quarta-feira, setembro 06, 2006

Imbróglio Mateus

Vou abordar este caso opinando sobre os vários agentes envolvidos.
Belenenses - Tal como outros clubes ameaçaram fazer se descessem de divisão e o Gil Vicente permanecesse, o Belenenses denunciou o caso à Liga. E fez muito bem. Os clubes não podem ser prejudicados pelo facilitismo e incumprimento de normas por parte dos seus concorrentes. Não sou a favor das "vitórias" mas pior do que isso é violar as regras estabelecidas. Se em vez de Belenenses estivesse aqui escrito Académica, Naval, ou outro qualquer nome diria o mesmo.
Gil Vicente - Ao que parece vai ser penalizado pelo seu incumprimento das normas estabelecidas e pela sua leviandade. É verdade que tem um fax da FPF que lhe convida a recorrer aos tribunais civis. Mas para quê ir tão longe? A partir do momento que se vê burlado pelo Lixa - clube vendedor de Mateus devia ter pedido o dinheiro de volta se já tivesse pago algum. É claro que o Paços de Ferreira já tinha tido o mesmo problema e não tinha ido com o negócio avante e os gilistas não tinham conhecimento disso. Mas cautleas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Espero que rapidamente retome à normalidade, leia-se disputar a 2ª Liga e tentar retornar à 1ª.
Liga - Esta instituição, que nas palavras do seu dirigente máximo é "sócia" minoritária da Federação, demorou muito tempo a resolver o problema. A decisão é tardia e previamente conhecida. Segundo me parece, não permite, em tempo útil o recurso do Gil Vicente. Um país com a Selecção que tem e os jogadores que tem não merece a organização que tem.
Federação - Não devia ter enviado aquele fax ao clube de Barcelos. Assim o Gil Vicente já tem um motivo e uma "autorização" para recorrer aos tribunais civis. E assim a FPF é que está a desrespeitar as Leis do futebol internacional. Isto se ao caso vertente se lhes aplicarem as Leis desportivas e não as do trabalho.
Nota Final 1 - Há que evitar estas situações que há muito me pareciam banidas do futebol português. Caso contrário a FIFA ficam com a ideia que o Sul da Europa não funciona "bem da cabeça" e que Portugal é um país da América Latina.
Nota Final 2 - Gilberto Madail esteve bem ao fazer a comparação entre a União Europeia e a UEFA e/ou FIFA. Apesar de grosseira teve o dom de mostrar que a nível internacional e fora da esfera do futebol também são emanadas normas que os diversos países, e no caso vertente Estado Membro, têm que transpor para os respectivos Direitos Nacionais. Veja-se o caso do Euro - €. Não é uma moeda europeia? Veja-se o caso da já falada Segurança Social Europeia.