Boas Festas e um Próspero 2011 são os votos deste blogger.
Como têm visto não tenho comentado a vida sportinguista.
Com os dirigentes que temos, que escolheram certos e deteminados jogadores do plantel não vale a pena.
Fraco lider, fraca torna a forte gente.
Remova(m)-se o(s) fraco(s) líder.
Um clube que antes do meio da epoca tem todas as provas hipotecadas à excepção da prova internacional onde teve fracos adversários e só os lunáticos pensa que vai ganhar não tem grande futuro.
Um clube sem recursos financeiros para fazer face à concorrência não tem grande futuro.
Um clube que alberga ex jogadores de futebol e que mais parece o Centro de Dia "Solar dos Leões" não tem grande futuro.
Quando isto tudo mudar voltarei a escrever. Entretanto vou fazendo comentários nos fóruns verdes e brancos do facebook.
quinta-feira, dezembro 23, 2010
Boas Festas
sexta-feira, agosto 06, 2010
Miolo Fraquinho
Num jogo em que voltaram a ser muitas oportunidades desperdiçadas por falta de eficácia ganhámos pela margem mínima.
O segundo golo é marcado no momento em que estava mais perto o segundo golo adversário - e consequente eliminação - do que o golo verde e branco.
Referência pela negativa para Liedson. Infelizmente para ele e para nós, os seus 32 anos parecem começar a tirar-lhe velocidade e repentismo. Referência positiva para Postiga pelo seu esforço. Se ele se preocupar menos com o estilo e mais com a eficácia marcará mais golos.
Há aqui três aspectos a mudar para a equipa não cair no mesmo marasmo do ano anterior e pôr em causa o desgraçado do treinador, a saber:
- Eficácia atacante - não se podem falhar tantos golos, pelo menos enquanto não se tiver uma diferença de dois golos. Ora isto nunca aconteceu nos dois jogos oficiais;
- Velocidade de jogo - o jogo é lento. Não há quem corra e também não há mudanças de velocidade subitas. Ficamos uma equipa previsível face a adversários do mesmo nível ou superiores;
- Processos defensivos - Há um buraco no miolo do Sporting. Os trincos parecem defender mal e os centrais não se entendem. Foi assim que se sofreu um golo contra o FC Nordsjælland que o Sporting tinha mais do que obrigação de ganhar. Será assim contra todas as equipas com processos bem definidos e com jogadores de maior calibre táctico, técnico e físico.
Fica aqui o alerta. Temos os recursos que temos. Serão poucos? Provavelmente sim. Mas há que esgotar todo o seu rendimento e não é isso que está a acontecer.
Publicada por António Gouveia à(s) 08:48 |
Etiquetas: AG, Liga Europa 2010/2011
sexta-feira, julho 30, 2010
Jogo Treino Oficial
Num jogo que vi a espaços, retive que foram criadas enumeras oportunidades e concretizada apenas uma.
Parece que temos uma nova dinâmica de grupo, quer em virtude da principal saída ocorrida, quer da que deve ocorrer. Querem sair que saiam porque só cá faz falta quem cá quer estar.
Uma vitória por 2-0 teria sido mais conclusiva quanto a esta eliminatória. Apesar disso na próxima 5ª feira o Sporting deve carimbar a passagem à próxima eliminatória.
Espero melhorias em relação à época passada mas consciente de que há um forte opositor a Norte para a conquista do Campeonato e um auto proclamado Bi-Campeão um mês antes da prova se iniciar.
Nesta nova época que ontem se iniciou a nível oficial espero chegar o mais longe possível na Europa, estando ciente de que bem poderíamos ter passado na época transacta o vencedor da 2ª prova europeia.
Uma chamada de atenção para os outros dois clubes portugueses em prova. O Braga surpreendeu-me pois com várias saídas do plantel conseguiu bater o Celtic por 3-0. Bom trabalho de Domingos. O Marítimo deve ter marcado todos os golos possíveis frente ao fraquíssimo Bangor City com o resultado final a cifrar-se em 8-2. Não obstante a fraca qualidade do adversário o resultado revela o trabalho dos insulares.
Highlights - MyVideo
Publicada por António Gouveia à(s) 07:41 |
Etiquetas: AG, Liga Europa 2010/2011
segunda-feira, julho 19, 2010
Eusébio no Sporting de Lourenço Marques
Mas quem é o Capitão?
Aqueles jornalistas são divertidos. Hoje em dia há mais do que um capitão em cada equipa. Há vários grupos liderados por quem sabe liderar e por quem sabe ser em campo um interlocutor com o árbitro.
Lá por o speaker se ter enganado e dizer que Polga era o Capitão quando na realidade foi Pedro Mendes já lá estava um jornalista a criar um caso... Ao que Paulo Sérgio respondeu bem, e em directo, que o Capitão é aquele que enverga a braçadeira.
E assim vai o jornalismo português em dia de estreia dos verdes e brancos, que, pelo que ouvi nem jogaram mal.
segunda-feira, julho 12, 2010
Justo Vencedor
A Espanha acabou por ser um justo vencedor do certame futebolístico que pela primeira vez decorreu no continente africano.
É uma selecção humilde, trabalhadora, um grupo (que tem por base o Barcelona) onde as individualidades sabem assumir os seus papeis e brilhar.
Gosto muito de Vicente del Bosque. A sua discrição e o seu profissionalismo permitiram-lhe ganhar duas Ligas de Campeões e duas Ligas espanholas (com os galácticos) e esta prova que acontece pela primeira vez para o seu país.
Espanha marcou mais um golo que Portugal em todo o certame e sofreu o mesmo número de golos. No caso castelhano os golos saem à medida das necessidades a conta gotas. No caso luso são como o ketchup...
Uma palavra especial para os holandeses que mostraram um bocadinho menos de grupo nesta final. O suficiente para dar a vitória a nuestros hermanos.
Quanto aos semifinalistas também acabaram por ser muito iguais no Sábado. Gostei da Alemanha, que só pecou por ter receios dos castelhanos. Mas também gostei do Uruguai, selecção muito interessante com individualidades, grupo e um treinador a orquestrar tudo isto.
Daqui a quatro anos há mais desta vez em Terras de Vera Cruz.
Publicada por António Gouveia à(s) 13:45 |
Etiquetas: AG, Mundial 2010
quinta-feira, julho 08, 2010
Meias Finais
Anteontem os holandeses derrotaram os uruguaios como seria de prever. Não obstante os sul-americanos deram a luta que se esperava dele. Destaque para Maxi Pereira (que merece uma entidade patronal de nível superior) pelo que correu e pelo golo marcado.
Ontem assistimos a um jogo de muita qualidade. Até aqui torci pelos alemães. No entanto o Barcelona e amigos conseguiu a quarta vitória pela margem mínima deste certame. Gostei do golo porque admiro Puyol e porque um jogador de 178 cm fez sobrevoar a bola por poda a área germânica, onde estavam todos os jogadores alemães que, na sua esmagadora maioria, tem mais de 180 cm.
Vendo as coisas com olhos de ver ontem estiveram em campo as duas melhores selecções do certame africano cujas probabilidades de vitória eram de 50% 50% quando o árbitro iniciou a contenda.
Publicada por António Gouveia à(s) 12:47 |
Etiquetas: AG, Mundial 2010
terça-feira, julho 06, 2010
As Virgens Ofendidas 2
Parecia-me que José Eduardo Bettencourt era um dirigente profssional e para mais é pago para isso.
Depois das declarações de ontem parece que é o presidente dum clube onde a carolice reina.
João Moutinho era uma maçã pobre? Sim, por culpa de quem a deixou apodrecer e JEB tem parte das culpas.
Agora já o Matias (Fernandez) poderá brilhar melhor.
Para quê chorar tanto liete derramado quando a maçã estava podre?
Deixem o homem ir-se embora.
Senhor Presidente ainda encaixa 11.000.000 € e um jogador. Para que preocupar-se em dar explicações às secção da carolice sportinguista? Ou será que esta secção é maioritária no clube?
As Virgens Ofendidas
Costinha é sportinguista.
Parece que sim.
No entanto, não foi Homem suficiente para, com o seu amor à camisola abdicar de uma parte dos salários ganhos e jogar no Sporting como se pode comprovar aqui.
Não foi um Homem como o profissional João Moutinho (sportinguista ou não) foi durante pelo menos duas épocas.
Épocas essas em que teve de abdicar de 50.000 € por mês (que os sócios e adeptos leoninos nunca lhe pagaram nem pagarão) em nome de uma carolice saloia que pelo menos dois profissionais bem pagos - José Eduardo Bettencourt e Francisco Costinha defendem.
Poupem-me sff.
segunda-feira, julho 05, 2010
João Moutinho
Todos os jogadores são verdes. São verdes da cor do dinheiro. Esta é a máxima que segundo várias publicações desportivas se podem aplicar a João Moutinho.
Este jogador até pode ser sportinguista. O que os dirigentes do Sporting não pode esperar é que os jogadores do nível dele ou superior formados em Alcochete dispendem o período mais frutuoso da sua carreira - 24 aos 30 anos - em Alvalade. Alguém, nem que seja o rival do Norte que de certeza lhe pode pagar o dobro, lhe pode pagar mais. Sendo assim não podemos ficar toda a vida a acredita no Pai Natal.
Temos é que ver que quem quer ficar é bem vindo. Quem não quer que se vá embora o mais depressa possível. Só assim podemos gerar e maximizar mais valias desportivas, financeiras e patrimoniais. Já no passado disse isto aqui com outras palavras. Esperemos que seja posto na prática pela equipa dirigente. Temos a Liga que temos e os adversários que temos. Para crescer não podemos escamotear a verdade. Às vezes parece que estou aqui a pregar aos peixes...
Quartos de Final
Neste fim de semana a máquina alemã secou a criatividade latino-americana argentina. O mesmo se pode dizer que aconteceu no jogo Brasil - Holanda. Neste a colaboração de Filipe Melo foi determinante.
Num futebol cada vez mais globalizado em que o Brasil é o expoente da anti-criatividade e disciplina táctica impostas, vinga quem tem estas características e forças física e mental de sobra no fim de uma temporada no seu ADN futebolístico.
A Espanha com mais uma vitória pela margem mínima lá ganhou. A máquina catalã de passe curto castelhanizada por Del Bosque chegou onde nenhuma outra Roja havia chegado - às meias finais.
Uma última palavra final para o Gana e Uruguai. Para mim passavam os dois pela carreira que fizeram até agora. Passava o Gana porque acreditou até ao minuto 120 mas a sorte foi-lhe madrasta quer naquele penalti que nos cinco seguintes. Passava também o Uruguai porque tem uma equipa de jogadores de bom nível a jogar na Europa dos quais Forlan é o cabeça de cartaz e onde Fucile (FCP) e Pereira (SLB) se mostraram. Como dizia Guterres - É a vida.
Publicada por António Gouveia à(s) 07:19 |
Etiquetas: AG, Mundial 2010
De volta
Decidi regressar à escrita desportiva. Não estarei aqui para comentar exaustivamente todos os jogos, porque neste momento não tenho oportunidade de visionar todos. Estarei aqui para comentar os jogos que possa e todos e quaisquer acontecimentos desportivos que sejam relevantes. Neste momento é o que posso escrever com gosto.
segunda-feira, março 22, 2010
Telenovelas, Calçadas, Polícias Lampiões e Cadeiras
Estou farto disto tudo.
- Telenovelas - Se no ano passado tínhamos um Miguel Veloso que só jogava na posição onde queria este ano temos um Izmaylov que está doentinho quando três colegas seus também estão mas jogam o que podem. Toca de encher telejornais com esta porcaria e o jogo jogado que se lixe e o prestígio europeu também;
- Calçada - Não sei se os adeptos madrilenos seriam de ter em conta pela polícia. O que é certo é que pessoas que se deslocavam do trabalho para casa ao fim da tarde foram vítimas destes sujeitos e dos respondões da Juve Leo. Será que se podem levar crianças em paz ao futebol?
- Polícias Lampiões - Depois do aviso real do meio dia não se fez nada de relevante para evitar a batalha campal do fim da tarde. Qual será o clube do impávido e sereno dirigente policial máximo escalado para o Sporting - Atlético de Madrid?
- Cadeiras - Pelos ares ontem no Pré-Fabricado do Algarve. Pois foi isto que aconteceu. Se a Juve Leo e os adeptos Ultras do Manzanares não são santos, Super Dragões não lhes ficam atrás. Nem Diabos ficarão. Não há ai um clube pacífico onde possa ir à bola com o meu filho?
quinta-feira, março 11, 2010
Rui Pedro Soares é do F C Porto
E o que nós temos a ver com isto?
E o que tema ver a Comissão de Inquérito ao caso TVI / PT a ver com isto?
É por isto que ainda não há Sporting TV?
segunda-feira, março 08, 2010
Jorge Jesus lamenta falta de eficácia e pede árbitros «mais práticos»
O clube treinado por este sujeito pode ganhar tudo, que ainda vai fazer rir muitos adeptos dos clubes adversários.
Podem ler AQUI os queixumes do treinador líder do campeonato.
Se dessem a todos aquilo que a Lei manda, os vencedores das provas nacionais seriam diferentes nalguns casos nas últimas edições dos últimos trinta anos. É o futebol que temos.
Espero rir-me mais com as vitórias do nosso Sporting do que com os cacarejos deste galináceo.
Publicada por António Gouveia à(s) 13:15 |
Etiquetas: AG, Benfica, Liga Sagres 2009/2010
Belenenses 0 - Liedson e Cia. 4
Pois é. O Levezinho e os seus companheiros marcaram quatro golos e derrotaram o último classificado.
Mantivemos assim o quarto lugar tendo encurtado a distancia para o terceiro para nove pontos...
Segue-se o Atlético de Madrid. Manter-se-à a lista de vitórias ou pelo menos a lista de jogos sem perder?
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 07:17 |
Etiquetas: AG, Liga Sagres 2009/2010
segunda-feira, março 01, 2010
Sporting CP 3 - FC Porto 0
Ganhámos frente a uma equipa assumidamente cansada.
Os golos foram bonitos e pelo que sei o Sporting dominou o jogo e as sinergias das partes resultaram num onde mais forte.
Escolhi Djaló para a fotografia pelo golo que marcou.
A vitória permitiu-nos manter o 4º lugar e encurtar a diferença para o 3º para 11 pontos. Espero manter o quarto lugar.
Vamos a ver se este nível exibicional é para manter especialmente a nível europeu.
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 07:28 |
Etiquetas: AG, Liga Sagres 2009/2010
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Sporting CP 3 - Everton FC 0
Ontem fomos grandes como habitualmente somos.
Vimos uma equipa entrosada que jogou para a frente e foi inteligente, que apesar disso se viu encostada às cordas nos minutos finais quando o Everton tentava levar o jogo para prolongamento.
Os factores críticos de sucesso deste jogo foram o já referido entrosamento alguns destaques individuais como Carriço, Veloso e Moutinho, uma grande motivação e a capacidade de anular e marcar em cima os Blues de Liverpool. Foi um Sporting à Sporting.
Pelo facto de ter tido ele a sorte de inaugurar o marcador aqui fica a foto de Miguel Veloso.
Deve ter sido das melhores exibições desta época e que, a repetir-se em Março, nos permitirá discutir a eliminatória com o Atlético de Madrid treinado por um tal de Quique Flores e onde joga um tal de Suinão Sabrosa.
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 07:04 |
Etiquetas: AG, Liga Europa 2009/2010
sábado, fevereiro 20, 2010
SC Olhanense 0 - SC Portugal 0
Não vale a pena bater mais nos coxinhos!!!
Sem vontade de ganhar não se conseguem ganhar jogos!
É muito deprimente ver este Sporting jogar!
Fica o registo do resultado... Na serie mais importante desta epoca ainda não ganhamos nenhum jogo!!! Estamos ao nível dos piores sportingues do final da decada de 80... Resta que a epoca acabe e depressa! Não esqueçam de por as culpas no Paulo Bento!!!
Boa sorte para o proximo jogo em casa com o Everton!
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por Greenheart à(s) 23:52 |
Etiquetas: GH, Liga Sagres 2009/2010
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
Everton 2 - Sporting 1
Lá marcaram um golo que pôs justiça no resultado.
A diferença entre as equipas não foi muita. Patrício esteve bem e equipa pareceu mais motivada. Esperemos pela próxima semana e que o Sporting saiba marcar pelo menos um golo e defender o resultado.
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 07:11 |
Etiquetas: AG, Liga Europa 2009/2010
segunda-feira, fevereiro 15, 2010
Paços de Ferreira 0 - Sporting 0
O Sporting conseguiu manter o 4º lugar. O Presidente, que muito me desiludiu deve estar contente. Pelo que ouvi dizer o Sporting não jogo nada de jeito.
A época para mim pode terminar a meio deste semana dependendo do resultado entre o Sporting e o Everton. Espero que me engane mas infelizmente não espero milagres motivacionais frente a adversários europeus tendencialmente mais fortes.
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 07:29 |
Etiquetas: AG, Liga Sagres 2009/2010
quarta-feira, fevereiro 10, 2010
Sporting CP 1 - SL Benfica 4
Parece que voltámos aos tempos do Gonçalvismo em Alvalade. Mas desta vez não há unhas nenhumas. Nem boas nem más. Houve onze golos sofridos em três derrotas. Houve desânimo. Houve uma expulsão bem feita a um jogador benfiquista vestido de verde e branco, João Pereira de seu nome.
Ninguém se queixa? Ninguém diz nada? Em que ficamos? Ontem Bettencourt já viu in loco a derrota com Luís Vieira a seu lado. Qual a explicação para tanta displicência?
Este ano nem a Taça da Consolação levamos. Porquê Taça da Consolação? Simples. Após uma primeira edição em que os três grandes entravam tarde na competição mas tinham que lutar, nestes dois últimos anos tivemos estradas tardias em que as meias finais estão garantidas, sobrando um lugar... Quanto a mim esta Taça devia estar mais talhada para premiar clubes de média e eventualmente pequena dimensão. Mas parece que a ditadura dos três (ou será dois?) grandes impera...
Publicada por António Gouveia à(s) 07:59 |
Etiquetas: AG, Taça da Liga 2009/2010
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
De Luto
Sporting 1 - Académica 2
Quando temos uma equipa que não forma barreira num livre, quando temos uma equipa que fica a equipa adversária a ver marcar um 2º golo só me apetece dizer o seguinte: Eu prefiro mudar uma fralda do meu filho cheia de xixi e cocó do que ver um jogo do Sporting. É que já nem é a obrigação de Pai. Deve ser porque é mais higiénico!
Não vi o jogo mas parece-me que não perdi nada.
É assim que vai o nosso clube. E nem que amanhã ganhe por 7-1 na Taça da Consolação ficarei mais feliz. Esperemos por amanhã para ver o que nos espera.
Só uma pergunta final - Onde pára José Eduardo Bettencourt? Será que ele é Presidente, Presidente Olheiro ou só Olheiro? Que mau exemplo para o primeiro (espero que seja de muitos, pois o cargo exige uma pessoa a tempo inteiro) Presidente legalmente remunerado.
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 08:11 |
Etiquetas: AG, Liga Sagres 2009/2010
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
Porto 5 - Sporting 2
As equipas não diferem muito do que foram nas últimas quatro épocas. Quem sofreu uma sangria maior foi o Porto. No entanto o resultado foi este.
Se dum lado temos uma máquina de jogar à bola (sistema à parte) do outro não tivemos. Assim é dificil contestar sistemas quando a nossa equipa não tem futebol para mais. É óbvio que o sistema está mal "por principio". Mas não nos podemos queixar que a diferença entre Sporting e Porto é unicamente o sistema. Não é.
Quanto ao jogo em si este foi só de um sentido. Não vou fazer uma análise individual. Pareceu-me que a defesa ficou impávida e serena quando sofria golos. Os nossos dois golos são pura e simplesmente "golos de Honra" pois marcámos na primeira oportunidade que tivemos e o segundo golo surge quando o Porto já tinha o jogo mais que ganho.
A Direcção tem que ver muito bem - reforço o muito bem - o que se passa naquele balneário e quais as motivações individuais de cada jogador em vestir a camisola verde e branca. Parece-me que há lá uns prisioneiros das suas clausulas de rescisão que não saem mas também não fazem por direccionar os holofotes para si e, desta forma, encontrarem o caminho de saída.
A Direcção tem que ver muito bem - e volto a reforçar o muito bem - qual o posicionamento estratégico do Sporting no futebol português e internacional. Se quer uma equipa competitiva a nível nacional e internacional ou se quer uma equipa que se contente com o 3º ou 4º lugar. Se for este o caso há que dizê-lo com frontalidade mas também ver que sócios e adeptos vão atrás desta ideia.
A Direcção tem que - com urgência - tirar o Sporting deste pântano que foi esta penosa época (e ainda estamos em 3 de Fevereiro...) e levá-lo para terra firme e com rumo bem definido seja qual ele seja.
P. S. - GreenHeart eu vou comentando os jogos como posso e sei até poderes e quereres regressar a este espaço.
Publicada por António Gouveia à(s) 08:03 |
Etiquetas: AG, Taça de Portugal 2009/2010
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
Escutas SCP - FCP 2003/2004
Corria a época de 2003/2004 e o sistema também. É por estas e por outras conversas que as pessoas deixam de ir aos estádios. Pinto da Costa (ou por que não chamar-lhe Adolf Hitler?) conversa com Valentim Loureiro. Ouçam como é tratado o nosso clube, o nosso actual presidente e o nosso roupeiro.
Sem comentários.
Braga - Sporting - O azar do costume
Num jogo que o GreenHeart não pôde comentar até agora perdemos ingloriamente depois de termos criado tantas e tão boas oportunidades como o adversário. O Campeonato foi literlamente posto de parte e agora resta lutar por um terceiro lugar difícil de alcançar. Restam agora as Taças. Espero não ficar só com a Taça da Consolação, vulgo Taça da Liga.
highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por António Gouveia à(s) 12:03 |
Etiquetas: AG, Liga Sagres 2009/2010
domingo, janeiro 31, 2010
Mil Postas de Pescada
Esta é a milésima posta de pescada deste blogue.
Antes de mais um agradecimento muito especial aos colegas que já verteram tinta no blogue que são o GreenHeart e o Pedro Vieira. Sem eles era impossível ter já alcançado esta marca. Sem o GreenHeart era impossível ter uma análise tão rotineira e de excelente qualidade aos jogos dos leões. Sem o Pedro Vieira era impossível ter feito uma análise tão certeira, estruturante e de também de excelente qualidade aos "sistemas", ao enquadramento do desporto rei e do nosso clube, na sociedade, no mundo do espectáculo e no mundo do desporto.
Se algo ficou por dizer? Sim. muito ficou por dizer. Dado que a análise se resume ao futebol e só quando algumas das restantes modalidades têm vitórias aqui são faladas. O tempo é escasso e o ecletismo mitigado. Mas a tarefa de defender a variedade leonina cabe a uma direcção a tempo inteiro e que devia mediatizar mais os eventos verde e brancos.
Mas quanto ao futebol e não estando só a puxar a brasa a nossa sardinha fizemos boas análises. Cada jogo tem uma análise rigorosa quanto ao seu computo geral e quanto a cada um dos seus intervenientes. As minhas análises eram só quanto ao computo geral. Quanto às análises envolventes do Pedro Vieira foram excelentes mas infelizmente o que gira em torno das quatro linhas é mais do mesmo - o tão famigerado sistema agora na sua versão bicolor camaleónica.
Este sistema bicolor camaleónico só nos deixou ganhar um Campeonato nesta década que agora termina em 2009/2010. Conquistar uns três campeonatos por década deve ser o mínimo a exigir à Direcção. Devem ser polvilhados com umas taças, o que aconteceu.
No primeiro ano do blogue tivemos a 2ª final europeia agora com uma derrota. Já falámos da nossa tristeza sobre esta derrota. Quando chegaremos à próxima? Tempos difíceis se aproximam para repetir este acontecimento. Os orçamentos são curtos. Os adversários são muitos. E continuamos a ser um clube exportador dos talentos que forma.
A nossa Liga é pouco mediática o que favorece este êxodo de talentos. A nossa Liga está cada vez pior. Brevemente deixará de ser uma Liga de passagem para as cinco grandes. Já deixou de ser atraente para futebolistas lusos que preferem ser campeões do Chipre, com acesso à Liga dos Campeões e salário pago ao fim do mês, do que jogar por exemplo num Rio Ave que dificilmente ganha alguma prova e eventualmente não paga todos os meses.
A minha preguiça talvez não me tenha deixado defender Paulo Bento tanto quanto eu queria. Mas eu sou um único adepto que gosta de ver estabilidade no seu clube. Como tal é difícil defender um treinador que mais tempo esteve à frente do Sporting. E que também acalmou os seus adeptos para evitar demissões à 2ª feira. Que diz defender Paulo Bento diz opinar sobre outros assuntos. Mas estou progressivamente a tentar voltar a este hábito.
O nosso clube sofre de instabilidade em doses superiores às que eu considero normais. Socos, guerras e "qui pro quo" não dão animo a ninguém. Ainda mais quando os protagonistas destas cenas ganham num mês o que o comum dos mortais dos adeptos ganham numa década. Assim não há paciência. Espero que a minha não se esgote e que o Sporting não perca a sua massa critica e que continue a ganhar títulos a começar no futebol e terminando em todos os outros que lhe dão o ecletismo de sempre. Espero analisar bons comportamentos e triunfos.
Viva o Sporting! Viva a Alvaláxia!
sábado, janeiro 30, 2010
Alberto Federico Acosta
Alberto Frederico Acosta, conhecido no mundo do futebol como Beto Acosta, (Arocena, Argentina, 23 de Agosto de 1966) é um antigo jogador de futebol argentino que jogava na posição de avançado .
Fez o seu primeiro jogo a nível profissional pelo União de Santa Fé em 1986. Em 1988 transferiu-se para o San Lorenzo, o clube que iria representar por quatro vezes na sua carreira.
Também ficou conhecido essencialmente por ser o melhor marcador da América do Sul na época de 1994-1995, marcando um total de 33 golos.
Jogou igualmente pelo Boca Juniores na Argentina, o Toulouse FC em França, o Universidad Católica no Chile, o Yokohama F. Marinos no Japão e o Sporting Clube de Portugal. Foi uma das chaves do Sporting para chegar ao título na época de 1999-2000, o qual escapava há 17 anos, sendo ainda recordado e acarinhado pelos adeptos sportinguistas.
Se em 1998/99 me parecia um bidon ou um jogador de matraquilhos na época seguinte mostrou que ainda não o era. Inácio fez dele o matador que nos ajudou a quebrar a fome de campeonatos que durava desde 1982 (actualmente já não ganhamos um há 8 anos...). Foi ele que marcou 22 golos muitas das vezes "sem apelo nem agravo". Foi também ele que contribuiu para o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho proferir a seguinte frase "Boa noite. Sou jornalista há 8 anos e é a primeira vez que digo que o Sporting é CAMPEÃO!"
Depois disso ainda demonstrou a sua classe na sua Argentina natal.
TítulosAcosta foi o melhor marcador por diversas vezes em diferentes competições, ganhou títulos quer nacionais quer internacionais.
- 1992 San Lorenzo - 12 golos
- 1992 Taça das Confederações
- 1993 Copa América
- 1994 Universidad Católica – Jogador do Ano
- 1994 Universidad Católica – Melhor Marcador com 33 golos
- 1994 Universidad Católica – Melhor Marcador da América do Sul com 33 golos
- 1995 Universidad Católica – Vencedor da Taça do Chile
- 1995 Universidad Católica – Taça do Chile – Melhor Marcador com 10 golos
- 1997 Universidad Católica - Campeão
- 1999-2000 Sporting Clube de Portugal – Campeão
- 2002 San Lorenzo - Copa Sulamericana – Campeão
Publicada por António Gouveia à(s) 10:52 |
Etiquetas: AG, Antigos Jogadores
terça-feira, janeiro 26, 2010
OS TEMPOS VERDES de Pinto da Costa
E ESTA, HEM?
DESCONHECIA – AQUI FICA A FOTO (A PRETO E BRANCO) PARA COMPROVAR OS TEMPOS VERDES de Pinto da Costa, guarda-redes do Sporting de Coimbrões.
NUNCA ESPEROU VER O PINTO DA COSTA NUMA EQUIPA SPORTINGUISTA, POIS NÃO?. NEM EU... ALIÁS, PARECE QUE ELE ESTEVE MUITO PERTO DO FUTEBOL DO CLUBE, NO TEMPO DO JOÃO ROCHA. VINHA COM O PEDROTO, MORAIS, VALENTIM LOUREIRO E DOIS JOGADORES DO FC PORTO. PARECE QUE HÁ QUEM CONHEÇA BEM ESSE EPISÓDIO PORQUE SÓ ABORTOU DEVIDO A UM VOTO CONTRA DE ALGUÉM MUITO CONHECIDO.
domingo, janeiro 24, 2010
GD Trofense 0 - Sporting CP 1
E depois da polémica... Liedson Resolve!
Depois de uma quarta feira polémica em Alvalade, Liedson resolveu chamar a si a, mais uma vez, a capacidade de resolver jogos difíceis. Na sequência de um canto ainda na primeira parte fez de cabeça o golo que selou a passagem do Sporting às meias finais da Taça da Liga.
Foi um jogo sem grandes motivos de interesse e onde o principal atractivo era ver a reacção do 31 ao sucedido e o comportamento defensivo da equipa. Assim sendo e sem um brilhantismo excepcional, passamos com nota positiva.
Jogaram:
Patrício - Depois das fífias da taça teve todos os cuidados nos pontapés na bola. Teve uma noite tranquila e quando foi chamado esteve atento. Nota 3;
João Pereira - Sem o seu habitual colega de flanco preocupou-se mais em tarefas defensivas. Não deixou de ir ao ataque mas foi menos influente. Nota 3;
Grimi - Talvez pelo rigor táctico que lhe foi pedido só arriscou atacar pela certa. A defender esteve bem. Nota 3;
Carriço - Noite acertada e tranquila. Nota 3;
Tonel - Também recuperou bem do impacto do jogo da Taça de Portugal. Esperamos que este jogo lhe tenha reposto em alta os índices de confiança. Nota 3;
Adrien - Na minha opinião cada vez mais fundamental no esquema de Carvalhal. Varre como pouco o meio campo. Quando sai a jogar cria muitos espaços. Mais um bom jogo. Nota 4;
Veloso - Apareceu na direita para poder aplicar o seu já temível remate. Não teve a chance para o fazer e apenas lhe aponto de relevante a marcação do canto para o golo de Liedson. Fez um jogo de trabalho e não sobressaiu à equipa. Nota 3;
Moutinho - Apareceu na esquerda e nesse flanco não lhe vi nada de espectacular. Derivou muito para o meio. Acaba por cumpriu a missão defensiva com distinção. Nota 3;
Matias - É um jogador que em forma tem uma visão de jogo fantástica. Pena não arriscar mais o remate de longe. Tem um penalti sobre si por marcar. Tem bons apontamentos. Nota 3;
Liedson - Golo para dedicar a muita gente com certeza. Que o faça mais vezes. Nota 4;
Saleiro - A sua movimentação é muito interessante. Ganha imensas segundas bolas e trabalha muito para o colectivo. Tem de arriscar mais o golo. Nota 3.
Jpgaram ainda:
Pereirinha - No lugar de Veloso aos 74'. Teve tempo para 1 ou 2 rasgos individuais, mas que não surtiram efeitos práticos. Nota 2;
Yannick - Aos 88' no lugar de Liedson. Para os aplausos merecidos ao 31. Nota 1;
Pedro Silva - Aos 90+2' no lugar de Veloso. Para o cronometro. Nota 1.
Nota final - Espero que este jogo tenha provocado as pazes entre o grupo e daqui surja uma maior união de grupo para o que ai vem. O jogo não foi brilhante mas foi ganho e se assim fosse sempre.... Os títulos apareciam. A seguir vamos a Braga...
Publicada por Greenheart à(s) 22:44 |
Etiquetas: GH, Taça da Liga 2009/2010
sexta-feira, janeiro 22, 2010
O Caso Sá Pinto
Estádio José Alvalade, Lisboa, 20 de Janeiro de 2010. Em campo Sporting e Mafra, equipas que disputam a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Os leões ganham por 4-1 e o jogo está perto do fim. A noite tem tudo para acabar em festa para os homens de Alvalade. Minuto 83: Adrien atrasa a bola para Rui Patrício. O guarda-redes tenta enviar a bola para o meio-campo, mas falha o pontapé. E sai uma rosca. A bola sobe e o chinês Zhang, atento, salta mais alto que Rui Patrício, colocando o resultado em 4-2. Os adeptos não perdoam o falhanço do guarda-redes. Uns apupam, outros assobiam.
Sentado no banco de suplentes, Liedson não fica indiferente. E faz um comentário para o lado. «Nossa, os adeptos não perdoam mesmo nada...», disse. Sá Pinto está a escassos metros do luso-brasileiro. O director para o futebol profissional dos leões ouve o desabafo do levezinho e reage. «Vê lá como é que falas dos adeptos. São eles que te pagam o ordenado. Se não fossem eles não eras a estrela que és. Deves ter a mania que és o dono do clube», terá dito.
Liedson manteve-se calmo mas não deixou Sá Pinto sem resposta. «Dono do clube? Eu? Você é que deve ter a mania que é o dono do clube», respondeu.
O Mafra faz um golo pelo meio, novamente através de Zhang (90+2), e o jogo chega ao fim. O Sporting apura-se para os quartos da Taça de Portugal.
Nesta fase regista-se um novo desaguisado entre Sá Pinto e Liedson. Quando os jogadores se dirigiam para o balneário, o então director para o futebol pede aos atletas que agradeçam ao público o apoio dispensado. A maioria acatou com naturalidade, Liedson terá torcido o nariz, alegando estar incomodado com alguns assobios oriundos das bancadas. A cena decorre e, pouco depois, os jogadores descem as escadas de acesso ao balneário. Os dois trocam algumas palavras.
O ambiente está aparentemente sereno, a missão dos leões foi cumprida com sucesso. Os jogadores preparam-se para tomar o retemperador duche. Sá Pinto, entretanto, pede a atenção de todos e inicia aquela que seria uma pequena reunião. O director desportivo falou naquilo que apelidou de «falta de respeito» por parte de Liedson. O luso-brasileiro voltou a responder. «Falta de respeito? Eu não lhe faltei ao respeito», disse. O caldo entornou-se a partir deste momento. Sá Pinto aponta o indicador ao avançado, este afastou-lhe a mão e o director passou das palavras aos actos, atingindo Liedson com três socos que lhe deixaram marcas no rosto.
Os presentes também reagiram de imediato e tentaram separar a briga. Um dos mais decididos a acabar com a triste cena foi Polga. O brasileiro meteu-se no meio dos dois e nesta altura, de cabeça completamente perdida, Sá Pinto ainda terá tentado dirigir-se ao campeão do Mundo, tendo sido agarrado por alguns dos presentes. Carlos Carvalhal terá assistido a tudo. Naturalmente incrédulo e sem conseguir reagir.
Fonte: site www.abola.pt
Nota - Isto é que é um clube sem fugas de informação!!! Bravo!
quinta-feira, janeiro 21, 2010
Sporting CP 4 - CD Mafra 3
O espelho da época ou como se diz hat-trick em chinês!
De facto não acompanhei o jogo como habitual (não vi o primeiro tempo) mas devido aos desenvolvimentos que este trouxe, optei por o comentar agora.
Uma equipa da 2.ª liga - leia-se terceira divisão - vem ao nosso campo marcar 3 golos... De facto neste tipo de jogos Ganhar já não basta!
O sentimento que tenho é contraditório, já que de facto passamos a eliminatória, mas sofremos 3 golos de forma mais ou menos permissiva, e o Patrício de facto, deve ser da idade, tem de se deixar de Imaturidades e levar as coisas a sério...
Obviamente e fazendo uma analise ao ponto do dia, nada, mas nada mesmo justifica a atitude do Sá Pinto. Primeiro criticar o erro do Guarda Redes da sua equipa em publico é irresponsável, depois atacar um jogador que terá defendido o colega de profissão e de balneário é no mínimo estúpido e caricato. Se lhe dei os Parabéns por um dia ter dado uma solha no Artur Jorge (por vezes gestos injustificáveis, são actos de justiça - sei que o que estou a dizer é condenável, mas pensemos que as consequências deste acto irresponsável são mínimas), mas neste caso... Bem neste caso nem o Freud explica. Um Director Desportivo agredir só o melhor jogador do plantel... Por muitos motivos que tenha... Lamento o sucedido mas tudo acontece ao Sporting 2009-2010.
O Carvalhal apareceu na conferencia de imprensa em estado de choque e o caso não seria para menos. Eu peço desculpa ao Treinador Carvalhal que tem desenvolvido o seu trabalho em prol do clube e em vez de haver uma união do grupo de forma a minorar todos os estragos já conhecidos, ainda levamos com isto. O meu lamento.
Voltando ao jogo em si, acabou por ser um jogo de Taça. O Mafra marcou primeiro, tendo mais uma vez o Sporting ido correr atrás do prejuízo. Desta vez acabou por ser fácil, um golo de Matias, um de Carriço, um de Saleiro e outro de Yannick deram a volta ao resultado. Depois pediu-se, aquilo que esta equipa não sabe fazer - GERIR. Geriu-se tão bem ou tão mal que acabou 4-3.
Para a história deveria ter ficado o resultado e não o que veio a seguir. Passamos a eliminatória e aguardamos adversário.
Jogaram (notas com base no segundo tempo):
Patrício - Uma falha imperdoável no lance do 4-2 e no 4-3 estava distraído. Noite para esquecer. Nota 1:
Abel - Sereno. Nota 3;
Grimi - Mais um jogo a bom nível. Sem falhas. Nota 3;
Carriço - Fica na retina o facto de ter marcado o 2-1. Podia ter feito melhor no 4-3. De resto parece preferir Tonel com parceiro de defesa. Nota 2;
Polga - Sem espaço. Não que tenha jogado mal, longe disso, mas está desmotivado e provavelmente quer sair. Nota 2;
Adrien - Penso que ele é o causador desta polémica, foi ele quem passou a bola para o erro de Patrício. Mais um jogo onde marcou o ritmo. Nota 3;
Izmailov - Foi fulcral na viragem do marcador. Nota 3;
Matias - Cobrou o penalti do 1-1 e algumas jogadas no segundo tempo com o seu cunho. Nota 3;
Vukcevic - Tem um centro maravilha que me ficou na memoria para o 4-1. Serviu muito a equipa ao contrario do que é habitual. Nota 3;
Saleiro - Marcou e cumpriu. Nota 3;
Yanncik - Após o 0-1 foi o primeiro a acordar. Ganhou um penalti e fez um golo. O melhor em campo. Nota 4;
Jogaram ainda
Postiga - Aos 58' no lugar de Saleiro. Num jogo onde os 2 pontas de lança marcaram o melhor que conseguiu foi atirar ao barrote. Continua sem justificar um lugar no campo. Nota 1;
Pedro Silva - Aos 58' no lugar de Grimi. Foi com a habitual aselhice que entrou em campo. Sem grande protagonismo apenas assistiu aos golos do Mafra. Nota 1;
Moutinho - Aos 68' no lugar de Izmailov. Rendeu o colega e meio campo continuou a bombar. Nota 2.
Nota final - Após as cenas lamentáveis de ontem espero que um bom período de reflexão face chegar novamente a serenidade necessária para re-unir o plantel em busca de vitórias que tão saborosas são. Foi nomeado Miguel Salema Garção, é um homem dos 7 ofícios nesta casa, conhece os cantos como poucos. É próximo das claques e dos sócios. Desejo-lhe sorte, porque sei que não é homem de 'protagonismos'. Segue Taça da Cerveja com jogo na Trofa...
Publicada por Greenheart à(s) 21:37 |
Etiquetas: GH, Taça de Portugal 2009/2010
Sá Pinto - A fama que vem de longe
Pelo que parece Sá Pinto e Liedson andaram ao soco. Ao contrário do que a imagem seguinte mostra já não são amigos.
Não sei quem tem razão. Agora um Director de Futebol e Mestre não pode reagir ao soco. Mas ele anda sempre de punho em riste como se pode ver nesta imagem.
Não se pode escolher uma pessoa agressiva para cargos de direcção, por muito sportinguista que ele seja. E não duvido que o seja.
Espero que ambos de portem bem e dêem a cara. Espero que Sá Pinto dê uma volta de 180 graus no seu comportamento. E que Liedson com ou sem razão não volte a envolver-se em confrontos.
segunda-feira, janeiro 18, 2010
Hélder Postiga - Nota 0
Por via de regra não discordo muito em relação à opinião do GreenHeart.
Mas quanto a este jogador - Hélder Postiga - dou-lhe nota 0. Peço o favor à Direcção de se ver livre dele quanto antes.
Se anteontem Saleiro deu menos nas vistas, Postiga foi a nulidade habitual. Ele como de costume cria oportunidades. Mas, ao contrário do que se pede a um atacante (e a outros jogadores da equipa também), tem uma eficácia quase nula. Se bem me lembro, no ano passado marcou apenas quatro golos em todo o campeonato. Como também podem constatar é muito estilo, quer de penteado e movimentação e pouco perigo para o adversário.
O Sporting já devia ter desconfiado de tantos clubes por onde ele passou até chegar a Alvalade ainda tão novo.
Repito - a Direcção deve ver-se livre dele quanto antes. É calro que ele deve ter uma caracteristica psicológica tão comum aos rejeitados de Alvalade - é ser reactivo-vingativo. O que vamos ver depois? Que ele vai jogar muito bem no próximo clube. Ainda bem porque do mal - não jogar nada no Sporting - o menos - jogar bem noutro clube.
domingo, janeiro 17, 2010
Sporting CP 3 - CD Nacional 2
Tradição cumprida!
Num jogo onde tradicionalmente há muitos golos, desta fez foram 5 os tentos da noite. Foi uma vitória justa mas que deixou presente a ingenuidade defensiva do Sporting.
Sofremos o primeiro golo aos 24' num lance onde Carriço não conseguiu evitar o cruzamento e em que Tonel tentou ir com o pé aos 2m de altura (altura onde foi cabeceada a bola) em vez de a tentar afastar de cabeça (estava a defender zona e ficou nas covas).
Empatamos logo no lance seguinte onde Veloso rematou fora da área e com uma colocação magistral.
Na segunda parte com a entrada de Liedson a render Postiga (lutar... luta mas já não chega - a equipa precisa de golos), o 31 fez em pouco mais de 30' em campo 2 golos. Deu a tranquilidade que se pedia mas aos 84' quando já nada o fazia prever a zona central da defesa tremeu e não foi capaz de aliviar uma bola perdida que apareceu aos trambolhões na nossa área. Resultado 3-2!
Muito trabalho defensivo é necessário em especial no eixo da defesa!
Jogaram:
Patrício - Não foi uma noite feliz. Em 3 remates sofreu 2 golos (sem culpa). Teve apenas uma intervenção segura ao único remate defensável dos insulares. Os outros 2 remates destes deram golo. Nota 3;
João Pereira - É nesta fase o dínamo da equipa. Uma primeira parte fantástica onde dinamitou o lado esquerdo da defesa dos Madeirenses. Na segunda parte ainda rendeu o suficiente para não quebrar este ritmo infernal. Tem apenas de ter mais calma nos lances mais disputados. Nota 4;
Grimi - A boa forma mantém-se. Está a ganhar confiança e não tem medo de arriscar o remate. Estou a gostar desta versão 2010 de Grimi. Nota 3;
Carriço - Falta de entendimento ou de rotina táctica. Teve uma falha imperdoável no 3-2. Apesar da vitória tem de rever procedimentos. Nota 2;
Tonel - Como já disse estava a marcar mal no lance do 0-1 e não teve melhor no lance do 3-2. Apesar destes dois lances esteve melhor que Carriço. Nota 3;
Adrien - Já o disse e não me farto. Faz uma cobertura exemplar no meio campo defensivo. Lança os colegas com oportunidade. Parece ser um jogador de mão cheia, um trinco de muita qualidade. Nota 3;
Izmailov - Uma note muito positiva do Russo. Quer na direita quer na esquerda. Joga e faz jogar o meio campo. Ainda lhe falta a finalização para atingir a perfeição. Nota 4;
Moutinho - A adaptar-se às novas funções. É um n.º10 que anda por todo o lado. Tapa os buracos que dos laterais deixam e tem ainda tempo para pressionar com a oportunidade que lhe é reconhecida. Nota 3;
Veloso - Começa a ser um caso sério. Joga quer na esquerda quer na direita. Por exemplo no jogo aqui relatado faz um golo com o pé direito e oferece outro a Liedson na lateral direita. Está cheio de confiança e as coisas correm lhe bem. Nota 4;
Postiga - Já disse muita luta e pouca finalização. Desta fez 2 remates, um para fora e outro fraco para o guarda redes. Nota 2;
Saleiro - Grande utilidade colectiva. Não pelo que jogo mas pelo que provocou. Abriu muitos espaços na defesa contrária que deixou muito baralhados os centrais do Nacional. Depois o que fez em acção ofensiva fez bem. Não teve foi hipóteses de golo.
Nota 3.
Jogaram ainda:
Liedson - Aos 57' no lugar de Postiga. Operado a um joelho à mais ou menos 3 semanas, apareceu renascido das cinzas qual Fénix. 2 golos plenos de oportunidade e uma vontade de ferro. Foi o homem do jogo. Nota 5;
Vukcevic - Aos 75' no lugar de Veloso. Não foi feliz. Não entrou bem em jogo e raramente se viu. Nota 1;
Matias - Aos 77' no lugar de Izmailov. Ao contrário de Simon entrou com o gás todo e quase oferecia o 4-1 a Liedson, mas o 31 chegou ligeiramente atrasado. Depois o seu ímpeto foi cortado pelo 3-2. Nota 2.
Nota final - Sporting em crescendo. Espero que este índice de forma não se abata. A defesa tem de consolidar processos, uma vez que o meio campo já o fez e com bons resultados. A seguir temos Taça com o Mafra...
Highlights
Freekicker | MySpace Video
Publicada por Greenheart à(s) 20:40 |
Etiquetas: GH, Liga Sagres 2009/2010