segunda-feira, agosto 28, 2006

Perspectivas para a nova Época - 2006 / 2007

1 - No reinício de qualquer actividade é sempre importante e desejável que antecipadamente se estabeleçam metas e os previsíveis resultados a atingir. Equacionar os requisitos e os meios inerentes á sua previsibilidade é tarefa que se encontra facilitada se as organizações ou instituições envolvidas tiverem um passado e experiência acumuladas. Neste contexto é fundamental e também facilitador, em tempo útil, resolver as situações pendentes e ultrapassar obstáculos que eventualmente se interponham. O êxito de se atingirem os resultados é tanto maior quanto sejam eliminados, no início, os obstáculos surgidos. É igualmente sabido que a confiança de, todos, os envolvidos aumenta com a resolução e ultrapassagem dos problemas, o mesmo acontecendo com a credibilidade exterior a qual também se reforça.

Vem isto a propósito da nova época futebolística de 2006 – 2007 e do péssimo início da mesma, designadamente com o chamado “caso Mateus”e com as consequências negativas da sua não resolução atempada e dos inerentes custos de imagem e credibilidade a ele associados. Quer a Federação quer a Liga tiveram, antecipadamente, conhecimento do problema e tiveram ao seu alcance os meios para a sua ultrapassagem, contudo e no limite não tiveram vontade de o resolver, ou pior ainda, entenderam ser negligentes.
Um país futebolístico que ultimamente e não por acaso, tem conseguido excelentes resultados internacionais ao nível de clubes e de selecções – que inclusive lhe permitiram alcançar o 6º lugar no Ranking Internacional – não pode com estas atitudes desbaratar a, justa, credibilidade atingida e com isso por em causa os desígnios de uma indústria válida e promissora.
Os compromissos nacionais e internacionais alcançados, em distintos fóruns, obrigava e obriga os dirigentes máximos do futebol português a terem outra postura permanente de responsabilidade.

Esta irresponsabilidade levanta outra questão que tem a ver com a necessidade, URGENTE, de se encontrar uma nova geração de dirigentes com as qualidades profissionais e de isenção compatíveis.

2 – Na perspectiva de enriquecer o espaço de opinião deste sítio – ALVALÁXIA – proponho-me para esta época futebolística abordar, de forma regular, os assuntos mais directamente implicados nas principais competições, bem como outros temas relacionados com a organização e gestão do futebol profissional, dos quais destaco pela sua importância e singularidade – o acompanhamento da discussão pública e da implementação da nova lei de bases do desporto.

3 – Finalmente referir, aqui, a publicação em 20/08/06 do excelente artigo do António Gouveia, subordinado ao tema “Competições de Nações - Posicionamento Estratégico” e sublinhar que a evolução actual do futebol e das suas estruturas organizativas e desportivas está
também directamente relacionado com o desenvolvimento das sociedades e dos modelos económicos e culturais dominantes, sendo ainda determinante para a sua compreensão actual entender e portanto contextualizar adequadamente, o fenómeno da globalização.



Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)