domingo, março 23, 2008

O futebol como espectáculo desportivo

Jorge Valdano, antiga estrela da selecção de futebol da argentina, escreveu acerca da evolução do futebol e neste contexto ao facto de “a curto prazo o resultado salvar do fracasso, a longo, só o bom jogo permitirá voar, seduzir e conquistar”. Diz ainda que “o futebol é cada vez mais um símbolo representativo particular, é cada vez mais um espectáculo global e luminoso e, como sempre, sentimental”.
Eu acrescentaria, para se salvar terá no futuro de ser também um território potenciador das emoções.

Vem este assunto a propósito de um espectáculo musical que esteve previsto realizar-se em 16/03/08 no Pavilhão Atlântico em Lisboa com a banda de rock alemã Tokio Hotel - um fenómeno de popularidade considerado pelos especialista semelhante ao dos Beatles anos 60, século passado.
Disse previsto, porque em cima da hora e já com o público no pavilhão e por motivos inesperados de saúde do vocalista Bill kaulitz (1/09/89), o concerto foi cancelado.

Eu e a minha filha (14 anos) também estávamos no pavilhão quando foi anunciado ao público presente, cerca de 15.000 espectadores, na maioria jovens, que o concerto não se realizaria.

Enquanto esperava pelo início do concerto reflecti sobre algumas questões as quais, de forma não ordenada, passarei a partilhar:

• Na sua grande maioria o público presente era muito jovem (raparigas e rapazes);

• Enquanto se esperava pelo início do espectáculo os jovens presentes iam participando activamente e de forma disciplinada na organização do evento;

• As/os fãs exibiam com criatividade as suas coreografias alusivas;

• Os meios mediáticos e tecnológicos existentes e postos à disposição eram, nas circunstâncias, excelentes;

• Os sítios da Internet dedicados ao evento e protagonistas foram, atempadamente, excepcionais do ponto de vista da informação e conhecimento – historiais, vídeos, pautas musicais, literatura, etc;

• O/a participante, a/o espectador, o/a profissional envolvidos faziam parte integrante do espectáculo. Efectivamente minutos depois da notícia sobre o cancelamento do concerto, a informação já corria na Internet e era já partilhada e comentada pelos internautas.

Em conclusão penso que o futebol enquanto indústria de espectáculo tem que fazer algo para que os jovens vão mais aos estádios. Para isso deve ser repensado profundamente o modelo de espectáculo de maneira a que os jovens e menos jovens tenham participação activa e massiva no mesmo e que a curtíssimo prazo – já hoje – sejam cumpridos os novos desafios que se colocam a uma sociedade mais participativa e global.

(Nota: Uma ou duas semanas antes do concerto dos Tokio Hotel em Lisboa, a jovem minha filha recolheu na Net umas pautas da banda e gravou em piano uma das musicas mais conhecidas. Brevemente, se possível, deixarei aqui o fiheiro musical alusivo).


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)