domingo, junho 01, 2008

Semanada

A nossa querida selecção já está na Suiça a cumprir um curto estágio a que se segue um curto europeu - 23 dias com 30 em 2004. Um facto a reter...

Para (não) variar, a euforia e as excessivas expectativas são a pedra de toque como nos dois certames anteriores. Quer em Portugal, quer ontem na chegada à Suiça os lusos demonstraram ni loco o seu apoio à equipa das Quinas. Os emigrantes das montanhas suiças querem bater os emigrantes das Landes Alemãs.

Se é certo que fizemos uma boa transição entre duas gerações de futebolistas (e há que agradecer a Scolari) há muitas arestas por limar numa matéria prima que em bruto nos parece relativamente inferior à geração anterior. Mas há que melhorar esta matéria prima.

Há também que procurar trabalhar os individualismos excessivos e ter a noção que a soma das partes pode ser muito superior a onze se os egos sobre dimensionados e vaidosos se esbatam. Há que "dar o litro".

Há também que ter a noção que os adversários mudaram. Uns estão melhores outros piores. Uns deixaram de ser novidade. Há nomes que deixaram de ser sinónimos de má qualidade e passaram a ser de boa qualidade. Há que ter tudo isso em conta.

Quanto ao jogo treino de Sábado digo que foi bom. Jogado a um ritmo calmo, teve um resultado motivador.

Concluindo espero o melhor para o Clube Portugal. Tenho noção que as dificuldades são outras e parece-me que Scolari está ciente disso. Esperemos que consigam superar todos os obstáculos.