quinta-feira, junho 05, 2008

Um dia feio para o futebol português

Ontem a UEFA decidiu que o FC Porto deverá ser penalizado na sequência das sanções proferidas pela LIGA no âmbito do chamado processo Apito Final. A sanção a aplicar aos dragões será a de ficarem impedidos de participarem em qualquer das provas desportivas realizadas pela UEFA na época 2008/2009. Deverá ser (escrevemos) porque o FC Porto terá ainda direito a interpor recurso. Ao que parece desta vez vai exercer o direito.
Consequências imediatas: (a) péssima imagem transmitida para o exterior, com a consequente perde de credibilidade do futebol português; (b) consequências imediatas (negativas) no âmbito do grupo de trabalho da selecção nacional de futebol; perda de imagem e de credibilidade do principal clube de futebol português – justamente aquele que melhores resultados e títulos nacionais e internacionais alcançou - nas duas últimas décadas; (c) descredibilização, a vários níveis, do dirigismos desportivo português, (d) perdas, substanciais financeiras, a título de exemplo o FC Porto na época 2007/2008 e nas competições europeias, facturou aproximadamente 13 milhões de euros.
Leonor Pinhão (LP), benfiquista assanhada, escreve hoje na sua habitual crónica das quintas-feiras no jornal “A BOLA” que A “culpa” de a UEFA ter banido o FC Porto é … do Benfica. É evidente que LP tenta fazer humor com a situação. É evidente que existe bastante exagero na afirmação, agora que o Benfica está bastante envolvido na situação, também me parece evidente. Aliás, basta ter lido os artigos de LP sobre o Apito Dourado e constatar, ali, o ódio visceral existente contra o FC Porto.
Razão teve ontem (quarta-feira) Fernando Correia, quando aos microfones do RCP (Lugar Cativo), afirmou e a propósito da decisão punitiva da UEFA, ser um dia triste para o futebol português.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)