quinta-feira, junho 12, 2008

Para reflectir (II) – (continuação)

3. E mais contentes ficámos quando ganhámos à República Checa por 3-1 e garantimos, logo ali, praticamente o acesso aos quartos-de-final e o primeiro lugar no grupo. Situação que se veio a confirmar mais tarde com a derrota da Suíça frente à Turquia.

Foi num ambiente, crescente, de euforia que mais tarde fomos surpreendidos com a notícia da contratação de Luiz Felipe Scolari pelo Chelsea. De forma inesperada, mas à boa maneira sensacionalista – muito tablóide – o clube de Londres, ressuscitado pelo multi-milionário russo Roman Abramovich, anunciou a contratação do “mestre” Filipão por dois anos e por qualquer coisa como 9 milhões de euros anuais.

Foi de facto uma surpresa, ninguém estava à espera de tal notícia. No mínimo exigia-se mais respeito pelos portugueses. Esta não era a altura de divulgar a contratação, o bom senso aconselhava esperar por um período mais adequado. No fundo Scolari e Madail e este parece ter acompanhado a situação em pormenor, acabaram, com esta atitude por dar razão a todos aqueles que, a seu tempo, pretenderam tratar a selecção como o seu clube de futebol, o chamado Clube Portugal.
Uma palavra final de desagrado para com Madail o ainda presidente da FPF, cargo que acumula com outro na UEFA, para dizer que esteve, neste processo, muito mal.

4 Consequências desta situação no seio do grupo da selecção não se sabem ainda quais virão a ser. Uma coisa é certa a imagem que estamos a passar para o exterior é péssima.

Como péssima tem sido a imagem que temos vindo a passar com a situação do FC. Porto e a eventualidade de este clube vir, por questões disciplinares, a ser afastado das competições europeias organizadas pela UEFA para a próxima época (2008 – 2009).

5 Os factos descritos anteriormente (parte I e II), são demonstrativos da situação difícil em que mergulhou o futebol português, quer a nível de clubes, quer a nível de selecção, pelo que independentemente dos resultados que esta vier a alcançar neste EURO 2008 – que desejamos que seja a vitória final – se comece a pensar em fazer uma reflexão atenta sobre a situação de crise profunda em que se encontra mergulhado o futebol português. Crise institucional, organizacional, económica e financeira.

(Nota: na parte III deste trabalho apresentamos um trabalho realizado sobre o Projecto de Reestruturação Financeira do SCP)

(Continua)

Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)