domingo, janeiro 31, 2010

Mil Postas de Pescada

Esta é a milésima posta de pescada deste blogue.

Antes de mais um agradecimento muito especial aos colegas que já verteram tinta no blogue que são o GreenHeart e o Pedro Vieira. Sem eles era impossível ter já alcançado esta marca. Sem o GreenHeart era impossível ter uma análise tão rotineira e de excelente qualidade aos jogos dos leões. Sem o Pedro Vieira era impossível ter feito uma análise tão certeira, estruturante e de também de excelente qualidade aos "sistemas", ao enquadramento do desporto rei e do nosso clube, na sociedade, no mundo do espectáculo e no mundo do desporto.

Se algo ficou por dizer? Sim. muito ficou por dizer. Dado que a análise se resume ao futebol e só quando algumas das restantes modalidades têm vitórias aqui são faladas. O tempo é escasso e o ecletismo mitigado. Mas a tarefa de defender a variedade leonina cabe a uma direcção a tempo inteiro e que devia mediatizar mais os eventos verde e brancos.

Mas quanto ao futebol e não estando só a puxar a brasa a nossa sardinha fizemos boas análises. Cada jogo tem uma análise rigorosa quanto ao seu computo geral e quanto a cada um dos seus intervenientes. As minhas análises eram só quanto ao computo geral. Quanto às análises envolventes do Pedro Vieira foram excelentes mas infelizmente o que gira em torno das quatro linhas é mais do mesmo - o tão famigerado sistema agora na sua versão bicolor camaleónica.

Este sistema bicolor camaleónico só nos deixou ganhar um Campeonato nesta década que agora termina em 2009/2010. Conquistar uns três campeonatos por década deve ser o mínimo a exigir à Direcção. Devem ser polvilhados com umas taças, o que aconteceu.

No primeiro ano do blogue tivemos a 2ª final europeia agora com uma derrota. Já falámos da nossa tristeza sobre esta derrota. Quando chegaremos à próxima? Tempos difíceis se aproximam para repetir este acontecimento. Os orçamentos são curtos. Os adversários são muitos. E continuamos a ser um clube exportador dos talentos que forma.

A nossa Liga é pouco mediática o que favorece este êxodo de talentos. A nossa Liga está cada vez pior. Brevemente deixará de ser uma Liga de passagem para as cinco grandes. Já deixou de ser atraente para futebolistas lusos que preferem ser campeões do Chipre, com acesso à Liga dos Campeões e salário pago ao fim do mês, do que jogar por exemplo num Rio Ave que dificilmente ganha alguma prova e eventualmente não paga todos os meses.

A minha preguiça talvez não me tenha deixado defender Paulo Bento tanto quanto eu queria. Mas eu sou um único adepto que gosta de ver estabilidade no seu clube. Como tal é difícil defender um treinador que mais tempo esteve à frente do Sporting. E que também acalmou os seus adeptos para evitar demissões à 2ª feira. Que diz defender Paulo Bento diz opinar sobre outros assuntos. Mas estou progressivamente a tentar voltar a este hábito.

O nosso clube sofre de instabilidade em doses superiores às que eu considero normais. Socos, guerras e "qui pro quo" não dão animo a ninguém. Ainda mais quando os protagonistas destas cenas ganham num mês o que o comum dos mortais dos adeptos ganham numa década. Assim não há paciência. Espero que a minha não se esgote e que o Sporting não perca a sua massa critica e que continue a ganhar títulos a começar no futebol e terminando em todos os outros que lhe dão o ecletismo de sempre. Espero analisar bons comportamentos e triunfos.

Viva o Sporting! Viva a Alvaláxia!