Hoje vou escrever sobre o assunto acima referido. Vou cingir a minha análise aos três grandes e ao Braga.
FC Porto
Teve uma entrada discreta e com poucas probabilidades de se qualificar quando tinha terminado a 2ª Jornada. No entanto tinha enfrentado os opositores mais fortes – Arsenal e CSKA Moscovo. Na dupla jornada seguinte ganhou 6 pontos ao mais fraco – Hamburgo. Na 5ª Jornada ganhou muito inteligentemente 3 pontos em Moscovo. Faltava-lhe um ponto na última jornada contra o Arsenal. E foi isso que conseguiu. O factor crítico de sucesso foi a vitória em Moscovo. A surpresa ao marcar as dois minutos baralhou por completo a estratégia que Gasev inha delineado para o jogo. A partir daí foi gerir os acontecimentos.
Benfica
Como eu esperava o Benfica foi para a Taça UEFA. Para mim a eliminação do Manchester United no ano passado na fase de grupos foi um erro pontual. Também para mim o Celtic tem uma equipa melhor que a dos encarnados e com mais traquejo europeu. Já o Copenhaga foi a equipa mais fraquinha mas não tanto como se esperava. O factor crítico de sucesso do Benfica foi a capacidade de se transcender nas noites europeias, tão característica deste clube no passado. No entanto, actualmente, o ponto de partida não permite transcendências tão elevadas como no passado.
Sporting
Entrada de Leão, Saída de Sendeiro. O provérbio diz à risca o que se passou com o nosso Sporting. Com quatro pontos no fim dos dois primeiros jogos já havia pessoas que pensavam nos oitavos de final da Champions League. Eu não previa tanto mas também não esperava descalabro tão grande. Quem se bate de igual para igual com Inter de Milão e Bayern de Munique cai aos pés de uma fraca equipa russa quando o empate era suficente. Sem sucesso não há factor crítico... Decepcionante e abaixo das expectativas.
Braga
Os minhotos estiveram bem não sofrendo com a mudança do treinador. Notou-se aqui o trabalho de Jesualdo Ferreira, os automaismos e a experiência de vários jogadores. O sorteio que proporcionou as duas vitórias em casa e estas foram determinantes na passagem à fase seguinte. Factor crítico de sucesso – Trabalho continuado de Jesualdo e dos seus seguidores e pupilos derão este resultado e a boa prestação caseira. Não houve quebras.
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Época Europeia Portuguesa (1ª Metade)
Publicada por António Gouveia à(s) 18:41 |
Etiquetas: AG, Liga dos Campeões 2006/2007, Taça UEFA 2006/2007
sábado, dezembro 23, 2006
Boas Festas
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Gato Fedorento e Pinto da Costa
Aqui fica a História nunca contada de Pinto da Costa - versão Gato Fedorento. Com se ninguém soubesse...
quinta-feira, dezembro 21, 2006
União Madeira 1 - Sporting CP 3
E de repente os dias da rádio voltaram!!
Publicada por Greenheart à(s) 19:48 |
Etiquetas: GH, Taça de Portugal 2006/2007
Já agora convém lembrar que ...
Para além do importantíssimo “Apito Dourado” que eu preferiria que se chamasse “A Corrupção no Futebol Português”, gostaria também aqui de mencionar outros casos e factos que, pela sua importância e acuidade, devem ser recordados:
- O caso Mateus, cujos desenvolvimentos futuros serão importantíssimos para o futebol português e porventura europeu;
- As politicas de Impostos e das Contribuições para a Segurança Social previstas no futuro para o futebol profissional;
- A situação actual sobre o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes profissionais das dívidas ao Fisco e à Segurança Social, a seu tempo, negociadas e afirmadas por quem de direito;
- A constituição do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, como arguido no caso Mantorras;
- O caso José Veiga que envolve o jogador João Pinto e o Sporting;
- O caso de doping que envolve o jogador Nuno Assis e que está a ser analisado em Lausana (Suiça) pelo Tribunal Arbitral do Desporto;
- A rocambolesca e caricata constituição da lista de Gilberto Madail para o seu novo mandato à frente da Federação Portuguesa de Futebol;
- A nova lei de Bases do Desporto a constituição e preparação dos mecanismos mínimos para a sua aplicação e entrada em vigor;
- O Estatuto do Dirigente Desportivo e as incompatibilidades concomitantes.
Esta minha preocupação tem a ver, unicamente e essencialmente, com a convicção de que os problemas de corrupção que afectam o futebol em Portugal não se esgotam nem se ultrapassam com a resolução do citado caso “Apitado Dourado”. Provavelmente, como normalmente é apanágio neste tipo de situações, precipitámo-nos nas expectativas criadas em torno deste caso. Alguns, já prevêem, a obtenção de resultados finais magros.
Por isso e não só, convém lembrar que existem outras coisas e casos que não nos devemos esquecer e de resolver a bem do futebol português.
Nota: como estamos no início de uma quadra festiva importante gostaria aqui de deixar a todos, os que gostam e não gostam do ALVALÁXIA, os meus votos de BOAS FESTAS.
Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)
Publicada por Pedro Vieira à(s) 17:57 |
Etiquetas: Instituições e Legislações, PV
UEFA Team of The Year
Aqui ficam as minhas escolhas para a Equipa do Ano da UEFA.
Pode votar AQUI
Publicada por António Gouveia à(s) 11:02 |
Etiquetas: AG, Futebol Internacional
terça-feira, dezembro 19, 2006
Algures na Década de 90...
Aconteceu o que se pode ver neste video. Um jornalista agredido por três adeptos portistas. Foi a Censura à Verdade que o jornalista pretendia transmitir. O que torna a situação ainda mais caracata é que um dos agressores circula impunemente entre os dirigentes azuis e brancos.
Aqui fica só para relembrar que a história azul e branca também se faz de verdades gobellianas.
segunda-feira, dezembro 18, 2006
A propósito do "Apito Dourado"...
Vale a pena citá-las:
No sábado JV disse-nos e para o efeito citou um compatriota seu, que nos tempos que correm não existe jornalismo mas sim jornalistas. Disse ainda que na ausência de espectáculo futebolístico de qualidade a alternativa a esta deficiência é substituí-la pelo jornalista;
No domingo FS escreveu que a partir dos acontecimentos recentes – a publicação do livro de Carolina Salgado sobre a sua relação com Pinto da Costa e a nomeação da procuradora Maria José Morgado para dirigir o processo instrutório referente ao “Apito Dourado” - as coisas mudaram radicalmente e nunca mais voltarão a ser como eram.
Portugal é um país que sente como poucos o futebol. Por isso vive permanentemente e intensamente o fenómeno, quase sempre de maneira doentia e algumas vezes de forma esquizofrénica. Por isso os seus adeptos são facilmente manipulados através da exacerbação dos seus sentimentos – paixão, ódio e inveja, sobretudo por este último. É curioso constatar que grande parte do escândalo “apito dourado” está centrado, a montante e a jusante, na inveja.
Uma parte significativa dos portugueses são benfiquistas, os restantes são sportinguistas e portistas. A “estrutura sentimental” do fenómeno futebolístico em Portugal é complexa.
Em Portugal existem três diários desportivos em que, permanentemente, o tema principal é sempre o futebol. Os jornais vendem-se porque falam de futebol e fundamentalmente e em primeiro lugar, do Benfica.
Portugal é um país pobre economicamente e possui níveis culturais muito baixos. As pessoas, praticamente, não lêem e quando lêem elegem os jornais desportivos e de preferência aquilo que está directamente relacionado com o seu emblema.
Por vezes diz-se que a “revolução do 25 de Abril” ainda não chegou ao futebol e às suas organizações. Por isso a prepotência, a incompetência, a corrupção e a falta de transparência se encontram ali fortemente instaladas.
Ainda e de acordo com JV e FS, aqui citados inicialmente, concluímos que a falta de qualidade dos espectáculos futebolísticos praticados hoje em Portugal poderá, de alguma forma, ser superado futuramente pela “excelência” editorial de alguns dos nossos habituais escribas e já agora, porque convém, adornados com os apitos adequados às circunstâncias.
Para terminar gostaria de dizer que não ficarei admirado, que a partir de agora, surjam outros apitos com sons e cores diferentes.
Nota: A propósito do recente aniversário do ALVALÁXIA (2 anos) gostaria aqui de dar os parabéns ao António Gouveia e ao Greenheart pelos excelentes resultados editoriais alcançados e desejar os maiores êxitos futuros, de preferência e se possível com inovação.
Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)
Publicada por Pedro Vieira à(s) 23:27 |
Etiquetas: Futebol Português, PV
domingo, dezembro 17, 2006
Golos da Jornada 14
Sporting 1 - Académica 0
SCP, Liedson, 77 min
SCP, Liedson, 56 min
SCP, M. Veloso, 54 min
SCP, Liedson, 46 min
SCP, Liedson, 26 min, 1-0
SCP, Liedson, 25 min
SCP, Bueno, 10 min
SCP, Liedson, 6 min
Benfica 3 - Setúbal 0
SLB, Nuno Gomes, 88 min
SLB, Nuno Assis, 86 min, 3-0
SLB, Fonseca, 70 min
SLB, Simão, 62 min, 2-0
SLB, Nuno Gomes, 54 min
SLB, Simão, 47 min
SLB, Nélson, 45 min
SLB, Nuno Gomes, 14 min 1-0
SLB, Karagounis, 8 min
VFC, Binho, 6 min
VFC, Amuneke, 5 min
Marítimo 1 - Belenenses 4
CSM, Lipatin, 67 min, 1-4
CFB, Zé Pedro, 64 min, 0-4
CFB, Eliseu, 59 min, 0-3
CFB, Zé Pedro, 38 min, 0-2
CFB, Silas, 9 min, 0-1
Beira Mar 1 - Nacional 1
SCB, Jardel, 69 min, 1-1
CDN, B. Amaro, 65 min, 0-1
Porto 4 - Paços de Ferreira 0
FCP, Quaresma, 85 min
FCP, Postiga, 67 min, 3-0
FCP, Edson, 45 min
FCP, Postiga, 42 min, 2-0
FCP, Quaresma, 41 min
FCP, Elias, 32 min
FCP, Pepe, 24 min, 1-0
FCP, Ronny, 15 min
FCP, Postiga, 3 min
Amadora 1 - Aves 0
CFE, Edu Silva, 8 min, 1-0
Naval 2 - Leiria 1
ANM, Orestes, 73 min, 2-1
ANM, Lito, 70 min, 1-1
UDL, P. César, 2 min, 0-1
Braga 2 - Boavista 2
BFC, Linz, 57 min, 2-2
BFC, Zé Manel, 45 min, 1-2
SCB, Frechaut, 43 min, 2-0
SCB, Zé Carlos, 31 min, 1-0
Publicada por António Gouveia à(s) 22:08 |
Etiquetas: AG, Golos da Jornada
sábado, dezembro 16, 2006
Sporting 1 - Academica 0
Publicada por Greenheart à(s) 23:44 |
Etiquetas: GH, Liga Bwin 2006/2007
quinta-feira, dezembro 14, 2006
Carolinices
A 3ª Mulher de Jorge Nuno Pinto da Costa (PC), Carolina Salgado, depois de terminada de forma violenta a relação com o presidente do FC Porto, resolveu escrever um livro. Este livro de cordel, chamado “Eu, Carolina” escrito com a ajuda de uma professora de português, põe a nu a intimidade de PC bem como a parte obscura do FC Porto e do futebol português.
Quanto à intimidade não vou aqui discutir nada pois não tenho curiosidade sobre o assunto. Quanto aquilo que envolve o futebol e a justiça já há muito a dizer.
1. Agressão a Ricardo Bexiga – vereador do PS na Câmara Municipal de Gondomar. Sabíamos que PC condicionava o Futebol Português. Inicialmente a arbitragem, posteriormente lugares directivos estão no âmbito deste controle. Quanto teve conhecimento do denunciante do caso Apito Dourado – toca de encomendar porrada. Como Reinaldo Teles já não era boxeur, socorreu-se dos serviços dos conhecidos da sua esposa. Com êxito. Efectivamente Bexiga só sobreviveu devido ao seu porte físico. O que eu questiono aqui é o seguinte: O que levou Bexiga a aceitar as desculpas desta senhora com tanta ligeireza? Será que ela cumpriu algum serviço comunitário? Vigarista a encobrir vigarista?
2. Almoços e jantares frequentes com árbitros, nomeadamente o polémico Martins dos Santos – Novidade? Claro que não. É simplesmente uma confirmação. Aqui só questiono o seguinte: Será que a Justiça vai proceder em conformidade?
3. Estatuto de Arrependida – A pessoa retratada no livro em causa, depois de admitir ser co-autora e conivente com diversos crimes, chantageou a Justiça Portuguesa, solicitando o Estatuto atrás referido, sem o qual se recusaria a colaborar activamente na resolução deste imbróglio criminoso. Que descaramento. Que topete. Uma criminosa assumida ainda tem a desfaçatez de EXIGIR um estatuto mais proveitoso para si própria, sem o qual se escusa a cumprir os seus deveres de boa cidadã? Incrível. Este ponto e o anterior levam a olhar para o seguinte.
4. Qual Justiça? – A italiana ou a reclamada por Saddam Hussein? Se tivéssemos uma Justiça italiana, e refira-se que a Itália é o país de onde é oriunda a Máfia, o caso do Apito Dourado seria pelo menos mais célere. Se tivermos a tradicional lenta, burocrática, ineficaz e atávica Justiça Portuguesa, supostamente reclamada por Saddam Hussein para julgar os seus crimes de Guerra, então teremos o risco de acontecer…
5. Impunidade geral com base na Jurisprudência (ou ausência dela) – Sabemos que PC não é Santo quanto mais Papa. Antes pelo contrário. Com uma denúncia tão evidente será que ele passa impune? Como dizia ontem Pacheco Pereira “Se 10% disto acontecesse noutro sector da sociedade, designadamente a política já tinha caído o Carmo e a Trindade”. Se PC e outros ficarem impunes quem quiser prevaricar tem uma ausência de Jurisprudência que lhe “dá moral” para fazer o que bem entender. Nota – não é de Jurisprudência que se trata mas da siples aplicação da legislação em vigor.
Assim vai o Futebol e a Sociedade Portuguesa. Com os seus mediáticos Mega Processos inconsequentes. É o país que temos. Mas não o que merecemos. Pelo menos eu e os meus colegas de blogue pensamos que merecemos mais. Em termos de Justiça pelo menos a “mafiosa” Justiça italiana.
Publicada por António Gouveia à(s) 21:51 |
Etiquetas: AG, Futebol Português, Porto
SETE a UM
14 de Dezembro de 1986
Estádio José de Alvalade em Lisboa
Árbitro: Vítor Correia (Lisboa)
Sporting: Damas; Gabriel, Venâncio, Virgílio e Fernando Mendes (Duílio); Oceano, Litos (Silvinho), Zinho e Mário Jorge; Meade e Manuel Fernandes.
Benfica: Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu (Nunes), Carlos Manuel, Chiquinho Carlos e Diamantino; Wando e Rui Águas.
GOLOS
1-0 aos 15’ por Mário Jorge
2-0 aos 50’ por Manuel Fernandes
2-1 aos 59’ por Wando
3-1 aos 65’ por Meade
4-1 aos 68’ por Mário Jorge
5-1 aos 71’ por Manuel Fernandes
6-1 aos 82’ por Manuel Fernandes
7-1 aos 86’ por Manuel Fernandes
Os 7 golos.
Na minha memória outro ficou em que ganhámos aos encarnados por 3-1. Em 81/82 ano do início da travessia do deserto Manuel Fernandes cometeu a proeza de irritar Manuel Galrinho Bento ao fazê-lo sair da área e tentar passar por ele. Ao que este respondeu com uma falta, agressão e correspondente expulsão. Se a eficácia tivesse sido tanta como a de 5 anos depois o Sporting teria goleado o Benfica. Mas fomos Campeões.
quarta-feira, dezembro 13, 2006
2º Aniversário
A experiência bloguística continuou a ser muito gratificante até agora. Por exemplo é bom ver nas estatísticas que há pessoas de outros países que regularmente repetem as visitas à Alvaláxia. É bom ver comentários de todas as qualidades. Foi bom ver textos meus transcritos no blog do programa SIC Dia Seguinte. Espero continuar a proliferar. Espero continuar a fazer um trabalho sério, divertido e rigoroso.
Concluindo, digo que procuro sempre manter a mesma linha editorial que mostra as qualidades e os defeitos do Sporting e dos outros clubes. Penso assim continuar. Às vezes há adeptos de outros clubes que se queixam que eu menosprezo os feitos desses clubes. O que eu aqui digo é que eles já tiveram feitos muito superiores aos que ultimamente têm obtido. Se calhar agora são passos de gigante mas olhando para a história deles, para a nossa ou para a de outros são pequenos feitos.
terça-feira, dezembro 12, 2006
O "Insubstituível" ...
Convém relembrar que, recentemente, a mesma personagem tinha num programa de um canal público televisivo manifestado o seu cansaço e o desejo “ardente”de partir para outra….
Convém, porque esclarecedor, transcrever e comentar aqui algumas passagens da mencionada entrevista, a saber:
- Sobre o citado cansaço reafirma o que já tinha dito anteriormente, i/é, ”estou cansado na mesma, cansado e saturado”, no entanto e sem perda de tempo, avança com a recandidatura e justifica, porquê … “desde logo, pelo facto de ter sido impossível fazer aprovar em Assembleia-Geral da FPF o prolongamento deste mandato, que era o que eu desejava, e do qual não viria mal algum ao mundo. Mas enfim, não foi possível e temos de aceitar a decisão soberana da AG”;
- Questionado pelo jornalista sobre o porquê do prolongamento do mandato, responde … “consideramos que é necessário acompanhar um conjunto de matérias políticas que estão em curso e que vão determinar alterações importantes na regulação desportiva e evitaríamos dois actos eleitorais em pouco tempo”… e acrescenta …”todo um conjunto de novos diplomas que torna indispensável haver pessoas na Federação que estejam dentro desta matéria como eu estou sobretudo desde 1999, para que seja possível acompanhar bem tudo em conjunto com o Governo”…. “E se essas alterações forem no sentido que eu defendo, e já o disse publicamente, terá de haver necessariamente novas eleições dentro de sete, oito meses no máximo”…. Factos, portanto e segundo ele, justificadores do prolongamento do mandato;
- Sobre as eleições seguintes e as quais prevê que se realizem-se dentro de sete ou oito meses, refere …” neste momento, não está realmente no meu horizonte voltar a recandidatar-me nessa altura”…. E em jeito cauteloso apressa-se a dizer … “mas logo se verá”...;
- No entanto mais à frente na entrevista esclarece ainda que no futuro…” gostaria de ficar ligado à Federação com a pasta dos assuntos internacionais, pondo, portanto, de parte a hipótese de me manter como presidente para lá de 2007. E, aliás, se for eleito…” e esta é grande questão, em minha opinião, suscitada…”para o Comité Executivo da UEFA, não vejo como possa desempenhar as duas funções ao mesmo tempo…”. Logo de seguida ainda é mais eloquente ao dizer e passo de novo a citar…” relembro que para fazer o melhor que pude e soube como presidente da Federação, renunciei, no final de 1998, ao mandato de deputado à Assembleia da Republica. E se tivesse mantido esse lugar no parlamento teria hoje, certamente, uma situação de vida pessoal bastante mais confortável”…. É impossível, nesta matéria e neste contexto, ser-se mais esclarecedor do que Madaíl;
- A dada altura dá ainda a indicação de qual deveria ser o seu substituto. Segundo, os seus desejos, deveria ser o eng. José Lello - o qual “daria um bom presidente da federação, pois sei que é um bom gestor.”
O que acabamos de descrever é, no seu conjunto e de certa forma esclarecedor do fraco nível intelectual e ético patenteado, nas circunstâncias, pelo dirigente desportivo. Sublinhe-se que estou a referir-me a um homem que detém, hoje em dia, um poder imenso no mundo do futebol, o qual lhe advém do cargo que ocupa e que ele não pretende de forma alguma enjeitar.
Nota: Sobre Carolina Salgado, ex namorada de Pinto da Costa, e mais propriamente sobre o seu recente livro – “Eu, Carolina” - editado pela D. Quixote, em que aquela faz acusações gravíssimas ao presidente do FCP. Sobre o assunto gostaria de referir a excepcional peça jornalista feita por Miguel Sousa Tavares a qual foi editada hoje, dia 12 de Dezembro de 2006, no jornal “A BOLA”.
Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)
Publicada por Pedro Vieira à(s) 17:43 |
Etiquetas: Instituições e Legislações, PV
domingo, dezembro 10, 2006
Golos da Jornada 13
Naval 0 - Benfica 0
SLB, R. Rocha, 91 min
ANM, Saulo, 82 min
SLB, Katsouranis, 61 min
SLB, Karagounis, 57 min
SLB, Simão, 30 min
ANM, Gaúcho, 24 min
SLB, Simão, 20 min
Setúbal 0 - Sporting 3
SCP, Djaló, 62 min
SCP, Liedson, 53 min, 0-3
SCP, Liedson, 43 min
SCP, Paredes, 37 min
SCP, Nani, 19 min, 0-2
SCP, Liedson, 3 min, 0-1
VFC, Amuneke, 1 min
Belenenses 2 - Braga 0
CFB, Ruben Amorim, 77 min, 2-0
CFB, Silas, 2 min, 1-0
Boavista 3 - Beira Mar 0
Sem vídeos disponíveis
Paços de Ferreira 1 - Amadora 1
FCP, Edson, 45 min, 1-1
CFE, Jaime, 30 min, 0-1
Aves 0 - Leiria 1
UDL, Sougou, 61 min, 0-1
Académica 1 - Marítimo 2
AAC, Gyano, 82 min, 1-2
CSM, Mbesuma, 81 min, 0-2
CSM, Mbesuma, 34 min, 0-1
Nacional 1 - Porto 2
FCP, Postiga, 93 min
FCP, Lucho, 88 min, 1-2
FCP, Postiga, 82 min
FCP, Bruno Moraes, 74 min 1-1
FCP, Bruno Moraes, 52 min
CDN, José Vítor, 37 min, 1-0
FCP, Quaresma, 36 min
FCP, Pepe, 14 min
CDN, Rodrigo, 4 min
Publicada por António Gouveia à(s) 13:00 |
Etiquetas: AG, Golos da Jornada
Vitória FC 0-Sporting 3
Publicada por Greenheart à(s) 01:06 |
Etiquetas: GH, Liga Bwin 2006/2007
terça-feira, dezembro 05, 2006
Liga dos Campeões Sporting CP 1- Spartak Moscovo 3
Publicada por Greenheart à(s) 21:36 |
Etiquetas: GH, Liga dos Campeões 2006/2007
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Golos da Jornada 12
Sporting 0 - Benfica 2
SCP, Yannick, 87 min
SLB, N. Gomes, 82 min
SCP, Polga, 80 min
SCP, Bueno, 62 min
SCP, Bueno, 54 min
SCP, Bueno, 51 min
SLB, Miccoli, 42 min
SLB, Simão, 35 min, 0-2
SCP, M. Garcia, 18 min
SCP, Nani, 17 min
SLB, R. Rocha, 3 min, 0-1
SLB, N. Gomes, 2 min
Marítimo 1 - Setúbal 0
CSM, Lipatin, 67 min, 1-0
Braga 4 - Académica 2
SCB, Frechaut, 60 min, 4-2
SCB, J. Pinto, 50 min, 3-2
AAC, Litos, 40 min, 2-2
SCB, P. Jorge, 15 min, 2-1
SCB, Cesinha, 8 min, 1-1
AAC, Lino, 2 min, 0-1
Beira Mar 1 - Belenenses 2
SCB, Jorge Leitão, 51 min, 1-2
CFB, Dady, 41 min, 0-2
CFB, Zé Pedro, 5 min, 0-1
Porto 2 - Boavista 0
FCP, Lisandro, 82 min
FCP, Quaresma, 73 min, 2-0
FCP, Postiga, 58 min
FCP, Quaresma, 50 min, 1-0
BFC, Fary, 88 min
FCP, Postiga, 7 min
Amadora 2 - Nacional 0
CFE, T. Gomes, 62 min, 2-0
CFE, Jaime, 55 min, 1-0
Aves 2 - Naval 0
CDA, F. Anunciação, 80 min, 2-0
CDA, A. Futre, 65 min, 1-0
Leiria 0 - Paços de Ferreira 0
Publicada por António Gouveia à(s) 20:16 |
Etiquetas: AG, Golos da Jornada
Seis Notas à 12ª jornada...
2. O treinador da equipa verde - Paulo Bento - provavelmente, terá preparado a equipa para o derby da capital (1/12/06) ensaiando as mais diversas e inúmeras hipóteses. Quase aposto que não ensaiou a hipótese de se encontrar a perder aos 2 minutos do jogo.
3. Já o treinador da equipa encarnada - Fernando Santos – também nunca deve ter pensado ser possível estar a ganhar aos dois minutos do jogo, por isso agradeceu a dádiva e limitou-se a mandar recuar a equipa ainda um pouco mais e esperar pelo desenvolvimento dos acontecimentos. Aí, reconheça-se, acertou em cheio e o talento de Simão fez o resto.
4. O FCP no dia seguinte foi o justo vencedor do outro derby realizado na cidade “Invicta”. O Boavista foi impotente para contrariar o jogo de uma equipa bem coordenada e personalizada em tono de um treinador competente – Jesualdo Ferreira. O Porto ganhou em duas frentes e consolidou o primeiro lugar com uma vantagem de 5 pontos sobre o segundo (SCP).
5. O Braga, a equipa da cidade dos arcebispos, ganhou bem aos estudantes de Coimbra e sem qualquer margem de contestação (4-2).
O jovem João Pinto foi eleito o melhor jogador em campo, tendo sido considerada decisiva a sua participação nos quatro golos obtidos pela sua equipa.
O Braga já não pode ser classificado apenas como uma esperança, no panorama das equipas nacionais, mas sim uma saudável afirmação. O seu terceiro lugar na classificação demonstra e justifica isso.
Curiosamente este Braga foi pensado, estruturado e preparado, no seu devido tempo, por Jesualdo Ferreira.
6. Presentemente e à laia de conclusão e ainda no rescaldo da 12ª jornada, sublinho, o facto de que todas as equipas com possibilidades de ganhar a bwin LIGA dependem, naturalmente, dos seus resultados e dos resultados do FCP.
Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)
Publicada por Pedro Vieira à(s) 18:01 |
Etiquetas: Futebol Português, PV
sábado, dezembro 02, 2006
Tão fraquinho...
Publicada por António Gouveia à(s) 12:54 |
Etiquetas: AG, Liga Bwin 2006/2007
sexta-feira, dezembro 01, 2006
Sporting 0 - Benfica 2
Publicada por Greenheart à(s) 22:21 |
Etiquetas: GH, Liga Bwin 2006/2007