quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Porto 5 - Sporting 2

Taça de Portugal

As equipas não diferem muito do que foram nas últimas quatro épocas. Quem sofreu uma sangria maior foi o Porto. No entanto o resultado foi este.

Se dum lado temos uma máquina de jogar à bola (sistema à parte) do outro não tivemos. Assim é dificil contestar sistemas quando a nossa equipa não tem futebol para mais. É óbvio que o sistema está mal "por principio". Mas não nos podemos queixar que a diferença entre Sporting e Porto é unicamente o sistema. Não é.

Quanto ao jogo em si este foi só de um sentido. Não vou fazer uma análise individual. Pareceu-me que a defesa ficou impávida e serena quando sofria golos. Os nossos dois golos são pura e simplesmente "golos de Honra" pois marcámos na primeira oportunidade que tivemos e o segundo golo surge quando o Porto já tinha o jogo mais que ganho.

A Direcção tem que ver muito bem - reforço o muito bem - o que se passa naquele balneário e quais as motivações individuais de cada jogador em vestir a camisola verde e branca. Parece-me que há lá uns prisioneiros das suas clausulas de rescisão que não saem mas também não fazem por direccionar os holofotes para si e, desta forma, encontrarem o caminho de saída.

A Direcção tem que ver muito bem - e volto a reforçar o muito bem - qual o posicionamento estratégico do Sporting no futebol português e internacional. Se quer uma equipa competitiva a nível nacional e internacional ou se quer uma equipa que se contente com o 3º ou 4º lugar. Se for este o caso há que dizê-lo com frontalidade mas também ver que sócios e adeptos vão atrás desta ideia.

A Direcção tem que - com urgência - tirar o Sporting deste pântano que foi esta penosa época (e ainda estamos em 3 de Fevereiro...) e levá-lo para terra firme e com rumo bem definido seja qual ele seja.

P. S. - GreenHeart eu vou comentando os jogos como posso e sei até poderes e quereres regressar a este espaço.