sexta-feira, março 30, 2007

Notas soltas sobre acontecimentos recentes...

Neste interregno de campeonato, praticamente duas semanas, alguns acontecimentos merecem a devida atenção:

Em primeiro lugar e como 1ª Nota a constatação da ausência de qualquer vontade, por quem de direito, da abordagem e discussão dos assuntos mais importantes ligados ao desporto e onde se inclui obrigatoriamente o futebol, designadamente: cultura e politica desportiva – aproveitando também estas “mini férias” futebolísticas/clubistas para atiçar os neurónios e qualificar e classificar as inteligências;

2ª Nota, dar os parabéns e portanto felicitar os dirigentes, treinadores e jogadores da selecção de râguebi pelo apuramento conseguido para o próximo mundial da modalidade. Trata-se de uma selecção cem - por - cento amadora que com muito querer, esforço e abnegação atingiu um grande objectivo. Nos tempos que correm é um excelente exemplo, interno, a seguir…;

3ª Nota, felicitar a nossa selecção principal pela segunda parte (brilhante) jogada com a Bélgica nesse estádio “verde da esperança” que é o ALVALADE XXI. É um facto que os grandes jogadores jogam e brilham, de forma especial, naquele ambiente.
Foi bonito e estimulante para os sportinguistas ver, juntos, naquela selecção os atletas Ricardo, Caneira, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Hugo Viana e Nani.
Esta realidade, além de alegrar e de encher de orgulho as gentes leoninas, deveria também ter despertado na Comunicação Social as reacções e os concomitantes e mais adequados comentários.
A comunicação social especializada escolheu o silêncio em vez do tratamento sério e objectivo que a situação merecia. Houve aqui um forte atropelo do direito à informação.
Por outro lado dizer que nós sportinguista devemos estar orgulhosos da situação e compreender, definitivamente, que o investimento da formação foi, na altura própria e continua a ser, o caminho traçado mais correcto;

4ª Nota, para dizer que a primeira parte com a Bélgica e também todo o “santo” jogo com a Sérvia, mostraram que Scolari é cada vez mais um treinador pragmático e cada vez menos um “fantasista” onde, outrora, a improvisação faziam as delícias de um futebol jogado ao ritmo do samba;

5ª Nota, para referir que os assobios, muito incorrectamente silvados, no Portugal – Bélgica aquando do”toque” do hino da selecção visitante, foram escutados e respondidos, incorrectamente, no Sérvia – Portugal.
Este é um exemplo de que a globalização está, hoje, bem presente no futebol praticado ao mais alto nível.

e última Nota, para o jogo da Luz entre o BenficaFC Porto desejar um bom espectáculo, que se marquem muitos golos, mas que o resultado final seja um empate. Este é o resultado, que no contexto, mais interessa ao clube de Alvalade. Esperemos que assim aconteça.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)