terça-feira, novembro 15, 2005

Notas Soltas

Carcavelos

Primeira Nota - Saudar aqui os bons resultados das nossas selecções em particular dos Sub 21, esperemos que na próxima quarta-feira consigamos atingir o resultado necessário para o apuramento para a fase final do Europeu da categoria. Se formos apurados seremos também os organizadores do EVENTO. Dupla responsabilidade portanto – mas atenção a Suiça é francamente um opositor difícil – a etapa complementar do primeiro jogo foi dominada pela selecção anfitriã – a haver um vencedor justo ele teria sido a selecção helvética.
Portanto, para o segundo jogo todos os cuidados serão poucos, perspectivando-se uma selecção Suiça agressiva e calculista que tudo fará para conquistar o apuramento – demonstrou, na primeira-mão, ter também categoria para o efeito.

Segunda Nota – Não entendo que se possa por em causa a oportunidade desta paragem competitiva, ao nível de clubes, para que a selecção de Portugal jogue.
Ocorrem-me duas perguntas:

A primeira é saber se é ou não importante que a nossa selecção entre, agora, em competição para que na altura da fase final do Mundial se encontre nas condições adequadas e se o não fizesse agora, numa altura em que quase toda a Europa futebolística o está também a fazer, quando o faria então?

A segunda prende-se com o facto de saber se esta paragem, bem aproveitada pelos clubes, não acabará por beneficiar os mesmos, ou será, que no limite, a participação dos atletas portugueses neste tipo de competição não beneficiará a nossa imagem desportiva enquanto país futebolístico?

Terceira Nota – Saudar aqui o projecto de formação de futebolistas jovens apresentado recentemente pelo SLB. O projecto encimado por uma vasta equipa técnica só vem demonstrar a importância da formação também para o Benfica – tarde mas chegou.

Quarta Nota – Saudar também a criação recente pela SAD do Sporting do gabinete SCOUTING – iniciativa para estudar os adversários e observar atletas, que suportará a sua actividade numa base de dados com relatórios, recolha de imagens e arquivo. Trabalhará este gabinete, julgo de forma independente, mas em articulação e consonância com a equipa técnica afecta ao futebol.

( Obs: Seria interessante, no futuro, explorar este projecto em articulação com outros clubes nacionais e estrangeiros na perspectiva de serem criadas Redes de Informação e Exploração assentes em plataformas tecnológicas credíveis. Voltaremos mais tarde à abordagem desta assunto.)

Pedro Viera (pedro.vieira50@sapo.pt)