segunda-feira, novembro 14, 2005

Inicio de uma colaboração

Carcavelos

Ao iniciar esta minha participação neste espaço de comunicação, e esperamos de muita discussão, queria em primeiro lugar agradecer o convite feito por esse jovem e grande sportinguista Rui Gouveia.

Em segundo lugar contribuir, modestamente, para dignificar o espaço tentando que o mesmo seja atractivo e apelativo de forma a afirmar-se no mundo opinativo do desporto e do futebol em particular.

Em terceiro lugar para dizer que entendo esta forma de comunicação como o meio de informação e discussão de excelência do FUTURO, em que todos teremos oportunidade de ter voz, imagem e escrita personalizada a um baixo custo e com o mínimo de constrangimentos possíveis. Estes serão, entre outros, espaços importantes para o exercício da cidadania.

Por considerar que existe hoje um défice enorme de comunicação e de relação entre as pessoas, situação que se tem agravado pelas diferenças existentes entre as culturas, religiões e políticas, entendo em quarto lugar, que o desporto é hoje uma linguagem comum e universal e portanto catalizadora de aproximações e entendimentos. Ainda bem e é bom saber que hoje o desporto contribui em cerca de 5% para o PIB da União Europeia.

É neste contexto que teremos de entender as diversas indústrias ligadas ao desporto em que, em quinto lugar, o futebol como fenómeno competitivo assumirá aqui neste espaço particular importância.

Em sexto lugar, proponho e vou tentar cumprir abordando temas o mais diverso possíveis, mas sempre compactáveis com o conteúdo principal e essencial do ALVALAXIA.

Em sétimo lugar, metodologicamente e sempre que se considere relevante tentarei aqui tratar de forma escrita os conteúdos das minhas intervenções no programa radiofónico BANCADA CENTRAL da TSF.

Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)