500g – este peso atinge-se às 20/22 semanas de gravidez. O aborto ocorrido antes das 4 semanas de gestação é considerado – sub-clínico. O ocorrido entre as 4 e 12 semanas de gestação é considerado – precoce.
A educação sexual ministrada nas escolas portuguesas é e sempre foi diminuta. Os serviços públicos responsáveis pelo planeamento familiar funcionam deficientemente. A situação da gravidez ocorrida em Portugal, na fase da adolescência, atinge valores elevados – 25 em cada 1000 adolescentes (dos mais elevados da Europa).
Uma parte significativa dos deputados pertencentes ao grupo parlamentar do PSD é partidário do SIM. Na maior parte dos países Europeus o IVG está despenalizado. Na UE é legal e clinicamente assistido, excepto – Malta, Polónia e Portugal.
Prevê-se que, em média, cada aborto custará ao SNS € 360.

Sobre a sentença proferida pelo Tribunal de Torres Novas convém ter presente o seguinte: A menina, o ser humano mais desprotegido e importante neste caso, vai completar no dia 12 de Fevereiro próximo 4 anos de idade. Foi adoptada, ainda bebé, por uma jovem família que não tinha filhos e os desejava; A criança nasceu no interior do país e foi fruto de uma relação ocasional e pouco duradoura. Na altura, a mãe biológica procurou o pai biológico o qual, quando confrontado, pensou que o bebé não era seu e nada fez, na altura, para se certificar. A pobre mulher, emigrante e sem condições materiais, acabou por entregar a criança aos pais adoptivos que considerou terem condições para a educarem e naturalmente amarem. Entregou-lhes o bebé e um papel a testemunhar a situação ocorrida; A criança foi integrada e, caso fundamental, também se terá afeiçoado plenamente à família adoptante; Tudo poderia ter continuado assim não fosse a preocupação dos pais em legalizar rapidamente a situação; É neste contexto que o pai biológico, após ter sido obrigado pelo Tribunal a efectuar um teste de paternidade e após saber do resultado vem a reivindicar a posse da criança; Os pais adoptivos recusam entregar a criança e passam, à luz do Tribunal, a serem considerados, imagine-se, presumíveis raptores.

Dois acontecimentos sem qualquer, aparente, conexão entre si. Em comum envolvem paixão intensa e uma grande necessidade de justiça. Paixão e Justiça são matérias sempre, acrescidamente, importantes e gratas ao mundo que envolve o futebol e daí a nossa preocupação em trazê-las aqui, a este sitio incluído, orgulhosamente, num país à beira mar plantado e onde também acontecem coisas....
No caso vertente matérias que nos dizem, profundamente, respeito e que por isso nos mereceram, também, a maior atenção.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)

domingo, janeiro 21, 2007

Fim do Dakar 2007

Já terminou mais uma edição do Rali Dakar. Este ano partiu de Lisboa pela 2ª vez com bons resultados para os pilotos portugueses. Todas as classificações neste LINK.

Photobucket - Video and Image Hosting

Carlos Sousa foi o melhor português nos ligeiros. Ficou em sétimo lugar depois de um dia aziago em que perdeu várias horas, uma das quais à procura do seu co-piloto. Face ao que aconteceu aos seus irmãos legítimos da Volkswagen teve "sorte" com o veículo pois terminou a prova. Para o ano há mais e esta prestação foi mais uma confirmação do piloto de Almada.

Photobucket - Video and Image Hosting

Hélder Rodrigues foi o quinto classificado nas motos. Foi a melhor prestação portuguesa neste sector. Parabéns pela facto. Nas motos deixo uma palavra de pesar pelas duas mortes acontecidas neste edição da prova. As duas rodas são as mais dadas a acidentes onde quer que seja e aqui não foram excepção. Deus tenha um Paz os falecidos.

Para finalizar quero deixar uma palavra de apreço e elogio a todos os portugueses que participaram nesta edição deste rali. Aos conhecidos e aos desconhecidos, aos que terminaram e aos que desistiram, aos homens e às mulheres, aos que tinham co-piloto e aos que não tinham. É verdade existia um carro só com piloto. Parabéns a todos os participantes e à Organização.

Sporting CP 2 - Rio Ave FC 1

Exibição calma.
Jogo de recupração após o acidentado jogo de Belem. O Rio Ave veio a Alvalade tentar disputar o encontro e até não se pode acusar a equipa de Vila do Conde de colocar o autocarro em frente à baliza.
Fica para a história o resultado e a pasagem à eliminatória seguinte:
Jogaram:
Tiago; Caneira, Tello (boa exibição), Polga e Miguel Veloso (volta a reclamar titularidade); Custodio, Romagnoli, Nani e Moutinho (voltou a ser patrão); Liedson (um golo) e Alecsandro (golo a meias com o defesa do RA).

Jogaram ainda:
Pereirinha no lugar de Romagnoli; Djaló no lugar de Alecsandro e Abel no lugar de Caneira.

Nota final - Passaram já 21 dias e ainda não há reforços de inverno. Começo a ficar com ideia que não vai haver, pena pois a equipa é curta apesar de alguns bons talentos individuais.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Golos do Liedson 2005/2006



A recordação do nosso artilheiro mor na época transacta.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Ainda sobre a Bancada Central - ALTERNATIVAS

O bom senso aconselhava algum tempo de espera. Um período de reflexão e por fim os esclarecimentos julgados convenientes e adequados às circunstâncias.

Entretanto nada disso ocorreu, bem pelo contrário, muito silêncio e como é apanágio da pátria, alguma boateira para alimentar os espíritos ávidos do “nada fazer”, e assim deixar passar o tempo….Com o tempo vem o esquecimento e assim arruma-se definitivamente o assunto.

Vem isto a propósito do fim do programa radiofónico BANCADA CENTRAL, “decretado”por comunicado emitido pela direcção da TSF – Rádio Noticias em 03 – 01-07.

Sobro o conteúdo do citado comunicado nada a dizer de relevante, a não ser que é curto e que esperávamos muito mais. Por isso esperámos.

A TSF – Rádio Noticias habituou-nos, ao longo dos tempos, ao tratamento inteligente e progressivo de todos os seus conteúdos emitidos (sociais, económicos, financeiros, políticos e desportivos), sempre realizados na perspectiva do interesse dos ouvintes e do seu inalianável direito à informação. Por isso era considerada, por todos os quadrantes, uma rádio independente e livre. Eticamente e deontologicamente impecável, sem reparos de maior. A TSF teve o condão da mudança, tornando e transformando a informação por si tratada, nalguns casos, em acontecimento. Por vezes era ela que marcava a agenda informativa tendo, sempre, como horizonte e em primeiro lugar, o interesse do ouvinte.

Independentemente das razões assistidas, que fique claro que sobre isso mantenho o conteúdo integral daquilo que já tive oportunidade de escrever, a direcção da TSF deveria, na altura e antes de tomar a decisão de acabar com o programa e na defesa do elementar direito à informação dos seus ouvintes e participantes, ter esclarecido e porventura escutado a opinião dos mesmos em tempo útil.

Nada disso fez e com isso traiu os vínculos de confiança e dedicação estabelecidos e que perduravam há cerca de 12 anos – justamente a idade do referido programa.

É um facto que o conteúdo da BANCADA CENTRAL e o seu formato necessitavam de reforma – porque urgente e necessária – de forma a se eliminarem vícios e comportamentos e com isso criar um novo clima de convivência mais saudável e enriquecedor. Julgo, aliás, que muitos já tinham sentido essa necessidade. Por isso era imperioso dar um salto – um salto – inteligente, um salto que em tempos a TSF – Rádio Noticias nos tinha habituado a não ter dificuldade em dar.

Porque o tempo corre a uma velocidade estonteante e também, porque não dizê-lo, porque o tempo é também feito de mudanças e de novas vontades, urge, portanto abraçar um novo projecto.

Nessa perspectiva está previsto ir para o ar no RCP (Rádio Clube Português) em FM – 104.3 – um novo programa desportivo, realizado e dirigido por Fernando Correia de segunda a sexta-feira no horário das 22h às 24h.
A primeira edição está prevista para 29 de Janeiro de 07 (segunda-feira).

Lá estaremos participativos – respeitando sempre o contraditório e o direito à informação – de forma clara e transparente.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Golos da Jornada 15

Setúbal 0 - Naval 3
ANM, Mário Sérgio, 85 min, 0-3
ANM, Nei, 49 min, 0-2
ANM, Fajardo, 10 min, 0-1

Académica 0 - Benfica 2
SLB, Léo, 88 min, 0-2
SLB, Simão, 47 min
AAC, Kaká, 41 min
SLB, Nuno Gomes, 37 min
AAC, Miguel Pedro, 34 min
SLB, Katsouranis, 30 min
SLB, Katsouranis, 28 min
AAC, F. Teixeira, 13 min
SLB, R. Rocha, 2 min, 0-1

Belenenses 0 - Sporting 0
SCP, Custódio, 78 min
SCP, Carlos Martins, 66 min
CFB, Zé Pedro, 64 min
CFB, Silas, 51 min
SCP, João Moutinho, 36 min

Boavista 1 - Marítimo 1
BFC, Kazmierczak, 45 min, 1-1
CSM, Marcinho, 20 min, 0-1

Nacional 0 - Braga 0

Paços de Ferreira 1 - Beira Mar 0
FCP, Luiz carlos, 80 min, 1-0

Aves 0 - Porto 2
FCP, Quaresma, 91 min, 0-2
FCP, Quaresma, 82 min
FCP, Quaresma, 73 min
FCP, Postiga, 48 min
FCP, Quaresma, 39 min
FCP, Lucho, 8 min, 0-1

Leiria 0 - Amadora 0

sábado, janeiro 13, 2007

CF Belenenses 0 -Sporting CP 0

Photobucket - Video and Image Hosting

Aí está novamente o campeonato, após esta inexplicável paragem de quase 1 mês a meio da época.
A paragem de todo não foi benefica para o Sporting. Perdeu mais 2 pontos por culpa própria. Foi uma equipa certinha a defender, que não teve grandes sobressaltos defensivos mas cujo meio-campo não funcionou. Passou mesmo ao lado do jogo. O ataque foi vitima de um maio-campo inexistente, e quando assim é não é possivel marcar golos.

Jogaram:
Tiago - Tranquilo e sempre bem entre os postos. Teve um sobressalto que foi bem resilvido;
Caneira - Fez um jogo calmo e tranquilo. Pelo seu flanco o adversário não entrou uma vez e tentou atacar muitas vezes;
Ronny - Como é possivel uma qualquer equipa ter um DEFESA ESQUERDO que não sabe defender. Se é só para marcar livres e cantos não faz grande falta. Falta senido tactico a este jogador;
Tonel - Impecável. Secou o Zé Pedro.
Polga - Melhor jogador do Sporting. Jogou e liderou os processos defensivos. Esteve sempre atento às dobras e às falhas de Ronny. Bom jogo;
Custódio - Só apareceu com a expulsão de Carlos Martins. Até aos 66 minutos se jogou não se viu;
Carlos Martins - O que fazer com um jogador que teve problemas nos ultimos 4 jogos, não tendo sido convocado, e neste jogo para além de ter jogado muito mal, não conseguiu uma unica vez levar a equipa para o ataque, num minuto ve 2 cartões amarelos por estupidez. Se está contrariado para o ano pode jogar no Olivais e Moscavide;
Farnenrud - É um jogador para a equipa que não brilha individualmente. E o jogo necessitava de rasgos individuais. Saiu ao intervalo;
Moutinho - Não se salvou do naufragio do meio campo, não conseguiu um unico lance digno de apontamento, tirando o facto de ter falhado a melhor e unica oportunidade de golo do Sporting;
Alecsandro - Para esquecer. Ou estava fora-de-jogo ou não estava em jogo se quer;
Liedson - Lutou muito. Foi massacrado pelos defesas contrarios, e acabou o jogo abandonado na frente a fazer sprints para a baliza. Se hoje o jogo que fez foi este desta vez não foi culpa sua.

Jogaram ainda:
Yannick - Ao intervalo no lugar de Farnenrud. Alguns apontamentos individuais e pouco mais;
Pereirinha - No lugar de Alecsandro. Estreou-se na primeira equipa do Sporting aos 18 anos;
Veloso - No lugar de Ronny. Estabilisou o flanco esquerdo da defesa e tornou-a segura. Ajudou ao melhor Sporting do jogo, os ultimos 15 minutos.

Nota final - Que mal que jogou o meio campo do Sporting até à expulsão do C. Martins. Só depois acordaram. Não percebi a atitude com que encararam este jogo. Este jogo era para ganhar e não para empatar. E vamos ver se o CM não fez o seu ultimo jogo com a camisola do Sporting. Tenho pena já que é um jogador com potencial, mas assim não vale a pena apostar nele.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Algures na Década de 90... 2



...mais precisamente na época de 92/93 aconteceu o que se pode ver neste video. Kostadinov, bom futebolista - mas aqui com as costas quentes do sistema, deu uma peitada no fiscal de linha que correctamente assinalou falta contra o Porto por mão do jogador búlgaro. O sistema no seu esplendor.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Francis Obikwelu - Atleta Europeu do Ano 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

Abaixo transcrevo notícia da Bola sobre este prémio ganho por este atleta sportinguista.


Francis Obikwelu, campeão da Europa de 100 e 200 metros, foi eleito Atleta Europeu do Ano de 2006, anunciou esta terça-feira a Associação Europeia de Atletismo.

O português de origem nigeriana vê assim reconhecidas as suas excelentes prestações no ano transacto, durante o qual ganhou 16 das mais importantes corridas de 100 metros e seis de 200.
«Este prémio tem um grande significado para mim e sinto-me muito honrado com esta distinção. Tive uma época realmente muito boa em 2006 e este prémio é a cereja no topo do bolo», disse um rejubilante Obikwelu.

Obikwelu foi nomeado atleta do ano com quatro pontos, ficando à frente do campeão europeu do lançamento do disco, o lituano Virgilijus Alekna (seis pontos), e do lançador de dardo Andreas Thorkildsen, da Noruega (nove pontos). A pontuação resultou da soma da posição de cada atleta nas três categorias de votação: a imprensa e o público votaram em Obikwelu para primeiro lugar, enquanto o resultado dos votos das federações posicionou-o em segundo, daí resultando quatro pontos (1+1+2).

sábado, janeiro 06, 2007

Dakar 2007 - 2ª Edição

Aqui ficam mais imagens da preparação do "Circo" que saiu hoje da Praça do Império.


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

sexta-feira, janeiro 05, 2007

ADEUS À BANCADA CENTRAL

Photobucket - Video and Image Hosting

A direcção da TSF - Rádio Notícias despediu ontem Fernando Correia e simultaneamente decidiu cessar a emissão do programa desportivo Bancada Central que era dirigido pelo citado jornalista. Foi ainda decidido que Fernando Correia deixasse de relatar aos microfones da TSF os jogos de futebol.

Para tão radicais decisões – ontem mesmo já não foi para o ar o referido programa - a direcção da cadeia de rádio referiu ser seu entendimento existir uma incompatibilidade entre o exercício de um cargo de director de jornal e as funções que vinha a desempenhar na TSF.

Efectivamente Fernando Correia envolvera-se recentemente num projecto editorial novo, no âmbito dos jornais desportivos, designadamente o “Diário Desportivo” o qual vai estar nas bancas a 8 de Janeiro. O jornal terá uma tiragem inicial de 100 mil exemplares a serem distribuídos, gratuitamente, nas duas principais cidades do país, terá 24 páginas de texto nos primeiros quatro dias da semana e 32 à sexta. Oito páginas diárias de anúncios classificados serão a sua única fonte de receitas. Outra particularidade desta edição jornalística é a de não pretender ser um jornal só da bola, mas fundamentalmente privilegiar outras modalidades desportivas insuficientemente tratadas na imprensa da especialidade.

A imprensa desportiva existente actualmente no mercado é constituída por três jornais diários, pagos, a saber: A BOLA (€ 0,70); RECORD (€ 0,70); O JOGO (€ 0,75).
De acordo com a empresa auditora “APCT” os dois últimos diários citados, nos primeiros nove meses do passado ano, perderam 7,6% e 9% de taxa de circulação paga. Para “A BOLA” não existem, presentemente, dados disponíveis.

Fernando Correia acaba de celebrar 50 (cinquenta) anos como profissional da comunicação social, a grande maioria deles ligados à informação desportiva escrita e radiofónica.

Estava ligado à TSF há 17 anos. O programa Bancada Central é, seguramente, o que tinha maior audiência e longevidade (12 anos) na citada estação radiofónica.

Paralelamente à sua actividade jornalística era professor convidado numa prestigiada universidade portuguesa, precisamente, para leccionar uma cadeira na área da comunicação social, a qual tratava, entre outras, de ética e isenção desportiva.

Para muitos, incluindo o autor deste artigo, Fernando Correia é hoje considerado, justamente, o decano do jornalismo desportivo português.

Curiosamente o programa Bancada Central vinha ultimamente comentando insistentemente o caso “APITO DOURADO”.

Curiosamente a TSF e o jornal “O JOGO” pertencem a um grupo de comunicação social (CONTROLINVESTE/LUSOMUNDO SERVIÇOS) controlada pelo sr. Joaquim Oliveira.

Curiosamente, o sr. Joaquim Oliveira é hoje considerado um dos homens que mais influência e controlo têm no futebol português.

Nesta perspectiva e por agora, quero deixar aqui o meu testemunho de solidariedade, de apreço e profundo respeito ao ilustre cidadão e jornalista Fernando Correia.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Dakar 2007

Ele aí está nas nossas ruas. Aqui ficam as nossas fotos.

Photobucket - Video and Image Hosting

Oficina Móvel da Nissan

Photobucket - Video and Image Hosting

Frente de um Jeep Nissan

Photobucket - Video and Image Hosting

Traseira de um Jeep Nissan

Photobucket - Video and Image Hosting

Traseira de Camião de competição de equipa desconhecida

Photobucket - Video and Image Hosting

Frente de Camião de competição de equipa desconhecida

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Parabéns GreenHeart...

... pelo voto obtido para Blogger do Ano na FBF Blog Awards 2006, como se pode comprovar AQUI!

F. C. Barcelona – Més que un club

Recentemente tive a oportunidade de visitar a cidade de Barcelona. É uma cidade agradável, com um centro histórico bem cuidado, ao contrário das nossas duas principais cidades. É uma cidade da Aldeia Global, isto é, para além das ligações à América Latina é um ponto de ligação entre a Ibéria, o Mar Mediterrâneo e a Europa dita Ocidental.

Para um simpatizante do desporto rei, ir a Barcelona e não ir ao Camp Nou é como ir a Roma e não ver o Papa. Lá fui eu. Saí na estação do Metro de Colblanc. A primeira edificação que avistei foi uma gasolineira da GALP… Palmilhando mais umas centenas de metros pude ver à direita Camp Nou. Imponente como seria de esperar. Dando a volta à cerca vi o Pavilhão, Loja e Museu, já para não falar na pista de gelo coberta. Do lado esquerdo da rua estava outro estádio. Este mais pequeno.

Tinha as dimensões aproximadas do Estádio do Estrela da Amadora. Eu já sabia o que era esta edificação – O Mini Estádio. Sim, também é do F. C. Barcelona. “Só” tem 30.000 lugares e serve de campo do Barcelona B e de campo de treinos. No entanto o F. C. Barcelona também tem instalações semelhantes às da Academia de Alcochete, fora do centro da cidade.

Não consegui bilhetes para o jogo Barcelona – Villareal. Além do mais podia chover, o Camp Nou é descoberto e eu estava constipado. O que fiz? Vi a grandeza deste clube num restaurante. Quando Ronaldinho fez o melhor golo da sua carreira o restaurante ficou estupefacto e babado a olhar para a TV. São destas estrelas que se faz o Barcelona. Também dos seus milhões de apoiantes de uma região com língua própria dentro de Espanha. Como afirmam os catalães – a Nação catalã. Daí o título deste post – mais que um clube. Mas também dos seus fãs a nível Mundial. Vi belgas, holandeses, alemães e estes japoneses com quem conversei. Esta foto demonstra a dimensão planetária deste clube.

Photobucket - Video and Image Hosting

Um aparte. Na área circundante ao estádio está um velho autocarro com antigas estrelas do futebol Mundial. Estão lá futebolistas blau-granas bem com, Eusébio (Sporting de Lourenço Marques), Bobby Charlton (Manchester United), Altafini (Milão), Pele (Santos) e Di Stefano (Real Madrid). Sim está lá um jogador do branco inimigo figadal. Aqui se pode ver o Fair Play do Barca.

Escrevo este artigo, pois penso que o F. C. Barcelona pode funcionar como benchmarking para o nosso Sporting. Isto em termos de ecletismo, globalização e tentativa de conquista de títulos.

Ecletismo – Já falei aqui sobre isto. O Sporting sendo o clube mais eclético para cá da fronteira devia tentar estar presente noutros desportos, nomeadamente o Ciclismo. Isto sem perder de vista o seu equilíbrio financeiro.

Globalização – Apesar do Sporting não ter nem de longe nem de perto 8 milhões de simpatizantes na sua região de origem pode captá-los noutros continentes. Como?

A página na Internet deste clube catalão está em cinco línguas. Três expectáveis: Catalão, Espanhol e Inglês. Duas menos expectáveis: Chinês e Japonês. Corrigo, também expectáveis. Hoje em dia se um clube quer ter uma dimensão mundial deve tentar penetrar nos mercados chinês – 1/6 da população mundial – e japonês – potência económica com poder aquisitivo e emergente no futebol mundial.

Este seria um exemplo a seguir pelo Sporting Clube de Portugal. Como sabemos há uma grande comunidade chinesa em Portugal. Este é um veículo de passagem privilegiado da marca Sporting para o Império Vermelho. E uma página em Chinês também passa para lá da Muralha da China. Quanto aos japoneses justifica-se pelo potencial económico a página em japonês.

Conquista de Títulos – O Sporting joga sempre para ganhar. E assim deve continuar de forma a tentar bater o seu principal adversário nesta luta a vários desportos. Como todos sabem o Barcelona é o 1º clube que mais títulos tem a nível mundial seguindo-se imediatamente a seguir o Sporting Clube de Portugal!

terça-feira, janeiro 02, 2007

Futebol e Justiça Fiscal

Ouvi há pouco no Telejornal que os jogadores de futebol vão boicotar os campeonatos de futebol se não forem atendidas as suas pretensões de benefícios fiscais devido ao estatuto de profissão de desgaste rápido.

Falando curto e grosso digo o seguinte - Pois boicotem!

Porquê? Porque:

  1. Os futebolistas quando começam a jogar já têm a noção de que o período de vida profissional é curto e há que fazer como a formiga - amealhar para o futuro ou para mudar de profissão sem sobressaltos. Têm também a noção que os altos rendimentos, caso os aufiram, são irrepetíveis;
  2. Quando terminam as suas carreiras podem programar um tempo sabático para obter formação profissional e ingressar numa nova carreira, eventualmente totalmente diferente da de futebolista;
  3. Nos casos dos mais beneficiados pelo talento e pela sorte podem "limitar-se" a gerir o património e gerar novas receitas;
  4. Nos casos em que há lesões, quer a entidade patronal, quer o próprio jogador podem fazer um seguro profissional que acautele estas situações, nomeadamente uma impossibiliade total do exércicio desta profissão.

Não há assim desculpas para que esta categoria profissional seja tratada de modo diferente do comum dos mortais. Comum dos mortais esse que pode ganhar um salário médio ou também pode ganhar mensalmente um salário que tenha uma retenção na fonte à taxa mais elevada. Em ambos os casos não há ninguém que lhes dê benefícios fiscais. No caso do mais afortunado o seu rendimento elevado também pode ser temporário e não permanente. Só que não faz piruetas ou marca golos que lhes dêm um estatuto fiscal privilegiado.

Sendo assim, sou da opinião que devemos boicotar o boicote. Se for avante devemos ir para os estádios com tarjas a dizer que não temos estatutos fiscais privilegiados. Senhores futebolistas - dêem-se ao respeito se querem ser respeitados.