sábado, setembro 02, 2006

Selecção Verde

Tivemos a oportunidade de assistir à primeira derrota da Selecção A frente à Dinamarca por 4-2. Vários titulares não jogaram, várias foram as substituições feitas, o jogo era um teste para vários jogadores e entrosamentos.
O resultado não foi positivo. Mas esse não era o objectivo principal. A ideia era Scolari ver com o que pode contar nos próximos dois anos em termos de banco para colmatar as vagas deixadas por Figo e por Pauleta.
Vai ser difícil substituir o carisma de Figo e a sua influência na equipa. A influência será mais rapidamente substituida. Quanto a Pauleta fui da opinião que Nuno Gomes deveria tê-lo substituído em certos e determinados jogos e situações. Um exemplo? Frente à França Nuno Gomes criaria mais espaços. Mas ontem o que é que vimos? Que se Pauleta tivesse jogado nunca estaria tantas vezes em fora de jogo como Nuno Gomes. Uma situação a corrigir.
Quanto ao banco ele está verde. Nani, João Moutinho e Carlos Martins são, para já bons suplentes. Verde também está o entrosamento entre alguns jogadores e sectores. A defesa ficou demasiado estática nalguns golos. Outra situação a corrigir.
Penso que Portugal chegará à Austria e à Suiça. Penso que para já o primeiro lugar é um muro para a Selecção e não um objectivo atingível facilmente. Será o objectivo último mas as circunstâncias, apesar de nos darem um capital de esperança são outras. No entanto é de elogiar mais uma mudança de mentalidade - a superação do último objectivo atingido é de louvar. Assim será mais fácil lá chegar! Há que acreditar e manter a mentalidade que aqui "solicitei" para o Mundial de 2006 e que foi correspondida na integra pelos nossos jogadores e técnicos.
NDR - Quanto ao Imbróglio Mateus brevemente falarei sobre ele e a minha opinião vai no mesmo caminho da opinião do Pedro Vieira, a quem desde já agradeço "mais uma época" connosco.